Veja como montar um cronograma de estudos eficiente

Ao definirmos um objetivo em nossas vidas, precisamos sempre traçar um plano para que ele possa vir a se concretizar, quase que como uma rota de destino. Esse plano, para ser melhor visualizado, pode ser “quebrado” em metas e passos, sendo estes últimos as ações que você vai colocar em prática, dia após dia, para chegar ao seu objetivo. E em se tratando de como aprender a falar inglês, pode-se dizer que contar com um cronograma de estudos é um ótimo sistema para orientar suas metas.

Se você já começou a entender os benefícios de aprender inglês, talvez seja a hora de levar mais a sério essa história de aprender a língua, não é? E para isso, vamos te ensinar como montar um planejamento de estudos para que você possa estudar de casa, maximizando o seu aprendizado e cumprindo com as metas que você estabeleceu para o seu objetivo.

Mas primeiro, vamos dar uma relembrada na importância do inglês no atual cenário mundial e no porquê de não dar mais pra deixar de lado a arte de se comunicar em outra língua. Vamos lá?

{{cta(‘223d5150-c720-4d23-893d-c744221ec375′,’justifycenter’)}}

Porque é tão importante saber inglês?

Sendo a língua mais falada no mundo, entre nativos e não nativos, o inglês não é apenas o idioma oficial da maior potência mundial, que dita tendências e regras nos aspectos culturais e econômicos, mas também o grande link de comunicação entre mais de 67 países que o têm como língua oficial.

Estudos mostram que pessoas que sabem falar outra língua são mais valorizadas dentro do mercado de trabalho, recebendo salários de até 60% a mais que pessoas que não falam língua alguma, mas apenas pouco mais de 5% da população adulta brasileira sabe o idioma e apenas 1% é fluente.

Quem sabe falar possui mais chances de internacionalização de ensino e oportunidades de crescimento de carreira dentro e fora no Brasil, mas também é beneficiado em pequenas coisas do cotidiano, como: entender o extenso número de palavras da língua que possuímos em nosso vocabulário, assistir a um filme ou ouvir uma música, e isso mostra, na prática, a verdadeira importância do inglês.

Entretanto, para os que têm realmente o interesse em aprender a língua, a mera participação nas aulas presenciais pode não ser o suficiente para desenvolver um aprendizado mais aprofundado e, por esse motivo, é muito recomendável que o aluno crie o hábito de ler, revisar e desenvolver os conhecimentos adquiridos em sala de aula dentro de outros cenários e oportunidades.

“Mas como fazer isso de forma organizada e produtiva?”, você pode se perguntar. Bom, é aí que entra a montagem de um cronograma de estudos eficiente, que vai funcionar como um mapa para os seus objetivos, como falamos lá no início do texto.

E se você sente que não sabe por onde começar com esse negócio, não tem problema, porque vamos te ensinar agora mesmo o que fazer!

Como montar um cronograma de estudos que funciona

Em primeiro lugar, é necessário entender o porquê de fazer isso. Portanto, esteja sempre meditando e visualizando o seu objetivo, de forma com que ele sempre te traga a motivação necessária para continuar.

No entanto, motivação sozinha não leva a lugar nenhum, e é aí que a disciplina tem o seu valor, justamente para que você crie compromissos consigo e possa fazer tudo o que se propôs a fazer.

Um cronograma de estudos pode te ajudar a manter a calma nas situações de estresse e insegurança, porque sempre que você estiver com ele, realizando o que está ali, é como se ele te dissesse: “continue comigo e chegaremos longe”.

Entendido isso, vamos ao que interessa:

“Conhece a ti mesmo(a)”

Essa máxima do filósofo Sócrates cai muito bem como o primeiro passo para criar um planejamento de estudos eficiente.

É necessário que você tenha conhecimento a respeito da sua própria personalidade, das suas virtudes, seus pontos positivos e negativos.

Portanto, identificar onde você precisa dar mais atenção não só ao seu estudo, mas a todas as áreas da sua vida, é o que você precisa para poder priorizar os seus esforços e dar o pontapé inicial no seu aprendizado.

Crie uma rotina

O corpo humano precisa de rotina para se adaptar a uma tarefa, e, se possível, o ideal é manter um horário fixo, pois, assim, fica mais fácil manter a continuidade do aprendizado.

Isso pode ser aplicado desde a hora em que você levanta até a hora em que você se deita. Procure acordar, comer e dormir sempre nos mesmos horários, de forma com que todo o seu dia se organize de forma mais fluida, refletindo também nos seus estudos. Dessa forma, você treina seu cérebro a cumprir com os horários de forma habitual.

Escreva uma lista com suas atividades

Pegue um caderno e uma caneta e escreva de forma elencada, tudo o que você precisa estudar sobre determinada disciplina.

Nessa etapa, o mais importante é lembrar-se dos assuntos a serem percorridos e do modo como você vai estudá-los, seja por meio de atividades em grupo, leitura individual, ou uso de conteúdos audiovisuais.

Estabeleça um conteúdo programático

Uma vez que você já entendeu seus pontos fortes e fracos e separou tudo que você vai precisar estudar, é hora de dividir os conteúdos.

No seu caderno, crie colunas referentes aos dias da semana e linhas referentes aos horários.

Assim, você consegue separar, precisamente, a hora e o dia em que cada matéria receberá sua atenção, além de quanto tempo você vai atribuir a cada atividade.

Uma alternativa interessante é fazer o uso de uma planilha. Se você tem dificuldade de colocar as coisas no papel, o uso de softwares como o Google Sheets ou Microsoft Excel podem te ajudar com isso.

Vincule seu cronograma de estudos a uma agenda

É extremamente importante que você possa checar seu cronograma de forma organizada, para não se perder com o passar dos dias.

Por isso, utilizar uma agenda datada, seja física ou digital, é uma ótima forma para estar sempre atento(a) aos seus próprios prazos.

Faça ajustes

Nem sempre nós temos a noção correta de quanto tempo alguma atividade irá nos tomar, principalmente quando ela tem um peso maior em relação a outras, portanto, não tenha receio de ajustar o tempo correto para cada matéria.

Lembre-se também de SEMPRE reservar alguns minutos para fazer uma quebra no horário, de forma com que você possa fazer um lanche, relaxar um pouco e alongar-se. A sua saúde agradece.

Afaste-se dos gatilhos de dispersão

Se o seu objetivo é ler com profundidade, por exemplo, tente se afastar de aparelhos eletrônicos, principalmente o celular, visto que ele pode ser um gatilho de dispersão muito atrativo.

Procure deixá-lo em outro cômodo, ou pedir para alguém escondê-lo. Dessa forma, você terá a garantia de não ceder aos impulsos de checá-lo sempre que uma notificação chegar.

Pratique exercícios de concentração

Com sua popularidade crescente, os exercícios de mindfulness têm ganhado cada vez mais atenção das pessoas. São exercícios que nos ajudam a direcionar nossa atenção para o centro, devolvendo o foco às nossas atividades.

Um bom exemplo de como aplicá-lo é separando um tempo para sentar em silêncio, fechar os olhos e focar sua atenção nas sensações do seu corpo. Sentir suas costas recostadas, seus pés sobre o chão, a respiração entrando e saindo dos pulmões.

Isso te coloca em um maior estado de presença e te faz menos disperso, o que é importante para estudar mais eficientemente.

Um outro exercício bastante interessante é o Tratak. Ele consiste basicamente em olhar para um ponto dentro de um círculo, na altura dos olhos, por cerca de 1 minuto. Pode parecer fácil, mas à medida em que você concentra o seu olhar, o círculo vai “desaparecendo”, e fazer com que ele desapareça por completo é o verdadeiro desafio.

Imagem de um Tratak: círculo com ponto no centro.

Com essas dicas, é bem provável que você consiga começar a colocar em prática o seu cronograma de estudos hoje mesmo, e desenvolver o seu aprendizado de forma mais organizada e eficiente.

Na Red Balloon, o estudante aprende em sala de aula, técnicas de aprendizado que o auxiliam a desenvolver o inglês de forma saudável, harmônica e divertida.

Se você tem interesse em conhecer as metodologias de ensino usadas pela Red Balloon, temos um post que as explica especialmente.

Clique no botão abaixo para ler o conteúdo e saber mais!

Entre em contato