Você e sua família estão acompanhando as Olimpíadas de Tóquio? Assistir aos jogos com os filhos é uma ótima pedida nos momentos de descanso.

Além de ser divertido, é possível conhecer esportes não tão convencionais e ainda ter um breve contato com outras culturas.

Aliás, as Olimpíadas são um verdadeiro espetáculo, certo?

Nós adoramos! Por isso, preparamos este conteúdo para trazer um pouco da história dos jogos olímpicos, suas curiosidades, o histórico da participação do Brasil no evento e, claro, algumas dicas com os nomes dos esportes em inglês.

Follow us!

História das Olimpíadas: da Grécia Antiga à Era Moderna

Tudo começou lá na Grécia Antiga!

Conforme a mitologia grega, os jogos olímpicos têm origem datada de 2500 a.C., quando Hércules criou as competições para homenagear seu pai, Zeus. Os primeiros registros olímpicos são de 776 a.C., quando se passou a registrar os nomes dos vencedores.

Na Antiguidade, o evento acontecia na cidade de Olímpia, o que deu origem ao nome Olimpíadas. Não poderia ser diferente, não é?!

Já na Era Moderna, os primeiros jogos olímpicos ocorreram em Atenas, no ano de 1896, com a participação de atletas de 14 países.

O responsável por resgatar as competições, que ficaram esquecidas por séculos, foi o suíço Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertin. Desde então, mantém-se a tradição de Olimpíadas a cada quatro anos, com exceção daqueles em que houve a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, nos anos de 1916, 1940 e 1944.

O evento popularizou-se e, hoje, reúne delegações de países de todos os continentes. Ou seja, é o mundo inteiro de olho nos jogos – e nas medalhas, não podemos nos esquecer!

O Brasil nas Olimpíadas: conheça o nosso histórico nos jogos

O Brasil demorou um pouco mais do que alguns outros países para começar a competir no evento: sua primeira participação foi no ano de 1920, em Antuérpia, na Bélgica.

O mais interessante é que a delegação brasileira, constituída por 22 atletas homens, à época, voltou para casa com uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze logo na sua estreia. Incrível, não é?

A partir de então, o nosso país tem participado de todas as edições, exceto a de Amsterdã, na Holanda, em 1928. Mas apesar da excelente estreia na cidade belga, foi somente em 1952, com os jogos de Helsinque, na Finlândia, que o Brasil voltou a ganhar medalhas de ouro.

Ah, e não podemos esquecer que nosso país foi sede do evento em 2016 na cidade maravilhosa: Rio de Janeiro.

Os nossos atletas brasileiros, atualmente, participam tanto dos jogos de verão quanto dos de inverno com uma delegação composta por mais de 300 competidores em diversas categorias em Tóquio.

Entre elas, esportes como skate e surf, que são categorias novas, e as tradicionais, como vôlei, futebol, natação e muitas outras.

Jogos de Tóquio em 2021: 10 curiosidades sobre o evento

Poderia ser em 2020, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, a atual edição da maior competição esportiva do mundo precisou ser adiada. Sendo assim, as Olimpíadas de Tóquio, no Japão, tiveram início oficialmente no dia 23 de julho de 2021.

Conheça, agora, algumas curiosidades super interessantes sobre os jogos olímpicos disputados em Tóquio este ano:

  1. A capital japonesa já sediou as Olimpíadas em outubro de 1964, sendo a 18ª edição da competição no país;
  2. Alguns esportes serão disputados fora da cidade-sede, como é o caso do ciclismo de estrada e algumas partidas de futebol, beisebol e softbol;
  3. Como medida de segurança contra a disseminação da Covid-19, os atletas não podem utilizar transporte público ou visitar lugares públicos;
  4. Palco dos jogos de 1964, o Estádio Nacional de Tóquio é uma grande arena onde acontecerão as cerimônias de abertura e encerramento, bem como disputas de atletismo e futebol feminino;
  5. A tocha olímpica foi produzida a partir de resíduos de alumínio, já os pódios, de resíduos de plástico, trazendo sustentabilidade aos Jogos de Tóquio;
  6. Devido à pandemia, torcedores estrangeiros não têm permissão para assistir aos jogos no local, a menos que morem no país;
  7. Serão disputadas 46 modalidades de esportes com a participação de 204 países e expectativa de mais de 11 mil atletas;
  8. Durante a cerimônia de abertura, houve 1 minuto de silêncio em respeito às vítimas da Covid-19;
  9. A Paraolimpíada está agendada para acontecer entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021 e pretende reunir mais de 4 mil competidores;
  10. As medalhas também foram feitas com material reciclado, a partir de resíduos de aparelhos eletrônicos.

Muita coisa! Did you already know any of these?

Vamos, agora, às nossas dicas de inglês! Continue com a gente.

Como falar dos jogos olímpicos em inglês? 11 palavras novas para o seu dicionário!

Aprender inglês é sempre bom, e quando se faz isso nos momentos de diversão é ainda melhor. Por isso, hora de ampliar o vocabulário!

Confira os nomes mais famosos das Olimpíadas em inglês:

  1. Basquete: basketball;
  2. Atletismo: athletics;
  3. Futebol: football;
  4. Ciclismo (várias categorias): mountain bike, road cycling, track cycling, BMX racing, BMX freestyle;
  5. Escalada: sport climbing;
  6. Esgrima: fencing;
  7. Ginástica artística: artistic gymnastics;
  8. Ginástica rítmica: rhythmic gymnastics;
  9. Hipismo: equestrian;
  10. Natação: swimming;
  11. Levantamento de peso (halterofilismo): weightlifting.

Aproveite para acompanhar os jogos e treinar novas palavras!

Gostou de conhecer as dicas e aumentar seu repertório de palavras e informações sobre as Olimpíadas? Compartilhe este artigo com seus filhos, pois se trata de um ótimo material de aprendizado para atividades para fazer com a família!

Você quer saber mais sobre como estimular o entendimento da língua inglesa em seus filhos? Descubra, então, como usar jogos para aprender inglês.