Ensinar inglês brincando: como fazer um caça ao tesouro?

Aprender inglês é um desafio, mas não é inalcançável!

Para as crianças, mais do que um desafio, é uma oportunidade de aprendizagem divertida e significativa que deixa uma marca de qualidade da competência linguística e uma da maneira mais fácil é ensinar inglês brincando.

Hoje, muitos pais consideram de vital importância o fato de seus filhos poderem aprender o inglês, já que têm clareza de que é uma língua fundamental para a vida profissional.

Eles estão preocupados em pavimentar o caminho no mundo altamente competitivo para que seus filhos tenham sucesso no futuro.

Proporcionar o aprendizado de inglês aos seus filhos é uma forma de apoiar o crescimento e desenvolvimento pessoal deles, mas… será que eles querem? Como promover esse interesse sem causar estresse desnecessário?

Bem, isso é fácil, pois é possível ensinar inglês brincando, deixando o tédio de lado. Na verdade, a melhor maneira de fazê-lo desde cedo é usando a linguagem preferida das crianças: os jogos e as brincadeiras infantis!

Neste post, daremos algumas dicas de como criar uma caça ao tesouro reunindo atividades divertidas de inglês e dar às crianças algumas horas de diversão e entretenimento. Confira!

O valor pedagógico de brincadeiras para aprender inglês 

O jogo possui uma finalidade, mesmo porque, ele gera prazer e alegria pelo simples fato de fazê-lo e também é um poderoso método para otimizar os processos de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, podemos dizer que as brincadeiras em inglês são as melhores metodologias para trabalhar e educar as crianças. Por esta razão, considera-se que têm um valor pedagógico fundamental na formação de professores para o ensino desta língua de várias formas:

  • ajuda a desenvolver tolerância à frustração;
  • ajuda a se adaptar a diferentes situações;
  • fornece reforço positivo de habilidade;
  •  oferece desafios, pois os jogos podem crescer em dificuldade, o que torna o aprendizado de inglês infantil mais divertido e interessante;
  • permite o aprendizado precoce, as crianças pequenas podem aprender inglês naturalmente por meio de brincadeiras e ajudam a formar as bases para o posterior desenvolvimento da linguagem.

Agora que já falamos sobre a importância de ensinar inglês brincando, vamos à caça ao tesouro!

A brincadeira de Caça ao Tesouro

Esta é uma das atividades lúdicas de inglês para educação infantil que as crianças adoram. Tanto que em vários desenhos animados sempre fazem algum episódio que envolve a caça a um baú com tesouros dentro!

Onde estará? Do que se trata? Você está pronto? A seguir, vamos ao passo a passo para elaborar e pôr em prática este jogo superlegal, adaptando-o para o ensino do inglês.

#Passo 1 – Escolha o local para a brincadeira

Crianças brincando de caça ao tesouro ao ar livre: uma ótima forma de ensinar inglês brincando

A primeira coisa a fazer é escolher um local de onde os participantes começarão a procura. Pode ser feito em uma área grande e aberta, como em um sítio, parque público ou até mesmo dentro da sua casa. O mais legal é que em qualquer ambiente escolhido haverá uma variedade de coisas que poderão ser exploradas para aprender novas palavras em inglês.

#Passo 2 – Crie o mapa de caça ao tesouro

Para criar o mapa, você pode usar cartolina ou papel A3 e, no caso, a ideia é representar em papel o ambiente onde a brincadeira vai acontecer. Tente saber o tamanho da área ou, pelo menos, representar o ambiente desenhando-o no papel. Feito isso, ficará mais fácil marcar no seu mapa os locais onde você esconderá as pistas que vai criar.

Além disso,o título, os objetos, legendas, e outras informações que você inserir no mapa devem conter o nome em inglês. Se quiser, também coloque a tradução para o português. Por exemplo, se você representar uma árvore no mapa, colocará o nome “tree” junto a ela, se for um sofá, colocará “couch” e assim por diante.

 #Passo 3 – Organize as pistas em inglês

O organizador da brincadeira deve criar pistas que ajudarão os participantes a chegarem até o tesouro e escrevê-las em cartões – pode ser cartolina, ou mesmo papel ofício. Como o intuito aqui é aprender inglês, nada mais óbvio que as pistas sejam escritas no idioma.

Não se esqueça: as pistas devem levar em conta a idade ou o nível de inglês das crianças que vão participar do jogo. Se as crianças ainda não forem alfabetizadas, faça as pistas com desenhos e diga para ela o nome do objeto/referência em inglês. Se elas estão aprendendo a ler, é interessante representar o desenho do objeto e seu nome em inglês.

 #Passo 4 – Separe os times ou equipes

Se houver um grande número de participantes, você pode dividi-los em equipes, criando nomes para os times ou equipe, como por exemplo – The hunters. E ensinar expressões que podem ser usadas entre os participantes durante a caçada:

  • Let’s go!
  • Come on here!
  • Found it!
  • We can do it!
  • Help me, please!

Nessa fase da brincadeira nasce o primeiro teste: habilitar quem é realmente um explorador. Para se provar um explorador, as crianças precisam superar o desafio do trava-língua.

Funciona assim: todos os jogadores têm que superar o desafio de recitar um trava-língua em inglês sem errar. Até que todos os participantes o tenham feito, eles não serão habilitados como verdadeiros exploradores.

Nota: um ou mais trava-línguas podem ser escolhidos dependendo do nível ou da idade dos participantes.

 #Passo 5 – Crie provas para tornar a caçada mais empolgante

Para o jogo ficar ainda mais interessante, você pode usar as pistas como testes para obter a próxima pista ou também pode submeter as crianças a testes como requisito para conseguirem uma outra pista. Veja alguns exemplos de testes:

  • Testes de equilíbrio: tente segurar um cabo de vassoura com o pé por alguns segundos.
  • Testes de pesquisa: encontre um determinado número de cápsulas, bolas, cartas ou o que vier à sua mente em um determinado momento.
  • Testes de criação: crie com argila/massinha a forma que você disser em um ou dois minutos.
  • Testes de pares: coloque um balão entre duas crianças (elas podem segurá-lo com a barriga). Elas terão que correr sem deixar cair o balão ou estourá-lo.
  • Quizzes musicais: coloque o início de uma música para que eles possam adivinhar qual é o seu título ou continue cantando.

#Passo 6 – Let’s play

Agora que você já escolheu o local, criou o mapa, as pistas e escolheu as equipes, só falta colocar o jogo em prática! Aproveite todo o seu esforço e se divirta enquanto as crianças encontram as pistas. Você verá como a alegria delas ao conseguir decifrar os enigmas em inglês vai lhe deixar contente!

Aprendendo inglês brincando: infantil e adulto

E quem acha que as brincadeiras auxiliam apenas as crianças a aprenderem um novo idioma, está muito enganado! Por meio dessa caça ao tesouro, os adultos têm a oportunidade de se beneficiar e aprender ou reforçar o seu vocabulário de inglês. Então, aproveite a chance e divirta-se junto com as suas crianças!

Quer mais dicas de como ajudar seu filho a aprender inglês? Então leia nosso post: Como introduzir o inglês no dia a dia das crianças?

Entre em contato