Inglês para iniciantes: por onde começar? Os 9 passos!

Ninguém tem dúvidas de que o inglês é uma língua global!  Mas o que nem todos sabem é que é um dos três idiomas mais falados no mundo! Perde apenas para o mandarim e o hindi, que diga-se de passagem, são as línguas faladas nos dois países mais populosos do mundo (China e Índia).

Você sabia que, quando somados os nativos do inglês com as pessoas que o têm como segunda língua, há mais de 1 bilhão de falantes? É incrível, visto que hoje a população mundial é de pouco mais de 7.8 bilhões de pessoas! Ou seja, a cada 10 terráqueos, mais de um (1,2) fala inglês. E olha que existem cerca de 7.000 línguas faladas em todo o planeta.

Sendo uma língua mundialmente falada, em algum momento da sua carreira você precisará do inglês. Você não pode ficar de fora dessas estatísticas! Para te ajudar, trouxemos no post de hoje os 9 passos que vão lhe introduzir o inglês para iniciantes. Fique com a gente e confira!

  • Comece organizando e planejando seus estudos

Todo novo projeto iniciado necessita de planejamento e organização. Com um novo idioma não é diferente. Além disso, é muito desgastante passar parte do tempo que você tem para estudar em busca de informações, recursos e materiais.

Por isso, a nossa primeira dica de inglês para iniciantes é que você se organize!

Dedique algum tempo para planejar a sua rotina de estudo e todos os recursos que precisará para isso… Faça isso por escrito. Dessa forma, você  aproveitará ao máximo os seus momentos de aprender inglês, tornando-os muito mais produtivos e eficazes.

  • Estabeleça metas e se comprometa

Muitas pessoas se sentem motivadas ao iniciar algum curso ou qualquer outra atividade que envolva um novo aprendizado. Acontece que com o passar das semanas, a motivação pode diminuir… Para isso não acontecer com você, estabeleça metas de curto e médio prazo e comprometa-se a cumpri-las.

Mas lembre-se que você precisa ter o pé no chão ao definir essas metas, caso contrário, vai se frustrar logo! No início, um bom compromisso seria estabelecer dias e horários para estudar inglês: por exemplo, 30 minutos em 3 dias alternados da semana.

Aos poucos, você poderá traçar metas mais relacionadas ao conteúdo. Contudo, para começar, é importante que você cumpra o compromisso consigo mesmo.

  • Comece a pensar em inglês

Embora soe estranho e não pareça natural, esta é uma ótima ferramenta que ajuda consideravelmente a começar a incorporar o inglês. Normalmente, primeiro pensamos para depois fazer…  os seres humanos costumam funcionar assim! Tente elaborar seus pensamentos em inglês.

É normal que, a princípio, você pense no que vai dizer em português. Mas, traduza mentalmente e depois diga para si em inglês. Depois, se você conseguir começar a elaborar seus pensamentos diretamente em inglês, conseguirá se comunicar com mais fluência. Este exercício é uma ótima maneira de adicionar palavras que você usa com mais frequência ao seu vocabulário.

  • Treine seus ouvidos

Desde os primeiros minutos de vida, quando bebês, começamos a ouvir sons e vozes e, eventualmente, começamos a relacioná-los com o que vemos. Aos poucos, vamos assimilando o vocabulário ouvindo as pessoas ao nosso redor.

Primeiro, começamos imitando os sons e, à medida que nosso cérebro se desenvolve, começamos a formar nossas primeiras frases. O processo de aprendizagem de um novo idioma é semelhante ao que aconteceu quando éramos crianças.

Exercitar o listening nos ajuda a aprender inglês, pois aprendemos a falar um idioma primeiro ouvindo e depois repetindo. A compreensão auditiva é uma das habilidades mais importantes e deve ser uma das primeiras a ser desenvolvida.

  • Comece a treinar a sua pronúncia

Mesmo que você ainda não conheça o idioma na teoria, comece a falar em voz alta e concentre-se na pronúncia. Encontre palavras ou frases que deseja aprender, repita-as indefinidamente até gravá-las e conseguir pronunciá-las corretamente.

Portanto, quando se trata de ser iniciante no inglês, o recomendado é que alguém que saiba falar o idioma te escute e possa te corrigir. Aprender inglês sozinho nessa fase da pronúncia pode ser bem difícil, se você não tiver nenhuma base. 

Dica: ajuda profissional nesta fase é vital para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. Por isso, não perca tempo: descubra qual é o melhor curso de inglês para iniciantes e se matricule!

  • Foque inicialmente no vocabulário básico

Conseguir um grande vocabulário em inglês leva tempo, é melhor começar com as coisas básicas que você observa no dia a dia. Por exemplo, você pode começar aprendendo cores, números e animais.

Uma estratégia que você pode usar para incorporar o inglês básico é construir seu próprio dicionário com palavras ordenadas por assunto. Desta forma, será mais fácil para você lembrar e relacionar os diferentes termos. Também permite que você comece com os tópicos que mais tenham a ver com você.

Para expandir seu vocabulário mais rapidamente, busque também iniciar um curso básico de inglês. Descubra quanto custa um curso de inglês e você verá que vale bastante a pena, principalmente se seus objetivos de aprendizado do idioma são por motivos mais urgentes.

  • Aprenda inglês com filmes e séries de TV

Assistir a filmes em sua versão original inglesa te ajudará a exercitar bastante a sua compreensão auditiva.  Além disso, enriquecerá seu vocabulário (com termos do cotidiano), vai te ajudar a acostumar seus ouvidos ao sotaque, bem como praticar a pronúncia.

Além disso, as séries de televisão são uma boa maneira de aprender. São mais curtas e criam dependência com a qual garantimos um estudo regular do inglês. E isso é “estudar”? Essas são atividades agradáveis ​​que às vezes são difíceis de deixar de lado. Por isso, as séries são ideais para aprender aos poucos.

  • Aprenda inglês com música

Sim, a música também é um instrumento ideal para aprender uma língua estrangeira.

Como os filmes da versão original, os textos das canções em inglês são uma boa fonte de palavras e expressões que podem ser memorizadas sem dificuldade. Se você é um iniciante, pode começar com as canções de ninar em inglês (lullaby).

  • Encontre recursos e aplicativos online

O smartphone pode ser seu inimigo e absorver todo o seu tempo ou pode se  tornar um aliado para aprender inglês. Você pode baixar aplicativos, ouvir rádios online e podcasts em inglês, jogos, ebooks e guias … E acima de tudo, o YouTube é uma fonte inesgotável de recursos para aprender inglês. Se você começar a procurar, verá que a quantidade de recursos que a internet oferece é inesgotável.

Inglês para iniciantes: por que escolher a Red Balloon

Como dissemos, no que se refere à língua inglesa, a melhor opção é contar com a ajuda profissional de um professor ou de um programa que te guie no caminho certo, desde a primeira aula de inglês.

Por isso, depois de pesquisar as instituições e descobrir qual o valor de um curso de inglês, é interessante começar um curso de inglês básico.

Na Red Balloon, você encontra um ótimo curso de inglês para iniciantes. Nossos cursos  são voltados para alunos desde a primeira infância, já aos 3 anos de idade, até os adolescentes de 17 anos. Com mais de 90% de aprovação nos exames de Cambridge, nós somos sinônimo de fluência e sucesso! Aqui, a meta de aprender inglês é alcançada!

Entre em contato