Semana do Professor: Daniela Villela reflete sobre a importância da profissão

A diretora-geral da Red Balloon destaca os diferenciais dos profissionais da marca, que estão constantemente aprendendo

Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro no Brasil, conversamos com a diretora-geral da Red Balloon, Daniela Villela. Professora por formação, com licenciatura em Letras e quase 15 anos de experiência em sala de aula, a diretora dissertou sobre a necessidade de atualização contínua na profissão, além das melhores metodologias para a educação bilíngue.

O que o professor deve buscar dentro da profissão?

Para Villela, a conduta principal de um professor deve ser aprender constantemente. “O professor para de ensinar quando ele para de aprender”, enfatiza. “O dia em que o professor achar que já sabe tudo, aí teremos uma situação delicada, e pode ter certeza que a qualidade de ensino dele cai.”

Tendo em vista que o foco do profissional é garantir que o estudante aprenda, ele precisa, além da formação contínua, estar conectado com os seus alunos. “O professor tem que entender como cada um aprende, para conseguir modelar o ensino para aquela turma, assegurando o aprendizado”, completa a diretora.

Atualizações para o século XXI

Com os avanços tecnológicos e as rápidas conexões internacionais, o século XXI é marcado por constantes mudanças. O perfil de um estudante, hoje, é muito diferente das turmas da década de 1980, por exemplo.

Sendo assim, o destaque de uma instituição é a atenção em relação a esse quadro. “A Red Balloon está sempre em constante evolução, olhando para o aluno, que é o foco central, e, ao mesmo tempo, suportando o professor que nasceu no século XX com a formação que ele precisa para dar aula atualmente”, conta Daniela Villela.

“O foco central é o aluno, mas sem um bom professor –  que tenha uma boa capacitação e esteja motivado – esse aluno não aprende. Sem professor, não tem aluno (e vice-versa). Esse é o nosso grande desafio”, adiciona.

Qual a importância dos professores?

Professores e alunos estão totalmente conectados, já que a sua coexistência é necessária para a educação. Na Red Balloon, o docente é peça fundamental para uma educação transformadora: sua proximidade com os estudantes e a boa aplicação de metodologias inovadoras é que torna sua docência tão rica. 

“É o professor que passa a essência da Red Balloon. Então, o profissional é uma peça central”, comenta Villela.

Assim, o aprendizado acontece de forma natural e divertida. A diretora-geral ainda ressalta que é promovido o ensino em inglês – ou seja, por meio de atividades realizadas no idioma estrangeiro – e não de inglês, que seria a forma tradicional, vigente desde o século XIX.

Qual a importância da formação técnica de excelência para o ensino bilíngue?

“A importância da formação técnica de excelência para o ensino bilíngue retoma a questão do constante aprendizado do professor.  Não conseguimos garantir um resultado de excelência na língua inglesa se o professor não estiver também conectado 100%, aprendendo o tempo todo”, afirma a diretora.

Ao mencionar esse aprendizado contínuo, Daniela Villela inclui a busca por técnica, metodologia, didática e novas formas de ensinar. Isso intensifica-se ainda mais por se tratar da língua inglesa, um elemento vivo, que passa por evoluções frequentes.

Logo, além da fluência, o professor deve estar conectado com o mundo, compreendendo quais palavras, por exemplo, apesar de estarem no dicionário, deixaram de ser usadas. Esse conhecimento a respeito das transformações do idioma deve ser transmitido essencialmente à nova geração.

Entre em contato