O que é comemorado no Saint Patrick’s Day?

Uma das festas mais importantes da Irlanda, o dia 17 de março representa o aniversário de morte de São Patrício, padroeiro do país

O “Dia de São Patrício” (Saint Patrick’s Day) não é uma data muito conhecida no Brasil, ainda que existam certas comemorações pontuais. Na Irlanda, porém, o dia 17 de março é uma das festividades mais importantes do ano, assim como o Natal e o Carnaval para os brasileiros.

O que é o Saint Patrick’s Day?

A festa religiosa representa o aniversário de morte de São Patrício, líder religioso do século IV e santo padroeiro (patron saint) da Irlanda. Com o tempo, tornou-se uma comemoração tradicional e foi popularizada em outros países, como os Estados Unidos, por meio dos imigrantes irlandeses.

História do Saint Patrick’s Day

São Patrício nasceu na região da atual cidade de Old Kilpatrick, na Escócia, no ano de 387. Aos 16 anos, foi sequestrado e vendido como escravo para a Irlanda, e só conseguiu escapar seis anos depois. Ele reencontrou a família na Grã-Bretanha, mas voltou às terras irlandesas para batizar pessoas e realizar outros rituais cristãos.

Já no século VII, muitas lendas surgiram relacionadas às ações de São Patrício. Dizem que ele orou por comida e fez surgir uma manada de porcos para um grupo de marinheiros famintos, expulsou cobras para o mar e performou ressuscitações.

São Patrício tornou-se padroeiro da Irlanda, e o dia 17 de março foi oficializado em 1631 pela Igreja Católica. As tradições atuais só foram realmente popularizadas no século XVII, após a Igreja renunciar às restrições do feriado e permitir comemorações seculares, com festas e comida farta.

Tradições no Saint Patrick’s Day

A cor verde predomina nas celebrações, presente em chapéus, roupas, acessórios, comidas e bebidas. Bandas e artistas variados se apresentam nos pubs e bares do país.

Outros símbolos do Saint Patrick’s Day são:

  • Trevos de três folhas (shamrocks): devido à lenda de que São Patrício teria utilizado a planta para explicar a Santa Trindade.
  • Cruz celta (celtic cross): uma união da cruz católica com a cruz solar irlandesa, feita por São Patrício para converter os irlandeses de maneira mais amistosa.
  • Leprechauns: figuras folclóricas irlandesas na forma de duendes bem-humorados, conhecidos mitologicamente por consertar sapatos de fadas.
  • Corned Beef Boiled: prato oficial do Saint Patrick’s Day, feito com carne bovina e servido com repolho.

Como é comemorado o Dia de São Patrício no Brasil?

Algumas cidades brasileiras costumam realizar comemorações em homenagem à data.  Alguns bares e cervejarias enfeitam o ambiente com decorações verdes e oferecem pratos e bebidas especiais. É comum algumas pessoas vestirem trajes típicos, como o chapéu verde e a barba falsa.

No ano passado, a cidade de Porto Alegre (RS) comemorou a data com festas em vias públicas. Certos monumentos e pontos turísticos foram iluminados de verde e ruas foram fechadas para que a população pudesse festejar. Já em Belo Horizonte (MG), em 2022, algumas casas de show serviram comidas típicas e apresentaram músicas populares da Irlanda.

Entre em contato