Não aprender com o TikTok é cringe! Confira 4 dicas para praticar inglês usando o app

Saiba como aprimorar seu inglês enquanto se diverte em um dos aplicativos mais populares no mundo

Sabia que é possível unir o útil ao agradável e aprimorar seu inglês enquanto usa o TikTok? Um dos aplicativos mais famosos no mundo inteiro, o TikTok é a 5ª rede social mais utilizada no Brasil, com 82 milhões de usuários só no país, segundo relatório do We Are Social.

Para aprender inglês, é importante colocar o idioma na sua rotina e prestar atenção ao uso do idioma ao seu redor, utilizando-o o máximo possível em questões do dia a dia. Entre escutar músicas e podcasts em inglês e ver filmes e séries com legenda no idioma, por que não treinar o seu inglês enquanto se diverte com o aplicativo? Seguem quatro dicas de como aprender e melhorar seu inglês enquanto desliza pelo TikTok:

  1. Altere o idioma do aplicativo para Inglês

Essa alteração pode melhorar sua compreensão do idioma escrito, já que são atalhos e botões que você já conhece, mas agora em Inglês, facilitando a compreensão dos termos e apresentando novos, inserindo a língua no seu dia a dia. Você também pode alterar o idioma de outros aplicativos, ou até mesmo do celular nas configurações.

  1. Siga perfis estrangeiros

Não importa em quais nichos e comunidades do TikTok você esteja inserido, existem pessoas criando conteúdo sobre tudo no app. Comece a acompanhar criadores, cantores, influencers e artistas que falem em Inglês de assuntos que você gosta, e observe a pronúncia. Essa dica pode te ajudar a aprender novas expressões em inglês, além de treinar sua habilidade de escuta e compreensão.

Dicas de quem seguir:

  • Gavin Roy (@small.advantages)

Gavin é um cientista americano, que deixou os Estados Unidos para se dedicar à vida de professor de inglês. Ele possui um canal no YouTube chamado “Small Advantages”, e explica como funciona o inglês nativo no dia a dia e como melhorar sua fluência.

  • Jessica Parrish (@jessicaribeiroparrish)

Por ser uma britânica fluente em português, Jessica dá dicas e ensinamentos em sua plataforma no TikTok sobre como a gramática e a pronúncia funcionam na Inglaterra, além de puxar trends e vídeos famosos do Reino Unido para abordar dialetos, sotaques e costumes.

  • Bob, The Canadian (@bobthecanadian)

Bob é um professor canadense que ensina vocabulário simples utilizando imagens, para entendimento do público geral. Ele também fala sobre sotaques e pronúncias, e explica os phrasal verbs, uma das maiores dificuldades dos iniciantes.

  1. Siga professores de Inglês

Existem muitos perfis de professores pela plataforma, ensinando desde o básico como nome dos objetos do dia a dia, gramática e dicas de pronúncia, e indicando leituras, filmes e podcasts para ajudar os seguidores a dominarem a língua. Consumir esse tipo de conteúdo pode ser útil para diversas habilidades, como escuta, gramática e escrita, leitura e até mesmo fala.

Dicas de quem seguir:

  • Carina Fragozo (@carinafragoso)

Professora, pesquisadora e PhD em linguística, Carina produz conteúdo sobre pronúncia e gramática em inglês, além de ensinar frases úteis para convivência com nativos, no caso de viagens ou intercâmbios.

  • Teacher Paula Gabriela (@teatcherpaulagabriela)

A professora de inglês Paula Gabriela é famosa no TikTok por seus vídeos de humor, imitando dublagens brasileiras antigas da televisão. É com esse humor que ela aborda diversos termos em inglês e explica como o idioma é usado no dia a dia com cenas que imitam a vida real.

  • Teacher Rodrigo Honorato (@teatcher.rodrigohonorato)

Professor e palestrante famoso por seus TED Talks, Rodrigo Honorato tira dúvidas de seu público sobre pronúncia e vocabulário, e traz lições diárias focadas no inglês que encontra em seu cotidiano. Ele também produz vídeos 100% em inglês para abordar assuntos atuais, encaixando aulas sobre termos novos, expressões e gírias. 

  1. Produza seu próprio conteúdo em Inglês

Às vezes, você não encontra o conteúdo sobre o tópico que você gostaria, ou do jeito que está buscando. Então porque não fazer você mesmo alguns vídeos para utilizar o Inglês na prática e praticar o idioma? Desde trends com áudios de dublagem, participar de desafios, ou mesmo ligar a câmera e conversar sobre o assunto que você se interessa, são várias opções de conteúdos para gravar e interagir com o Inglês.

Entre em contato