Ensinando inglês para crianças de forma lúdica

Sabemos que o desenvolvimento da fluência em inglês é um passo muito importante para os adultos. Através do idioma é possível alcançar novos horizontes dentro da própria carreira, mas o que muita gente não sabe é que para entregar profissionais mais capacitados no futuro, o desenvolvimento de idiomas pode ser mais efetivo quando iniciado na infância.

Por que a aula de inglês para crianças é importante?

Pesquisas mostram que o principal período de aprendizado do ser humano acontece durante a infância. O que para um adulto pode levar algum tempo, para crianças pode ser aprendido de maneira muito mais rápida, quando incorporadas dentro de uma rotina de estudos.

Isso se dá porque durante a infância a criança está propensa a realizar mais trocas de sinapses do que um adulto, o que significa que, de acordo com as experiências que adquire no dia a dia, ela pode reter mais informações e transformar em conhecimento mais rápido. O pensamento é: não existe oportunidade melhor para inserir informação e conhecimento a um ser humaninho do que quando ele está mais propenso a aprender, não é mesmo?!

Desta forma, quando chegar na fase adulta este indivíduo estará melhor preparado para o mercado.

Mas não é apenas isso!

Sabemos que a cultura inglesa ainda é super valorizada no aspecto global, o que faz com que grande parte da nossa cultura seja influenciada por conteúdos de língua inglesa, e com certeza, saber inglês vai dar a essa criança mais acesso à arte, produções de cinema e músicas globalizadas.

E, para fazer com que esse aprendizado seja muito mais fluido e leve, muitos pais e pedagogos têm feito o uso do ensino lúdico dentro de casa ou da sala de aula, desta forma, a criança consegue absorver quantidades enormes de conhecimento sem perder o interesse pela língua.

{{cta(‘8c43aec2-f785-4246-9058-6bd63326f7e6′,’justifycenter’)}}

A ludicidade no desenvolvimento infantil

A ludicidade como recurso de ensino dentro do meio pedagógico infantil traz para dentro do dia a dia na sala de aula uma importante forma de aprendizagem.

Apesar de utilizar brincadeiras e diversão, o ensino lúdico é de extrema importância durante a infância, e possibilita que os alunos possam descobrir o que é o pensamento crítico, assim como  expressar melhor os sentimentos, e também incentiva a comunicação entre indivíduos, além de também ajudar a desenvolver o respeito, a oralidade e a criatividade.

Para as crianças que aprendem inglês não é diferente. Através do aprendizado lúdico podemos inserir dentro da vivência e experiências desta criança a cultura e a língua de outro país através das brincadeiras, da imaginação, do que é real e do que é inventado, o que propicia um momento mais prazeroso para esses pequenos alunos, cheios de amor e plenitude.

Ensinando inglês de forma lúdica

Música

A música é uma das expressões artísticas mais consumidas no mundo, é uma arte que desperta interesse em pessoas de todas as idades, e com os pequeninos não seria diferente.

O som está intrínseco ao ser humano. Nossa relação com este sentido começa desde a 30ª semana de gestação, através do som que ouvimos ainda dentro da barriga da nossa mãe, nos acompanhando durante toda a vida, tornando-se importante desde as relações interpessoais, até os momentos de aprendizado.

Segundo Piaget, psicólogo que desenvolveu uma teoria com 4 estágios para o desenvolvimento infantil, as crianças conseguem adquirir conhecimento do mundo também através de percepções sensoriais, e é aí que entra o processo de audição, onde podemos inserir músicas, canções e cantigas em inglês para o melhor desenvolvimento da linguagem e do processo cognitivo, através de brincadeiras para os menorzinhos ou imersões mais profundas sobre o significado das músicas, para os maiores.

Através desses estímulos sensórios-motor, vindos da reprodução dessas músicas, as crianças podem responder a determinadas impressões de som ou realizar domínio e manuseio de objetivos que a música pediu para que ela fizesse e até se divertir desvendando o significado de cada estrofe daquela canção que ela tanto gosta, sem perder a atenção.

Uma boa dica para a introdução deste método de aprendizagem em inglês é a reprodução das Nursery Rhymes, o que em português seriam as canções de ninar. Além de ter o aspecto educativo, consegue ser leve e divertida e conta com o fator repetição, que é fundamental para esta faixa etária.

Algumas dessas canções para dar play para os pititicos são:

  • Old Mac Donald had a farm;
  • One, Two, Three, Four, Five;
  • Wheels on the bus;
  • Twinkle, Twinkle Little Star.

Audiovisual

O audiovisual também pode ser um ótimo aliado para desenvolver a fluência em inglês nos kids. Ele conta com uma vantagem dupla na hora de realizar o plano de ensino: a possibilidade de estimular tanto a visão, quanto a audição.

Através de vídeos, desenhos e animações, em sites como Netflix ou YouTube, você consegue utilizar essa tática de forma eficaz, pois, além de também utilizar a repetição,  como na música, eles também oferecem a possibilidade de transportação para outras realidades, o que pode fazer com que a criança esteja a todo momento se divertindo e prestando atenção enquanto absorve novos conhecimentos.

Outra possibilidade é a interação com o que ela está vendo na tela, afinal, alguns desenhos utilizam a tática de incentivar a participação da criança, o que pode ser ainda mais legal para ela, colocando também o conhecimento em prática.

Mas não esqueça: para manter os pequeninos com concentração nos estudos em inglês através desse método é importante também que não seja feito o uso de legendas. Desta forma, as crianças podem realizar uma maior imersão dentro do ensino, sem se prender à sua língua de origem.

Alguns desenhos e animações muito interessantes para serem reproduzidos dentro dessa dinâmica são:

  • Dora, a aventureira (com áudio original);
  • Peppa pig ( com áudio original).

Storytelling

Outro método para aplicação do ensino lúdico do inglês é Storytelling, neste contexto pode abranger desde pequenos contos, até a leitura de livros e utilização de marionetes.

Como dito anteriormente, um dos grandes diferenciais da ludicidade é tirar a criança daquele ambiente, mesmo que ainda esteja presencialmente na sala de aula, levá-la até outros universos, dentro da sua própria cabeça.

A leitura, a interpretação, a teatralidade utilizam da fantasia para a assimilação do conhecimento do inglês, que por vez, a criança nem percebe, mas continua sendo cada vez mais imersa dentro da língua.

Esses estímulos constantes, vindos de uma boa história, podem fazer com que o ponto de vista da criança sobre o ensino de línguas não seja algo nada chato.

Uma boa dica é a utilização de muppets no processo de storytelling, já que as crianças costumam se divertir bastante com esse tipo de interação, e o personagem ainda pode conversar com elas, fazendo com que interajam e pratiquem o inglês, sem a pressão e o medo de estar errando.

Tecnologia

Como vivemos em um ambiente globalizado, e nem nós, adultos, conseguimos fugir da tecnologia, como conseguiriam as crianças?

Hoje em dia, cada vez mais cedo, os pequeninos estão tendo acesso a estes aparatos tecnológicos, e como diria aquele ditado: “Se não pode com eles, junte-se a eles”.

A inserção da tecnologia como um método de ensino lúdico em inglês também é uma opção bastante interessante se você quer que a criança aprenda inglês de forma leve e divertida.

Através de aplicativos, jogos e sites é possível promover a interação da criança com a língua, onde ela não apenas vê ou ouve, mas precisa se concentrar, entender o que está acontecendo para definir seu próximo passo. É uma tática muito interessante, pois este tipo de interatividade acaba demandando mais do cérebro, resultando em benefícios para a capacidade intelectual e cognitiva, ajudando não apenas na assimilação da língua, mas também a melhorar a concentração infantil nos estudos.

Inglês para crianças com a Red Balloon

Agora que você já viu como o estudo lúdico em inglês pode ser eficaz, que tal matricular seu filho em uma escola de idiomas que leva para a sala de aula os melhores métodos do ensino infantil?

Na Red Balloon, você encontra o curso de inglês ideal para infanto-juvenil. Temos turmas de inglês para alunos desde a primeira infância até os 17 anos de idade, com mais de 90% de aprovação nos exames de proficiência do Cambridge. Escolha a Red Balloon, as unidades estão presentes em todo país, e você pode encontrar perto da sua casa.

Realize a matrícula do seu pequenino! É garantia de ensino de qualidade e inglês fluente de verdade!

Se você se interessou pelo assunto e já quer ajudar a criançada a realizar o estudo do idioma em casa, que tal dar uma olhadinha neste e-book: como ajudar meu filho a falar inglês? Um guia prático.

Entre em contato