Por que é importante aprender a gramática de forma natural? Confira dicas e entenda o trabalho realizado na Red Balloon

É essencial que os estudantes sejam introduzidos ao idioma com práticas diárias e que combinem com as suas rotinas

Ao aprender um novo idioma, um fator que desmotiva muitos alunos é a gramática. Visto como algo difícil e complexo, esse conjunto de regras não deve ser um bloqueio para o aprendizado, pelo contrário. Se praticarem a língua no cotidiano, os estudantes perceberão intuitivamente padrões e normas da comunicação, consolidando esse conhecimento.

A importância de aprender inglês de forma mais “natural”
“Aprender o inglês de forma natural permitirá que o aluno vivencie o idioma como algo que faz parte do seu dia a dia e que lhe traz oportunidades de expandir seus horizontes. Assim, ele não só estará transformando o inglês em algo orgânico, como também estará construindo uma autenticidade na sua forma de se comunicar”, afirma Thaís Wanderley, Consultora Pedagógica da Red Balloon.


Os estudantes saberão usar o inglês de maneira espontânea e autêntica, habilidades que só acontecem quando a língua é aprendida naturalmente. O conhecimento é consolidado de forma eficaz e, por isso, não é necessário pensar por muito tempo para se expressar.

3 dicas para aprender naturalmente o uso da gramática em inglês
Quando contextualizada, a gramática torna-se palpável e o estudante entende algumas regras naturalmente. Confira dicas para um aprendizado orgânico:

1 – Ler em inglês
“Uma das principais formas de aprender a gramática da língua inglesa de forma natural é por meio da leitura. Esta atividade nos colocará em contato com estruturas das mais diversas e nos dará o contexto necessário de uso de cada uma das regras gramaticais”, aponta a profissional. O formato dos materiais pode variar de acordo com a faixa etária, podendo incluir histórias em quadrinhos, jornais e sites, por exemplo.

2 – Pratique bastante o uso da língua
“A gramática surge a partir do uso da língua, então nada mais importante do que praticar ao máximo os tópicos gramaticais que precisam ser aprendidos. Quanto maior a prática, maior a desenvoltura. E essa prática não precisa acontecer apenas em livros de exercícios, ela pode ocorrer através de jogos, atividades dinâmicas e em grupos”, diz Thaís.

3 – Faça uma imersão constante ao idioma
“O máximo de imersão possível no inglês vai permitir que naturalmente a gramática se torne de uso espontâneo. Vivemos em um país que fala português, porém existem várias formas de nos mantermos expostos constantemente ao inglês. Ouvir músicas, assistir filmes e conversar com pessoas que falem em inglês são mais formas de se manter em contato contínuo”, afirma.

Dinâmicas na Red Balloon – alunos Teens
 Entendendo as necessidades dos estudantes dos 13 aos 17 anos, a partir de 2023, as Turmas Intensivas (de T3 a T6) da Red Balloon terão um novo formato. “As aulas acontecerão da seguinte forma: eles irão presencialmente para a Red Balloon, uma vez por semana, para uma aula com duração de três horas. Nesse ponto, toda metodologia e organização da aula permanecem no formato que já é familiar aos alunos, com apenas a diferença na duração”, conta Thaís Wanderley.


Por já terem responsabilidade e autonomia, esses estudantes terão uma nova oportunidade: continuar a Red Balloon em casa. “Eles terão acesso ao Self-study Plan, um documento com orientações e atividades que irão realizar em casa e que precisarão apresentar no encontro presencial. Ainda, caso surja alguma dúvida, em um horário pré-definido com seu professor, esse aluno terá acesso a um plantão de dúvidas através da plataforma Google Meets”, explica Thaís.


 Assim, cumprem-se os seguintes objetivos:
–          continuar o trabalho feito em sala de forma independente;
–          ampliar as oportunidades de contato com a língua;
–          maior exposição ao que foi trabalhado em sala.

O que acha de oferecer essa experiência para seu filho? Entre em nosso site e preencha o formulário para saber mais informações sobre nossos cursos, horários e valores!

 

Entre em contato