Metas 2023: como organizar uma boa rotina de estudos

Anotar o planejamento semanal de estudos na agenda pode ajudar muito o estudante, assim como manter o ambiente e o material organizados

Com o início de um novo ano letivo, a meta de muitos alunos é organizar os seus estudos. E abandonar os costumes das férias de verão e definir uma rotina, já pensando nas aulas, pode ser um grande desafio, mas é uma etapa essencial para ter foco em 2023 e alcançar objetivos.

Para um estudante ter sucesso em suas metas acadêmicas, tanto no aprendizado do inglês quanto de outras disciplinas, ele precisa ter vontade, dedicação e, sobretudo, organização. Há diversas estratégias que podem ajudá-lo a estruturar um cronograma de estudos personalizado. Confira alguns pontos fundamentais:

          Use um planner ou agenda durante o ano

O primeiro passo é comprar uma agenda ou planner para usar em 2023. Nesse caderno, que pode ter o estilo e o formato que você preferir, é essencial anotar as demandas e prazos estipulados pela escola, além de compromissos pessoais e planejamentos do dia a dia.

Para muitos estudantes, essa é a chave para seguir um cronograma que contemple todas as disciplinas e atividades das suas semanas. A longo prazo, ele conseguirá se preparar para grandes objetivos, como uma certificação de inglês ou uma prova específica.

          Dias e horários para estudar

É interessante que o aluno defina dias e horários para estudar em casa, complementando o que foi visto na escola. Ele pode anotar esse planejamento semanal em sua agenda – o que o incentivará a ter disciplina para segui-lo.

          Ter um ambiente fixo de estudos

Outro ponto importante é ter um ambiente fixo e exclusivo para os estudos. Não é recomendado que o estudante faça as tarefas na cama, por exemplo, já que ele associa aquele espaço ao sono e não à produtividade.

          Organizar o material

A criança deve organizar todos os cadernos, livros e itens de papelaria que serão necessários para os seus estudos. É importante deixar esses materiais em um setor de fácil acesso para uso, sempre disponíveis.

          Fazer revisões frequentes dos conteúdos

É fundamental que o aluno não deixe para estudar somente na véspera da prova. Se ele seguir o cronograma semanal que anotou em sua agenda, fará revisões constantes dos conteúdos que foram passados pelos professores. Assim, a tarefa é menos desgastante e mais eficiente.

          Fazer pausas

O estudo não será produtivo se a criança ou adolescente estiver exausto. Por isso, é indispensável encontrar equilíbrio no cotidiano e ao longo de cada dia, tirando pausas durante os momentos de estudo para renovar as energias. Boas dicas são se alongar, hidratar-se, ir ao banheiro ou conversar com um familiar.

          Saber o que estudar

Não adianta elaborar um cronograma de estudos sem ter clareza de quais conteúdos precisam estar nele. Portanto, anote em seu plano qual o recorte específico que você contemplará naquele momento da semana.

Confira essas e mais dicas da Red Balloon no nosso blog!

 

Entre em contato