Entenda como focar nos estudos de inglês

Saber como focar nos estudos de inglês é fundamental para quem quer fazer um “intensivão” no idioma e aproveitar ao máximo as horas dedicadas ao conteúdo. Porém, tão importante quanto manter a atenção nos livros  é afastar a ansiedade e o cansaço que chegam para atrapalhar o rendimento do estudante. Pensando nisso, a Red Balloon preparou um guia completo te ensinando técnicas eficazes para focar nos estudos de inglês de maneira saudável e produtiva.

Antes das dicas, é importante ressaltarmos que muitas vezes a expectativa de aprender um novo idioma e viver experiências com uma cultura diferente, aliado aos desafios de dominar a língua estrangeira, podem fazer com que o aluno alimente uma pressa e ansiedade totalmente prejudiciais para o seu aprendizado e que precisam ser evitadas. 

Assim, para descobrir como manter o foco nos estudos e alcançar a fluência rapidamente sem prejudicar a saúde mental, continue a leitura e aproveite os truques que nossos especialistas no tema selecionaram! 

Como evitar que a ansiedade atrapalhe a concentração?

Independentemente da idade do aluno e do conteúdo em questão, estudar exige dedicação e concentração no assunto por alguns minutos ininterruptos, o que consequentemente pode vir a provocar um desgaste ou cansaço mental. E, quando esse cansaço chega, a ansiedade em terminar logo as atividades do dia começa a dominar a atenção do estudante.

Para evitar que esse sentimento roube por completo o foco, o ideal é impedir que ele surja. Ou seja, o aluno precisa descobrir como focar nos estudos sem se sentir ansioso ao longo do tempo, e para isso existem diversas técnicas, como vamos mostrar mais adiante, mas saiba que cada indivíduo pode encontrar suas próprias estratégias.

Para algumas pessoas, estudar em grupo é uma ótima forma de manter a concentração total no tema por horas e esquecer as outras questões que deixam a mente ansiosa. Já para outras, o ideal mesmo é se dedicar ao conteúdo por apenas 15 minutos logo pela manhã, fielmente todos os dias. Portanto, vale testar o que funciona melhor para o aluno.

Como focar nos estudos de inglês de maneira leve?

Na imagem, uma estudante usa de vídeos para focar nos estudos em inglês.
Uma forma de como focar nos estudos em inglês é usar momentos de descontração para exercitar o idioma, como séries e filmes em inglês

Para os estudantes que querem aprender como focar nos estudos de inglês de maneira leve e eficaz, por mais que a vontade de alcançar a proficiência no idioma seja grande, é preciso sempre lembrar da importância de viver uma etapa de cada vez. Afinal, antes mesmo do nível avançado o aluno já pode ter uma boa comunicação na língua.

E, para ajudar nesse percurso e dar uma variada nas metodologias utilizadas, algumas sugestões para quem quer estudar e praticar o idioma estrangeira de maneira descontraída e funcional são:

  • Jogar games educativos em inglês;
  • Assistir filmes e séries em inglês;
  • Conversar online com nativos;
  • Ouvir notícias e podcasts estrangeiros;
  • Participar de grupos de estudos.

Todas essas sugestões devem ser complementares às aulas e momentos de foco habituais, pois a proposta é que tais atividades sirvam também como um momento de socialização e lazer, ajudando a aliviar a pressão colocada sobre o estudante e descarregar o cansaço.

5 práticas que fortalecem o foco nos estudos

Como mencionamos no início deste guia, existem inúmeras técnicas para focar nos estudos de inglês sem causar o sentimento de pressão e ansiedade no aluno e, consequentemente, oferecendo um rendimento ainda melhor. E, para lhe ajudar, listamos abaixo cinco dessas práticas que valem a pena inserir no dia a dia de estudos da garotada. Dá só uma olhada:

1. Ter uma rotina diária de estudos

O nosso cérebro se acostuma com as tarefas que viram hábitos diários, e assim sente menos dificuldade em realizá-las com frequência. Por isso, é importante que o aluno estude ao menos 10 minutos todos os dias. Afinal, especialmente quando se trata do aprendizado de um novo idioma, a exposição constante ao conteúdo faz toda diferença.

Porém, vale lembrar que a indicação é ter uma rotina de estudos estruturada, com horário definido para começar e encerrar o tempo em frente aos livros. Neste caso, sempre vale a pena incluir uma organização com uma agenda de estudos com esses horários, seja ela física ou virtual.

Essa tática evita que o aluno se sobrecarregue estudando muito mais do que o seu corpo suporta e impede também que os momentos de concentração se tornem um fardo.

2. Não dispensar a motivação para estudar

A motivação é uma das melhores estratégias para focar nos estudos de inglês sem achar essa tarefa chata e entediante. Isso porque o estudante motivado consegue aproveitar melhor o tempo de dedicação, alcançar resultados mais satisfatórios e não se desgastar no processo, o que ressalta a importância de darmos destaque para os elementos motivadores.

Para cada aluno, a motivação para estudar pode ser resultado de algo diferente, como conseguir uma bolsa de estudos, realizar uma viagem para o exterior ou, para as crianças menores, a vontade pode estar em simplesmente participar de uma confraternização com os colegas de classe. Ou seja, não importa qual seja o objetivo, o essencial é relembrar o motivo daquele esforço e garantir que todo aprendizado vale a pena, independentemente de recompensa.

3. Estabelecer momentos de descanso e lazer

É fato que não existe como focar nos estudos com a mente e o corpo cansados, por mais que o aluno esteja motivado e sinta prazer em aprender. Dito isso, é fundamental estabelecer momentos de descanso e lazer total, para que a criança brinque, socialize, assista seus programas favoritos e se desconecte um pouco da obrigação escolares e extracurriculares.

Aqui é importante que essas atividades de descanso fujam das práticas já realizadas enquanto a criança estuda, como jogos em inglês e outras atividades que remetem às aulas. Assim, se possível, dê preferência para exercícios ao ar livre e brincadeiras manuais e fora do mundo virtual, por exemplo.

4. Manter o ambiente de estudos organizado

Como focar nos estudos de inglês envolve se desligar de distrações e elementos que chamem a atenção ao seu redor, é essencial manter o ambiente sempre organizado, seja ele uma pequena sala de estudos, uma escrivaninha no quarto ou apenas um espaço da mesa de janta. Afinal, o que importa é que seja um lugar arejado, bem iluminado, calmo e organizado.

Logo, evite deixar papéis espalhados pela mesa, livros tumultuados e qualquer outro objeto que não será usado naquele momento. A dica é separar esses materiais em caixas organizadoras para ficar fácil de guardar e de encontrar quando for preciso — sem precisar fazer uma nova bagunça para tal.

Veja também:

5. Dormir e se exercitar regularmente

Uma boa noite de sono bem é indispensável para recuperar as energias físicas e mentais, renovar o ânimo para as atividades do dia e equilibrar a produção de hormônios no organismo. Sabendo disso, nada de deixar de dormir ao menos 8 horas diariamente para estender o tempo de estudo, ok? Afinal, esse hábito faz com que a produtividade do aluno caia e as horas gastas a mais prejudiquem até mesmo o aprendizado anterior.

Além disso, estudar é uma forma de exercitar o cérebro, e como corpo e mente precisam estar sempre em sintonia, é necessário movimentar todo o restante também. Por isso, praticar algum esporte, realizar caminhadas ou alguns minutos de alongamento diário ajudam a colocar o corpo no mesmo ritmo de funcionamento da mente.

8 truques para focar nos estudos de inglês e se tornar fluente

Um aluno está aplicando algumas estratégias de como focar nos estudos no pátio de sua escola.
Uma boa prática de como focar nos estudos em inglês é traçar pequenas metas diárias, e segui-las uma a uma.

Até aqui já deu para anotar boas dicas de como evitar a ansiedade e o cansaço na hora de estudar e manter um bom rendimento, não é mesmo? E, para quem está em busca dos truques de como focar nos estudos em inglês, separamos mais oito estratégias que vão lhe ajudar muito. Veja:

1. Tenha um ritual para estudar

Para que o cérebro entenda que é o momento de se concentrar no assunto por um determinado tempo, uma boa dica é ter sempre um ritual para dar início aos estudos, como fazer 5 minutos de meditação, ouvir uma música tranquilizante ou mesmo preparar o espaço e os materiais que serão usados.

2. Fique longe das distrações

Celular, televisão, jogos e qualquer outro elemento que possa provocar a distração devem ficar longe — talvez até em outro cômodo para evitar a tentação de dar pequenas olhadinhas em uma mensagem ou outra. Se não for possível, desligue as notificações e coloque os aparelhos em modo silencioso.

3. Trace uma meta por dia

Não adianta tentar devorar um módulo inteiro do curso em apenas uma tarde, por exemplo. É necessário traçar pequenas metas para cada dia e segui-la com calma, tendo como principal objetivo dominar o assunto ao invés de concluí-lo rapidamente. E, saiba que a leitura de um texto em inglês e a resolução de um bloco de exercícios já pode ser suficiente para o dia.

4. Comece pelos assuntos difíceis

Especialistas em neurociência indicam que começar estudando assuntos mais difíceis ajuda o cérebro a trabalhar tanto no modo focado quanto no modo difuso, que acontece quando a mente entra em estado de relaxamento, diminuindo a tensão e encontrando mais facilmente resultados para questões que antes pareciam super complexas.

5. Use a Técnica Pomodoro

Outra estratégia conhecida e muito bem recomendada para quem deseja saber como focar nos estudos de inglês é a Técnica Pomodoro, que consiste em 25 minutos de concentração na tarefa e 5 minutos de pausa para descanso. 

Na Técnica Pomodoro, após concluir quatro blocos de foco a pausa deverá ser de 30 minutos. Assim, ao todo o aluno terá dedicado cerca de duas horas, com intervalos úteis para se aprender com garantia e eficiência.

6. Estude com séries e músicas

Também tem como focar nos estudos de inglês utilizando séries e músicas no idioma. Existem, inclusive, diversas vídeo-aulas disponibilizadas por professores gratuitamente na internet que exploram habilidades de listening, reading e speaking, tudo isso com episódios de seriados famosos e músicas em inglês que são populares entre a garotada.

7. Revise o que já foi estudado

A revisão é uma excelente tática para se focar nos estudos logo nos primeiros minutos. Assim, uma alternativa é sempre começar o seu momento de atenção com uma breve revisão do que foi estudado no dia anterior. Além disso, separar datas específicas do cronograma de estudos somente para a revisão também pode ser interessante, especialmente para os períodos de testes e avaliações.

8. Não ignore suas dúvidas

Uma das dicas mais importantes deste guia de como focar nos estudos de inglês é que o aluno tire todas as dúvidas que surgirem ao longo do percurso, já que essas pequenas interrogações acumuladas podem atrapalhar completamente o aprendizado e acabar por desestimular o estudante. Então, lembre-se de anotar os questionamentos e em um momento oportuno, consulte o professor, ok?

Viu só como focar nos estudos pode ser uma tarefa leve e prazerosa, mesmo que praticada todos os dias? E, agora que você descobriu as melhores técnicas para manter pessoas de todas as idades concentradas no aprendizado de inglês, com certeza alcançar a fluência será muito mais fácil, concorda?

Ah! E para se tornar um falante na língua sem perder tempo, conte com uma instituição de qualidade. A Red Balloon, por exemplo, tem mais de 50 anos de experiência e investe em metodologias modernas e eficientes para garantir o melhor aprendizado de inglês para jovens e crianças dos 3 aos 17 anos de idade. Ou seja, seu filho chega na fase adulta dominando 100% o idioma.

Se interessou? Clique aqui e conheça todos os cursos e programas da Red Balloon!

 

Entre em contato