Taylor Swift, BRICs e mais: confira a edição 2023 do Jornal Joca!

O projeto oferece aos alunos do nível Teens educação midiática e a oportunidade de participar da escrita de jornais em inglês

Na Red Balloon, os estudantes do último estágio do curso Teens são incentivados a praticar a escrita em gêneros textuais jornalísticos por meio do Projeto Joca. Os jovens coletam informações sobre o que acontece no Brasil e no mundo e buscam divulgá-las de forma atrativa. Eles também são estimulados a discutir os principais assuntos dos jornais e a explorar essas publicações nas versões física e digital para incentivar a leitura de textos em inglês e o pensamento crítico.

Parceria com o Jornal Joca

A iniciativa é realizada em parceria com o único jornal brasileiro desenvolvido para crianças e adolescentes. Criado em 2011 pela editora Magia de Ler, o Jornal Joca se inspirou em publicações europeias e tem como objetivo suprir a falta de um periódico voltado exclusivamente para o público infantojuvenil. Sua missão é contribuir para a formação dos estudantes e reduzir as desigualdades por meio do acesso à informação.

Ele conta com uma edição impressa quinzenal, em formato tablóide, e traz assuntos contextualizados e adaptados ao público-alvo, além de uma versão online disponível no site.

Benefícios para o aprendizado

A educação midiática traz inúmeras vantagens para os jovens e para a sociedade. Com o site oficial do projeto somado às atividades propostas pela Red Balloon, os estudantes escrevem de forma mais consciente, considerando os aspectos culturais, políticos e sociais. Entre os benefícios dessa atividade estão:

  • Conhecimento dos fatos mundiais;
  • Formação do senso crítico;
  • Prática do inglês;
  • Protagonismo do aluno;
  • Senso de responsabilidade;
  • Argumentação;
  • Negociação;
  • Autoconfiança.

Em novembro de 2023, os ballooners tiveram seus trabalhos diagramados e disponibilizados. Conheça as três edições completas:

The Red Post

O primeiro título encontrado nessa versão do jornal é “São Paulo faces high levels of violence” ou “São Paulo enfrenta altos níveis de violência”. O texto traz dados sobre crimes e conta um pouco da história da polícia local. Na mesma página, já no setor “World” (Mundo), é possível saber mais e refletir sobre o tráfico de crianças na Colômbia.

Os assuntos seguintes variam entre alta tecnologia, como inteligência artificial e 5G, e assuntos que tiveram grande repercussão, como o The Eras Tour da cantora Taylor Swift e as reuniões do BRICS (grupo de países emergentes do qual o Brasil faz parte), além das consequências das mudanças climáticas e o desempenho brasileiro na Copa do Mundo feminina de 2023.

Você pode conferir a edição aqui: The Red Post

Red Connections

A edição é marcada por diversos temas relacionados à saúde pública, como os benefícios físicos e mentais da prática de exercícios, as cirurgias plásticas em adolescentes, o vício em telefones celulares e a convivência escolar após a pandemia. Além disso, há entrevista com historiador sobre a corrupção brasileira e textos sobre representatividade nos cargos de poder dos Estados Unidos e dos países do BRICS.

Em relação à cultura, as pautas foram Bruna Marquezine — a primeira brasileira em um filme da DC —, o longa-metragem da Barbie e uma resenha de “Despicable Me” (Meu Malvado Favorito). Na última página, é possível conferir uma tirinha humorística que brinca com a ambiguidade de uma palavra em inglês.

Leia o texto completo: Red Connections

Red Hot News

Já a terceira versão inicia com uma explicação detalhada da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, contextualizando a história e alguns fatos com mapas ilustrativos. O aquecimento global e os incêndios no Havaí são os assuntos abordados posteriormente, bem como as fontes de energia renováveis e os impactos da inteligência artificial.

As notícias também contam sobre um pouso inédito na Lua e uma breve explicação sobre o Universo. Os repórteres entrevistaram ainda uma especialista para comentar sobre o Dissociative Identity Disorder (DID) ou Transtorno de Múltiplas Personalidades, tema bastante comentado nas redes sociais. Outra matéria de destaque é uma história fictícia sobre um crime na Red Balloon, à la Agatha Christie.

Confira a edição: Red Hot News

Entre em contato