O que é a aprendizagem criativa e quais são seus benefícios no ensino bilíngue?

A Red Balloon prioriza atividades que permitem uma educação criativa das crianças e dos jovens durante o ensino bilíngue

A denominação “aprendizagem criativa” surgiu a partir das proposições do professor e pesquisador Mitchel Resnick, que desenvolveu a teoria com o apoio da equipe do MediaLab do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Essa abordagem sugere que o aprendizado do estudante será mais efetivo se ele estiver engajado na construção do conhecimento e se esse conhecimento for significativo para ele.

A Red Balloon leva essas ideias em consideração ao propor atividades para os alunos. Saiba mais sobre esse método de aprendizado e como o implementamos:

Como acontece a aprendizagem criativa?

O processo se baseia em uma espiral de aprendizado que consiste em imaginar, criar, brincar, compartilhar, refletir e imaginar novamente. Essas etapas devem se repetir diversas vezes durante as atividades, com o objetivo de engajar os estudantes ao conteúdo proposto, criar soluções para os problemas apresentados e construir seu conhecimento de modo ativo.

Existem quatro princípios da aprendizagem criativa:

  1. Project (Projeto);
  2. Passion (Paixão);
  3. Peers (Pares);
  4. Play (Pensar brincando).

Esses princípios se relacionam de forma a estimular a curiosidade intelectual das crianças e permitir que cada uma encontre seus próprios diferenciais. A escola deve propor projetos baseados nas paixões dos alunos, incentivando a colaboração entre pares e o espírito de pensar brincando, sempre de forma lúdica e adequada à idade do estudante.

Existem alguns recursos que contribuem para um aprendizado que colabora com o método proposto. Os professores podem estimular a conjectura ao solicitar aos alunos que descubram as informações faltantes em um dado contexto, o raciocínio abdutivo ao pedir para que formulem teorias para explicar suas observações e a capacidade criativa ao fazer perguntas hipotéticas com cenários imaginários.

Os benefícios da educação criativa

Dentre as vantagens que a aplicação dessa metodologia pode fornecer para os pequenos estudantes, algumas das habilidades desenvolvidas são:

  • Adaptabilidade a mudanças ao apresentar formas diversas de realizar atividades;
  • Capacidade de relacionar conhecimentos por não se prender às divisões de conteúdo tradicionais;
  • Autoconfiança e autoestima ao reconhecer o potencial criativo da criança e seus pontos fortes;
  • Pensamento crítico e reflexivo ao expor diferentes pontos de vista durante o trabalho em grupo;
  • Maior interesse nas aulas devido à abordagem que leva em consideração os gostos da criança.

Como a Red Balloon implementa essa metodologia?

Nas unidades da rede, é aplicada a aprendizagem criativa por meio da Cultura Maker, que incentiva os alunos a colocarem suas ideias em prática, e da abordagem interdisciplinar STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics ou Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que relaciona diferentes conteúdos para fornecer uma educação completa.

Os estudantes trabalham, por exemplo, conceitos de robótica, engenharia e artes enquanto utilizam o inglês, além de diversos eventos que promovem o contato das crianças com outras culturas e visões de mundo. Muitas dessas atividades também se relacionam com a cultura americana. Confira alguns exemplos:

  • Drama Class: é uma aula com o objetivo de desenvolver a confiança, a criatividade, a imaginação e o inglês por meio do teatro;
  • Farmer’s Market: é um evento que transforma a escola em uma feira em que os alunos negociam as frutas, verduras e legumes em inglês;
  • Halloween Week: é uma semana inteira de atividades de imersão na cultura norte-americana perto do Dia das Bruxas;
  • Be a Chef: é uma aula em que os alunos aprendem a cozinhar durante o ensino bilíngue.

Entre em contato