O que é educação afetiva e qual a sua importância

O vínculo que o professor constrói com seus alunos é essencial para o sucesso da aprendizagem e para a formação de cidadãos mais autoconfiantes e empáticos

A educação afetiva se refere a um processo educativo que considera o vínculo estabelecido entre um professor e seus alunos como essencial para o sucesso da aprendizagem. Isso porque a educação, mais do que o processo de ensino e aprendizagem em si, diz respeito à relação que o docente constrói com os estudantes. Nesse contexto, a afetividade surge como um elemento central, já que funciona como elo de aproximação entre educador e educando.

O estudo Educação afetiva: a escola que aproxima, inclui e mantém, publicado na Revista Científica FESA, aponta que reconhecer o indivíduo como um ser intelectual e afetivo e perceber a afetividade como parte integrante do processo de construção do conhecimento implica outro olhar sobre a prática pedagógica, não restringindo o processo de ensino e aprendizagem apenas à dimensão cognitiva. “O papel da afetividade é fundamental para garantir a eficácia da educação”, diz a pesquisa.

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referência obrigatória para a elaboração dos currículos da Educação Básica brasileira, traz a perspectiva afetiva para a educação, ao afirmar que o processo educativo tem “compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica”.

Importância da educação afetiva

O afeto é fator primordial para que as crianças se sintam confortáveis, seguras e protegidas no ambiente escolar, criando condições para o seu desenvolvimento integral. A afetividade se manifesta na postura do professor, na dinâmica de seu trabalho com os alunos, nas relações estabelecidas com cada estudante e com toda a turma e nas mediações das interações das crianças entre si.

“A relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir no nível de compreensão dos estudantes e da criação de pontes entre o seu conhecimento e o deles. Indica também que o professor deve buscar educar para as mudanças, para a autonomia, para a liberdade possível numa abordagem global, trabalhando o lado positivo dos alunos, e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais”, afirmam os autores Tágides Mello e Juliana Rubio no estudo “A importância da afetividade na relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil”.

Educação afetiva: princípios, valores e benefícios

Além da valorização das interações humanas e do acolhimento no ambiente escolar, a aprendizagem afetiva também considera a individualidade, os interesses e os sonhos de cada pessoa, para que tenham confiança em descobrir e explorar ao máximo as suas potencialidades.

Nessa mesma linha, os princípios e valores relacionados à afetividade também são trabalhados em atividades que desenvolvem as habilidades socioemocionais dos alunos, como determinação, organização, persistência, resiliência, criatividade e pensamento crítico.

Entre os principais benefícios da educação afetiva para os estudantes estão:

  • desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança;
  • maior segurança e autonomia;
  • maior capacidade de solucionar problemas;
  • reconhecimento de valores como diversidade, solidariedade, responsabilidade e respeito ao próximo;
  • maior equilíbrio emocional;
  • maior propensão a estabelecer relacionamentos saudáveis, harmônicos e positivos;
  • aumento da motivação, do interesse e do engajamento nas atividades escolares;
  • melhor rendimento escolar e desempenho acadêmico.

Assim, educação afetiva busca garantir o desenvolvimento das crianças em todas as suas dimensões. Ao considerar os afetos presentes, a escola promove não apenas o seu bem-estar e um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz, mas também desenvolve habilidades fundamentais para lidar com os desafios do presente e do futuro, contribuindo para a construção de uma sociedade mais empática, solidária e harmônica.

Você viu a importância da educação afetiva para o desenvolvimento das crianças? Há 55 anos, a Red Balloon ensina com afeto em um ambiente que encanta e desperta a curiosidade das crianças, para que elas possam se expressar, colaborar, criar e interagir com as pessoas, colocando suas ideias com confiança e respeito. Conheça mais sobre a nossa metodologia!

Entre em contato