Entenda a metodologia de ensino usada pela Red Balloon

Quando falamos em ensinar inglês para crianças, é muito importante ter boas metodologias de ensino, afinal, é preciso inserir esse novo idioma na vida delas de uma forma lúdica e divertida. Pensando nisso, a Red Balloon oferece uma metodologia única e inovadora, nós desenvolvemos a nossa própria maneira de ensinar e isso tem nos dado excelentes resultados nos últimos 50 anos!

Nossos resultados geram 80% de recomendação dos pais dos alunos, e essa aprovação vem da nossa prioridade: garantir que os nossos alunos continuem aprendendo inglês.

É claro que isso não é tão simples quanto parece! Dar aula de inglês para crianças necessita de disposição, ferramentas específicas e plena consciência de que aquilo que estamos fazendo poderá impactar toda a vida dessa criança.

Dada a importância deste tema, hoje vamos explicar um pouco sobre a metodologia utilizada aqui na Red Balloon, desta forma, você poderá entender um pouco mais a forma que trabalhamos em cada etapa (Kids, Junior e Teens).

{{cta(‘8c43aec2-f785-4246-9058-6bd63326f7e6′,’justifycenter’)}}

O que existe em comum em todas as etapas?

Aqui na RB, nós dividimos nossos alunos em 3 etapas diferentes:

  • Kids: dos 3 aos 6 anos de idade;
  • Junior: dos 7 aos 9 anos;
  • Teens: dos 10 aos 17 anos.

E embora tenhamos atividades específicas para cada idade de acordo com a necessidade que cada etapa de desenvolvimento requer, algumas coisas são comuns entre todas as idades:

  • A carga horária para cada aula: são duas horas aproveitadas ao máximo;
  • A forma como ensinamos: descontraída, séria e ao mesmo tempo divertida;
  • Nossa rotina é saudável e acolhedora: aproveitamos cada minuto da prática, mas respeitamos os limites de cada estudante;
  • Desenvolvimento que vai além de aprender inglês: nosso material e nossa forma de ensinar ajudam no desenvolvimento da cooperação, responsabilidade, autoconhecimento e interação, sempre utilizando o inglês como meio de comunicação;
  • Nosso foco: é e sempre será a educação dos nossos estudantes por meio do ensino em inglês.

Como mencionamos anteriormente, é importante que cada etapa possua técnicas de ensino e atividades condizentes com a fase de desenvolvimento das nossas crianças. E é exatamente isso que você vai ver agora!

Etapa 1: Kids

Esta etapa é extremamente importante no desenvolvimento das crianças, isso porque, é exatamente nessa fase que elas estão mais propensas a novos aprendizados. Ou seja, é fundamental ensinar de forma lúdica e que desperte o interesse da criança.

Você já percebeu como nesta fase as crianças parecem copiar tudo o que você faz? Às vezes, parece que uma palavra é falada uma única vez, e mesmo assim, a criança retém esta informação e quando você menos espera, ela faz exatamente igual! Não é?

Aproveitando essa facilidade em aprender proporcionada pela primeira infância, o nosso ensino é focado no desenvolvimento da compreensão e da oralidade.

Isso é feito através de histórias baseadas na rotina e no universo das crianças. Focamos em atividades Maker (do tipo faça você mesmo), eventos especiais para a idade, atividades de culinária, músicas, vídeos e jogos dentro da nossa plataforma digital.

Importante salientar  que tão importante quanto a metodologia, é a expertise dos nossos professores, escolhidos especialmente pela experiência em ensinar crianças nesta faixa etária.

Etapa 2: Junior

Essa etapa exige um nível de atenção diferente! Aqui, as crianças já estão em um outro nível de desenvolvimento e precisam consolidar de forma mais aprofundada aquilo que foi introduzido nos primeiros anos de vida.

Aqui, mais exatamente no Júnior, são introduzidos exercícios que trabalham o alfabeto em inglês, bem como as combinações de sons e a forma escrita dessas palavras.

Avançando um pouco, no Junior 1 e 2, focamos no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, compreensão e comunicação da língua inglesa.

Para fortalecer todo este aprendizado, utilizamos jogos da nossa plataforma, atividades maker/steam, vídeos e áudios, eventos especiais desenvolvidos para aprender além da sala de aula.

Uma coisa bacana dessa etapa, é que conforme for o desenvolvimento do aluno, ao final do Junior 2, ele poderá prestar o exame Cambridge English – Starters (YLE Starters).

Etapa 3: Teens

Bom, não é segredo que a pré-adolescência e adolescência são etapas de muitas descobertas e aprendizados. Aqui, nossas crianças (já não tão crianças) já têm boa parte de sua personalidade formada, com desejos e vontades próprios, muitas vezes não sendo tão maleáveis a novas experiências. E é justamente por isso que é tão importante ter um ensino lúdico (de acordo com as necessidades e expectativas da idade), prático e divertido.

Nessa fase, os interesses são outros, por isso, a forma de ensinar e o foco do ensino é voltado para o mundo.

No curso Teens, nossos adolescentes são expostos não somente ao idioma e às suas regras gramaticais, mas também à cultura.

Aqui, nossos alunos aprendem mais sobre os aspectos culturais do idioma ao redor do mundo, justamente para que eles entendam que é uma língua universal, que irá proporcionar diversas experiências pessoais e profissionais durante a vida deles.

Com isso, vamos focar em desenvolver a autonomia, autoconfiança e independência do idioma tanto na fala quanto na escrita.

Dentro do Teens, os alunos são divididos em turmas (T1, T2, T3, T4, T5 e T6) conforme o desenvolvimento próprio e capacidade analítica e de compreensão.

Cada nível envolve uma complexidade diferente e mais próxima da fluência no idioma e cada um deles, é fortalecido com as atividades além da sala de aula: eventos, atividades culinárias, pesquisa investigativa (Inquiry-driven projects), vídeos, áudios e jogos dentro da nossa plataforma digital.

Inglês, é na Red Balloon!

A nossa metodologia é única, desenvolvida e aperfeiçoada ao longo de 50 anos. Contamos com um time de profissionais extremamente capacitados e motivados a fazer do mundo um mundo melhor por meio do ensino.

Nosso objetivo é que as crianças sejam preparadas para viver experiências incríveis usando o idioma mais falado no mundo!

Não é à toa que somos reconhecidos e recomendados pelos pais dos nossos alunos. Se você quiser conhecer mais de perto a nossa escola, é só encontrar no nosso site a unidade mais próxima de você e agendar uma visita!

Entre em contato