O que fazer para ser fluente em inglês? As melhores 6 dicas!

Não é novidade que a língua inglesa é a mais usada no mundo. Além de ser um idioma falado por pessoas de vários países, o inglês também está presente no nosso dia a dia, seja através de filmes, músicas ou até mesmo nas palavras que incorporamos ao nosso vocabulário.

Por isso, ser fluente em inglês é uma das habilidades mais sonhadas por muitas pessoas. Uma pesquisa realizada por uma plataforma organizadora de metas concluiu que aprender inglês está entre as metas de cerca de 40% dos brasileiros, para o ano de 2021

Saiba que o caminho para alcançar a tão desejada fluência não é tão difícil como muita gente pensa.  

Existem muitas maneiras de melhorar a fluência no inglês mas, para facilitar esse processo, a Red Balloon preparou seis dicas para você. Elas foram pensadas para que o aluno possa aprimorar seu inglês de forma leve, interagindo com a família e amigos. Será principalmente útil agora, que as crianças e adolescentes têm passado mais tempo em casa, devido à pandemia. 

1. Divirta-se enquanto estuda 

Aprender inglês não precisa ser algo chato e tedioso, pelo contrário, pode ser muito divertido. Para isso, é importante levar o inglês para fora da sala de aula e adicioná-lo ao seu dia a dia. 

Muitos alunos, tanto os das turmas infantis quanto os adolescentes,  podem se sentir mais motivados a treinar seu inglês por meio de atividades lúdicas.  Por exemplo, você pode chamar sua família e brincar de jogos de tabuleiro, ou fazer outras atividades que estimulem seu aprendizado de forma descontraída. 

2. Recursos audiovisuais 

Uma forma muito divertida de praticar seu inglês é assistindo a filmes, seriados e/ou desenhos que você goste. Para isso, é muito importante que você não assista a nenhum deles com dublagem. Busque assistir com a linguagem original e preste muita atenção nas palavras que estão sendo ditas, para poder associá-las com a legenda em português. 

Escolha seu filme preferido e assista várias vezes! Comece assistindo com a legenda em português e depois tente com a legenda em inglês. Como você já está por dentro da história do filme, será cada vez mais fácil fazer uma ligação entre o que você está ouvindo e as palavras da legenda. Quando se sentir seguro, assista novamente sem nenhuma legenda.    

Além disso, assistir a vídeos curtos, repetidas vezes, também é uma ótima opção para melhorar seu inglês! Você vai notar que em pouco tempo esse processo vai se tornar mais fácil e natural.

3. Aprendendo com música

Outra maneira muito eficaz e prazerosa de como treinar seu inglês é ouvindo música!

As músicas trazem algumas expressões e muitas palavras novas para o seu vocabulário. Escolha músicas que você goste, mas dê preferência àquelas em que a pronúncia seja mais fácil de ser compreendida. 

Ouça as músicas acompanhando a letra – muitos sites na internet disponibilizam –, cante junto, pratique a pronúncia, repita quantas vezes for preciso. Quando tiver  dúvida em alguma palavra, tente entendê-la pelo contexto. Caso não consiga, pesquise seu significado.

Se possível, memorize a música para poder cantar sem olhar a letra. Quando você menos perceber,  estará cantando certo e seu inglês estará muito melhor que antes. Agora que está por dentro dessa dica, que tal começar a montar sua playlist e melhorar sua habilidade de falar inglês ouvindo suas músicas favoritas?

4. Aprenda a ser fluente conversando sem medo

Uma das dicas mais importantes de como falar inglês fluente é não ter medo de conversar. Alguns alunos não se sentem seguros ou, às vezes, ficam tímidos para conversar em inglês com outras pessoas. Isso é mais comum do que se imagina, porém, quebrar essa barreira é fundamental para ajudá-lo a falar fluentemente.  

Se você tem dificuldade de falar em inglês com os outros, experimente falar sozinho primeiro. Imagine que está conversando com um amigo e fale à vontade, assim ninguém estará te ouvindo e, com o tempo, você terá mais confiança para iniciar um diálogo com alguém. 

Outra coisa que pode te ajudar bastante é pensar em inglês. Tenha o hábito de descrever situações que estão ocorrendo ao seu redor diretamente em inglês. Dessa forma, você pulará algumas etapas de pensar em português e traduzir, o que  fará muita diferença na hora de falar. 

Sempre que tiver oportunidade, aproveite para praticar seu inglês. Participe o máximo que puder nas suas aulas, converse com o professor e com os seus colegas de classe. Converse e não tenha medo de errar, o medo pode limitar o seu aprendizado, mas é errando que se aprende.

5. Use as tecnologias a seu favor  

Uma outra maneira de usar a tecnologia para aumentar seu vocabulário e praticar seu inglês é o aprendizado por meio de jogos. Muitos jogos de videogame, apps e jogos on-line estão em inglês, por isso, alguns alunos que são gamers em seus momentos de lazer já estão mais familiarizados com a língua.  

Hoje em dia, existem muitos jogos on-line que permitem jogar com os amigos e interagir com outras pessoas. É um alento durante o distanciamento social, já que encontrar com os amigos não tem sido uma opção.

Ah, aproveite e mude a linguagem dos seus aparelhos eletrônicos (celular, computador) para o inglês! 

6. Pratique diariamente

Além das dicas dadas acima, é fundamental que você pratique o inglês todos os dias. Sabe aquela frase “a prática leva à perfeição”, então, é exatamente assim que você vai conseguir ser fluente em inglês: praticando diariamente. 

Para isso, comece a repetir tudo que ouve ou o que aprendeu na escola, a repetição é um ponto-chave de como aprender a falar inglês. Leia textos em voz alta, faça chamadas de vídeos com seus colegas, use o WhatsApp para enviar frases em inglês. Com dedicação, esforço e prática você irá aprimorar o seu inglês e logo estará conversando fluentemente. 

Seguindo essas dicas de como ser fluente em inglês, temos certeza de que você vai enxergar o inglês com outros olhos, tornando essa língua parte do seu cotidiano, de forma leve e divertida. 

Entre em contato