Projeto Joca: saiba como o jornal potencializa o aprendizado dos estudantes da Red Balloon

A escrita de gêneros textuais em inglês destaca o protagonismo dos estudantes, que aprendem a usar a língua para compartilhar conhecimento

 

O Projeto Joca oferece aos estudantes do Teen 6, da Red Balloon, a oportunidade de aperfeiçoar a escrita de gêneros textuais utilizados em jornais. Dessa forma, os jovens escrevem de forma mais consciente, por conta de aspectos culturais, políticos ou sociais.


Por ser realizado no último estágio da Red Balloon, o projeto ressalta todo o trabalho e aprendizado conquistado ao longo dos anos, como o encerramento de um ciclo. Evidencia-se, por meio dessa atividade, a missão cumprida da escola de formar cidadãos para o mundo, que utilizam a língua a favor do outro, o qual pode acessar e compreender novas informações.


O projeto é uma parceria com o Jornal Joca, o único jornal brasileiro desenvolvido para crianças e adolescentes. O site oficial e a atividade da Red Balloon buscam reunir informações sobre o que acontece no Brasil e no mundo de forma atrativa para esse público específico. “Trata-se, portanto, de um projeto ousado, pioneiro e de valiosa contribuição para a formação educacional dos nossos estudantes”, afirma Mariana Dams, Editora Acadêmica da Red Balloon.


Um jornal para o público infantojuvenil
“Publicado pela editora Magia de Ler desde 2011, o Joca foi inspirado nas publicações do gênero produzidas na Europa e nasceu para suprir uma deficiência no mercado editorial brasileiro: a inexistência de um jornal que usa linguagem contextualizada e adequada para o público infantojuvenil e aborda atualidades gerais, além de temas que conversam com a realidade dos estudantes e instigam a curiosidade”, diz Mariana.


Por ser um jornal voltado para esse público específico, os estudantes encontram nele assuntos de seu interesse e cotidiano, sendo incentivados a ler mais. Esse efeito positivo se dá tanto no aprendizado do inglês, com mais textos no idioma sendo lidos pelos jovens, quanto no contexto geral, que se beneficia da proatividade e engajamento.


A parceria entre o JOCA e a Red Balloon
No último estágio na Red Balloon, os estudantes discutem os principais assuntos dos jornais e exploram os materiais físicos e digitais, que incentivam a leitura e o pensamento crítico de textos em inglês. 


“A parceria entre o jornal Joca e a Red Balloon já existia, mas em outros formatos. No modelo atual, os alunos estudam e aprendem sobre diversos gêneros textuais jornalísticos e, voluntariamente, escolhem e produzem um gênero que faz parte do jornal que é produzido ao final do projeto”, afirma a editora.


Assim, os jovens produzem os seus próprios textos, respeitando as características do gênero jornalístico escolhido – que pode exigir uma quantidade mínima máxima de palavras, além de imagens específicas que podem ser usadas, levando em conta a questão dos direitos autorais.


O que os alunos aprendem com o projeto?
“Ao dar voz a suas ideias, evidenciamos o protagonismo dos nossos estudantes, contribuindo para uma formação global. Além das habilidades linguísticas desenvolvidas ao longo do projeto, é importante considerar que os alunos também aprimoram o senso de responsabilidade, a argumentação, a negociação, entre outras habilidades fundamentais para enfrentarem os desafios profissionais e se sentirem confiantes de que podem ser e estar onde quiserem”, finaliza Mariana Dams.


Quer oferecer as melhores oportunidades de aprendizado para o seu filho? Saiba mais sobre a Red Balloon acessando o nosso site!

 

 

 

Entre em contato