Férias escolares: 5 atividades divertidas para praticar inglês em família

É importante que o contato diário com o inglês continue durante as férias por meio de programas divertidos

 

Sem as aulas, as crianças podem aproveitar o tempo livre para brincar, explorar atividades diferentes e se divertir. Todo esse momento de descanso é fundamental para os estudantes, mas para quem está aprendendo uma nova língua, como o inglês, continuar em contato com o idioma, mesmo durante as férias, faz toda a diferença.
 
Pensando nisso, separamos cinco atividades que os estudantes podem fazer com a família para praticar inglês durante o período. Confira:
 
1- Ouvir músicas em inglês, acompanhando a letra
Músicas fazem parte do cotidiano das pessoas. Nas férias, é interessante que as famílias coloquem ainda mais canções em inglês nas suas playlists, para que o contato com o idioma seja frequente.
 
Ao ouvir uma música em inglês e acompanhar a letra, o indivíduo memoriza estruturas gramaticais e expande o seu vocabulário de maneira divertida. Uma vantagem é que essa atividade pode ser feita em qualquer momento do dia e durar poucos minutos, caso a agenda da família esteja apertada.
 
2- Assistir filmes ou séries em inglês
Filmes e séries são uma das formas de entretenimento favoritas das crianças e adolescentes. Hoje, com as plataformas de streaming, é possível acessar um catálogo amplo, com configurações em diversos idiomas.
 
Uma dica é ver um filme que a família toda gosta e conhece, com o áudio e a legenda em inglês. Assim, todos aprendem novas palavras, gírias e expressões, além de prestar atenção na pronúncia e entonação. Essa também é uma forma de conhecer mais da cultura norte-americana ou inglesa, dependendo da obra escolhida.
 
3- Ler histórias em inglês
A leitura em voz alta é uma atividade que, tradicionalmente, muitas pessoas fazem em família. Ao incluir livros em inglês na prateleira, essa atividade passa a ser um momento conjunto de aprendizado. Pais e filhos descobrem novos termos, pronúncias e acompanham uma narrativa estrangeira, que, muitas vezes, traz lições diferentes das que já estavam acostumados
 
4- Conversar em inglês
De forma descontraída, a família pode combinar de ter conversas apenas em inglês em alguns momentos do dia. O grupo pode definir, por exemplo, que quando estiverem jantando só falarão o idioma estrangeiro. Nesses diálogos, que devem ser espontâneos e leves, as gerações aprendem juntas, conforme usam o vocabulário típico do seu dia a dia.
 
5- Fazer uma noite do Karaokê com músicas em inglês
Para as famílias mais animadas, uma dica excelente é fazer uma noite do Karaokê com músicas em inglês. Cada participante pode escolher as canções que deseja apresentar sozinho, como se os parentes fossem o público do “show”, ou selecionar títulos para todos cantarem juntos.
 
A atividade pode ser feita na sala de casa, acessando vídeos do YouTube, ou em um estabelecimento próprio para isso. A diversão é garantida de qualquer forma!

 

Para conferir mais sobre a Red Balloon, veja os nossos vídeos no YouTube!

 

 

 

Entre em contato