#RedBalloonIndica: 5 livros para ler nas férias

A leitura é indispensável para aprender um idioma. Confira 5 títulos para conhecer enquanto as aulas não voltam

 

Ler é uma das principais recomendações para os estudantes que estão aprendendo uma nova língua, pois proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. Conforme acompanham uma narrativa escrita, os indivíduos expandem os seus vocabulários; percebem o uso das normas gramaticais; notam expressões diferentes e, até mesmo, identificam o humor daquela cultura.
 
A atividade, que pode ser feita em sala de aula juntamente com debates sobre o livro, deve fazer parte do cotidiano de cada um. Quando leem obras interessantes em inglês, selecionadas de acordo com o próprio gosto, os estudantes aprendem de forma natural, ao mesmo tempo que se divertem.
 
Nas férias escolares, esse contato com o inglês é essencial, evitando que o aprendizado seja interrompido e tornando o idioma inerente ao dia a dia. Por isso, confira cinco livros indicados pela Red Balloon:

 

1. Winnie, The Witch

Com ótimas ilustrações e um enredo engraçado, o livro conta a história da atrapalhada bruxinha Winnie, que vive em uma casa toda preta, com seu gatinho Wilbur, também preto. Um dia, a protagonista acaba confundindo o animalzinho com um móvel, pela semelhança da cor.
 
Escrita por Valerie Thomas e ilustrada por Korky Paul, a obra fez sucesso e ganhou uma sequência de exemplares, totalizando 18 histórias. É a opção ideal para crianças que estão no nível básico do inglês.

 

2. The Story of Ferdinand

O livro de Munro Leaf conta a história do touro Ferdinando, de perfil tranquilo e sossegado, que aproveita os seus dias deitado em meio às árvores e flores do campo. Apesar de sua personalidade calma, o animal é forte e robusto e, acidentalmente, é selecionado para participar de uma tourada.
 
A obra tornou-se ainda mais popular depois da adaptação para os cinemas, realizada em 2017 pela Disney. Independentemente de já conhecer a história ou não, a leitura vale a pena para todas as crianças, estejam elas no nível básico ou avançado do inglês.

 

3. The Very Hungry Caterpillar

Ideal para crianças pequenas, o livro de Eric Carle é repleto de estímulos para o aprendizado, como recortes, colagens, cores, números e a introdução dos dias da semana e de diversos alimentos. A história conta a metamorfose de uma “lagarta muito comilona”, como o título diz, que termina a obra se transformando em uma linda borboleta. É uma excelente estratégia para familiarizar os pequenos com o inglês.

 

4. Alice in Wonderland

A história de Lewis Carroll, que ganhou popularidade entre as crianças por suas adaptações cinematográficas, é uma ótima opção para quem já está familiarizado com o inglês. O livro, publicado em 1865, conta as aventuras de Alice, que cai na toca do Coelho Branco e é transportada para uma terra fantástica. A narrativa tem uma linguagem simples e apresenta diversas situações incomuns, que despertam a curiosidade do leitor.

 

5. The Voyages of Doctor Dolittle

Publicado em 1922, o livro de Hugh Lofting retrata um médico veterinário com o poder de conversar com animais. Na narrativa, o Doctor Dolittle precisa aprender a lidar com esse dom, ao mesmo tempo que tenta ajudar todos os bichinhos que recorrem até ele, com dilemas que poderiam facilmente ser de humanos. A obra é indicada para estudantes que já compreendem inglês em nível intermediário.

 

Qual dessas obras é a sua escolhida para as férias? Para conferir mais dicas da Red Balloon, acesse o nosso blog

 

 

 

Entre em contato