Meio ambiente: conheça algumas práticas sustentáveis da Red Balloon

Por meio de atividades lúdicas, que estimulam a criatividade e usam o inglês como forma de comunicação, os estudantes desenvolvem valores sólidos sobre a relação com o planeta

Em junho, uma das pautas em alta no Brasil é a questão da sustentabilidade ambiental, levando em consideração, inclusive, que a “semana do meio ambiente” inaugura o mês. Indo muito além das datas comemorativas, a Red Balloon promove a educação ambiental durante o ano inteiro, com estudantes de diferentes idades.

EcoFriendly Activities

Temas relacionados à preservação ambiental são trabalhados em rodas de conversas com os estudantes, para que amadureçam essa consciência. “Essas rodas de conversa acontecem nos mesmos dias de celebração e conscientização de datas como o Dia da Água, da Terra, do meio-ambiente e que também são celebrados ao redor do mundo. Na Red Balloon, chamamos esses eventos de Eco-friendly”, diz Mariana Dams, Editora da Red Balloon.

As atividades são adaptadas de acordo com as aulas, a faixa etária e o nível de proficiência – e iniciam desde o primeiro estágio, aos três anos de idade. Para os mais novos, os nossos teachers conduzem atividades com materiais não estruturados, como usar embalagem de iogurte para criar uma cortina decorativa para a sala, representando a chuva e conscientizando sobre o uso inteligente da água. Assim, de forma prática, as turmas aprendem a importância de preservar o planeta e como pequenas ações fazem a diferença.

Ações em unidades

Dentro das escolas da Red Balloon, é comum encontrar lixeiras para a separação dos resíduos para incentivar a reciclagem e o descarte correto de cada item, além das conversas promovidas pelos professores. Nesse contexto, todas as unidades da Red Balloon seguem as diretrizes pedagógicas da marca, mas algumas unidades reforçam ainda mais a questão ambiental, de acordo com o público local.

Em Recife, por exemplo, a Diretora da Unidade de Boa Viagem, Mariana Cavalcanti Lima, afirma que as famílias da região valorizam muito os projetos voltados à sustentabilidade. Por isso, eles colocam um esforço grande nas datas comemorativas, como o Dia Internacional da Água internacional ou o Earth Day.

Assim, eles expandem os projetos para além das salas de aula, engajando toda a comunidade escolar. Mariana Lima também destaca a campanha de reduzir o uso de plástico na unidade, usando copinhos descartáveis ecológicos (de papelão) e vendendo garrafinhas padronizadas com o logo da escola.

Materiais sustentáveis

“No nosso Centro de distribuição de materiais adotamos práticas como: reuso de pallets de               madeira em reformas, descarte de material através de empresa de aparas que vende esse papel aparado como matéria-prima, e contato com empresas de produção de papel reciclado”, diz Mariana Dams.

Farmer’s Market

O Farmer’s Market – atividade que acontece em todas as unidades da Red Balloon, simulando um dia de feira para os estudantes – também é uma forma de conscientizar as turmas sobre sustentabilidade. Nessa ação, os estudantes observam, na prática, como as escolhas de consumo das pessoas afetam o meio ambiente. Portanto, são incentivados a comprar produtos sustentáveis, orgânicos e de comércio justo, e a reduzir o consumo de plástico, por exemplo.

Por que trabalhar a conscientização ambiental com os estudantes?

“Em um mundo com escassez de recursos naturais e degradação do meio ambiente, a sustentabilidade na escola é um assunto cada vez mais importante. Ao conhecer as causas e consequências do problema, os estudantes serão capazes de entender e criar ações que possibilitam usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente”, afirma Mariana Dams.

Em suma, vale ressaltar que as ações da Red Balloon voltadas ao meio ambiente acontecem de forma contínua, durante o ano inteiro, não apenas em datas comemorativas, formando cidadãos mais responsáveis e críticos. Afinal, a educação ambiental é o primeiro passo para que possamos fazer a diferença!

Para oferecer essas oportunidades de aprendizado ao seu filho, venha conhecer uma das nossas unidades!

Entre em contato