Mindful Mondays: usando a meditação para começar bem a semana

O Mindful Mondays – em português, segunda-feira consciente – é uma prática que consiste em dedicar a segunda-feira para o exercício da atenção plena e o cultivo do bem-estar emocional. A ideia é começar a semana com mais foco, clareza e calma, combatendo o estresse e a ansiedade comuns no retorno às aulas ou às atividades após o fim de semana. 

Embora o estresse e a ansiedade sejam sentimentos naturais, muitas vezes inevitáveis, é possível aprender a administrá-los ao desenvolver maneiras saudáveis de lidar com essas emoções. Neste post, vamos falar da importância de práticas simples, como mindfulness (atenção plena) e meditação, e apresentar dicas de como incorporá-las à rotina familiar.  

Mindful Mondays: estratégias para melhorar o bem-estar e a produtividade 

No ambiente escolar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A competência geral 8, por exemplo, indica cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Isso inclui a tolerância ao estresse, que diz respeito à capacidade de reconhecer estímulos ou situações estressantes e adotar abordagens possíveis para lidar com elas. 

Em casa, os pais podem ajudar os filhos a lidarem com esses sentimentos por meio da prática do mindfulness. Ao integrar de forma consistente atividades e técnicas de atenção plena na rotina familiar, é possível reduzir o estresse e a ansiedade, promover o bem-estar e aumentar o foco e a concentração ao longo da semana. 

Confira, a seguir, algumas sugestões para praticar o Mindful Mondays: 

  • Respiração consciente: reserve alguns períodos do dia para se concentrar na respiração. Busque um lugar confortável, feche os olhos e foque nos momentos de expirar e inspirar. Isso pode ajudar a acalmar a mente e reduzir o estresse. 
  • Meditação: comece a semana com uma meditação, mesmo que seja por apenas alguns minutos. Encontre um lugar tranquilo e confortável e concentre-se na sua respiração. Para ajudar as crianças a manterem o foco é possível pedir para elas repetirem palavras ou frases simples. Aplicativos de meditação também podem ajudar. 
  • Yoga: a prática dessa atividade fortalece o corpo e, quando feita em grupo, promove a conexão entre os pais e filhos, enquanto cultiva a consciência do corpo e da respiração. 
  • Caminhada consciente: Ao caminhar, esteja completamente no momento presente e foque no ambiente ao redor mantendo a atenção em cada passo dado. 
  • Tempo de silêncio: reserve períodos para o silêncio, longe de distrações externas. Use esse tempo para se conectar consigo mesmo e relaxar. 

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