Ensino infantil: Ajude seu filho a falar outra língua

“É preciso uma vila inteira para educar uma criança”. Quando falamos do aprendizado do inglês no ensino infantil, podemos seguir a mesma premissa do dialeto africano, isso porque, para absorver, de fato, a língua estrangeira, a criança não deve restringir sua experiência somente às paredes da escola.

É preciso ir além, e, nisso, os pais possuem um papel fundamental: precisam levar para dentro de casa o aprendizado e oferecer outros pontos de contato com o idioma, ressaltando a importância da ludicidade na educação infantil. Sabendo disso, confira, agora, a importância de ir além da aula de inglês para crianças, criando um ambiente propício para a prática dentro de casa. Continue esta leitura e descubra 5 dicas de ouro para ser um agente ativo nesse processo!

Entenda o seu papel como pai nessa jornada

Qual a importância de estudar inglês na escola e continuar o ensino em casa na primeira infância? O primeiro motivo para estar presente e ativo nesse processo é simples: fazer-se presente nessa jornada de aprendizado do seu filho! Ao praticar ou dividir experiências com os pequenos, você cria uma relação afetiva com o ensino, facilitando o aprendizado e desmistificando o ensino teórico e monótono.

Então, nesse momento, seu papel é oferecer uma abordagem dinâmica e natural dentro de casa, possibilitando que o estudante esteja em constante contato com o idioma, não só vendo os livros de inglês na escola.

Com a rotina de estudos, o estímulo passa a ser tarefa não só dos professores mas também dos pais e da rede de apoio dessa criança.

{{cta(‘8c43aec2-f785-4246-9058-6bd63326f7e6′,’justifycenter’)}}

5 dicas para ajudar seu filho a aprender inglês!

Que é importante estar inserido no processo de aprendizagem dos filhos, isso você já sabe. Mas como inserir a prática no dia a dia da família? Isso você vai descobrir agora, com nossas 5 dicas importantes para ajudar seu filho a vivenciar o idioma e compartilhar experiências únicas com a família. Confira!

1. Não deixe de incentivar

Quanto antes aprender um novo idioma, melhor. Mas nem sempre os alunos começam nos primeiros anos de vida, logo, o apoio e o incentivo são sempre uma maneira de auxiliar no aprendizado.

Sempre que possível, reconheça o seu empenho em estudar e incentive-o a se dedicar cada vez mais para seguir evoluindo nos estudos. Além disso, adote uma postura acolhedora e encorajadora nas dificuldades e motive-o a pedir ajuda quando necessário. Pode parecer simples, mas são ações que causam grande impacto no desenvolvimento e na confiança dessa criança na jornada até a fluência no novo idioma.

2. Aprenda cantando junto

A música é um tipo de arte que desperta diversas sensações e reações químicas, induzindo a produção de substâncias responsáveis por nos transmitir a sensação de bem-estar e prazer, como a serotonina e a dopamina. Nesse quesito, a ciência nos ajuda a compreender algo de forma prática: a música é um elemento essencial para o nosso emocional, mas também é responsável por criar conexões entre a letra e o seu sentido.

Sendo assim, ouvir músicas em inglês, cantá-las e aprender pronúncias por meio da repetição são maneiras eficientes de aproveitar momentos, como o passeio de carro, para que os pequenos possam continuar estudando e aprendendo sem, necessariamente, estarem em uma sala de aula, desenvolvendo habilidades.

3. Compre e exercite jogos em outro idioma

O melhor jeito de aprender é brincando! Por isso, invista em jogos e games em inglês, seja ele online, seja offline. Há diversas opções de jogos de cartas no idioma, jogos de memória ou de relacionar imagens com palavras.

Já no computador, existem dois caminhos: games utilizados no idioma inglês para criar uma relação intuitiva ou, até mesmo, acessar sites para jogar e fazer atividades educativas ao mesmo tempo, em diferentes níveis, como você pode conferir neste site, que ressalta a importância do lúdico no processo de aprendizagem.

4. Se você fala inglês, utilize o idioma no dia a dia em casa

Quanto mais inserido no dia a dia da criança, mais fácil e natural será o seu aprendizado. Desse modo, se você ou alguém da sua casa tiver o domínio da língua inglesa, é interessante criar diálogos no idioma, para que a criança comece a fazer relações mesmo em casa e praticar, de maneira constante, o que vem aprendendo.

Contudo, se você não fala inglês, não se preocupe, isso não é um impeditivo para o aprendizado e desenvolvimento da criança. A parte mais importante é oferecer a ela um ensino de qualidade, com profissionais formados e capacitados para esse tipo de ensino para o público infantil. Às vezes, você e seu filho podem aprender juntos e trocar figurinhas sobre o idioma, o que é uma experiência enriquecedora para as crianças.

5. Ofereça conteúdos em inglês

Uma das maneiras mais eficientes para a criança se familiarizar com o idioma é inserir, no dia a dia, conteúdos feitos em inglês. Dessa maneira, além de se tornar algo familiar aos seus ouvidos, a criança é estimulada a repetir frases e, aos poucos, adequar a pronúncia.

De forma natural, o pequeno estudante aprenderá a fazer associações entre objetos e as suas respectivas palavras em inglês. Tudo isso porque, com um filme ou desenho, geralmente, a fala está muito ancorada no contexto ao seu redor, proporcionando uma assimilação mais natural e possibilitando esse aprendizado de maneira sutil no dia a dia.

Uma maneira simples para isso é utilizar conteúdos de serviços on-demand, escolher o desenho que achar adequado e colocar com o idioma em inglês. Desenhos em português que utilizam apenas algumas palavras na narrativa não são uma boa opção, já que a ideia é que a criança se familiarize com o idioma.

Gostou das dicas? Então, é hora de colocá-las em prática! Mas se você está buscando aprofundar a pesquisa para encontrar formas de oferecer um ensino mais qualificado e completo de inglês para crianças, confira nosso outro post e conheça os métodos utilizados pela Red Balloon e os benefícios desse tipo de ensino. Não perca!

Entre em contato