Setembro amarelo: como o aprendizado do inglês auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional

A educação bilíngue pode ser uma ferramenta interessante para ampliar a visão de mundo e trabalhar habilidades de relacionamento

Muito se fala do conhecimento de uma segunda língua como ferramenta para o desenvolvimento profissional no mundo globalizado, mas as vantagens do bilinguismo vão além. O aprendizado de um outro idioma colabora com habilidades de inteligência emocional, que impactam em várias áreas da vida de uma pessoa.

 

A seguir, te mostramos como a educação bilíngue e socioemocional podem se completar e os benefícios disso.

 

Amplia a visão de mundo

 

Ao aprender inglês, o estudante tem acesso a mais informações, pois o acervo de pesquisa no idioma é enorme. Isso ajuda a criança e o jovem a ler o mundo de uma forma mais ampla, diversa e crítica ‒ o que é essencial para formar cidadãos mais conscientes.

Aflora a sensibilidade intercultural

 

Ao tratar o inglês como língua franca, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacou a função social e política do idioma. Esse entendimento “favorece uma educação linguística voltada para a interculturalidade, isto é, para o reconhecimento e respeito às diferenças, assim como para a compreensão de como elas são produzidas, contribuindo para desestabilizar a universalidade de conhecimentos e visões de mundo”.

 

Portanto, o estudante bilíngue tem uma melhor compreensão e relação com outras culturas. Com isso, ele consegue absorver novas perspectivas, alimentando sua criatividade e poder de inovação.

 

Desenvolve habilidades de relacionamentos

 

Aprender uma nova língua aprimora a comunicação e o diálogo com o outro. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Chicago concluiu que crianças criadas em ambientes multilíngues são mais empáticas do que aquelas familiarizadas apenas com uma língua. Isso porque elas criam o hábito de pensar com quem está falando, em qual língua e se a pessoas está conseguindo entender sua mensagem.

Por isso, quem aprende outro idioma desenvolve a escuta e tem mais facilidade de esperar a vez de falar, além de trabalhar a capacidade de resolver problemas.

Entre em contato