“English All The Way”: entenda o método de ensinar inglês da Red Balloon

Claudia Peruccini, Gerente Pedagógica da Red Balloon, explica o funcionamento dessa estratégia que promove o inglês em todos os momentos

 

Na Red Balloon, utilizamos o método “English All The Way”,  em que os estudantes são incentivados a falar inglês o tempo todo.  Para isso, há o engajamento de todos os funcionários da escola, estejam eles dentro ou fora da sala – todo ambiente 

“Criamos um ambiente propício dentro e fora da sala de aula: coordenadores e professores se comunicam 100% em inglês. Demais colaboradores são encorajados a utilizar Magic Words (cumprimentos e frases do dia a dia em inglês)”, diz Claudia Peruccini, Gerente Pedagógica da Red Balloon.
 
Nas aulas, o professor ensina o idioma de forma contextualizada, além de praticar e revisar com todos os novos termos – é a chamada “classroom language”. Cada vez que é necessário colocar em prática o vocabulário visto em sala, o educador desafia e ajuda o estudante individualmente.


Por que o “English All The Way” beneficia o aprendizado?
“Acreditamos que quanto maior a exposição ao inglês, mais chances de desenvolver as quatro habilidades linguísticas, autoconfiança e autonomia para se tornar um sujeito bilíngue. Como mencionado, desafiamos o estudante a se expressar em inglês por meio da classroom language. Uma vez que uma palavra ou expressão foi ensinada em inglês, ele será lembrado que já aprendeu e será encorajado a se expressar em inglês”, afirma Claudia.
 
Dessa forma, o estudante aumenta o seu repertório linguístico de modo gradual e natural, o que possibilita mais autonomia e consolida o aprendizado, facilitando a evolução no domínio do idioma.


Atividades do método “English All The Way”
O “English All The Way” faz parte do cotidiano da Red Balloon, justamente por existirem atividades que reforçam a proposta 100% em inglês da escola. Dentre as ações promovidas internamente, Claudia ressalta: 

 

 
Fluency Campaign
“Além de ser encorajado durante as aulas, o estudante pode ter seus esforços reconhecidos quando é evidente que ele está se empenhando ao máximo para se expressar em inglês. Essa estratégia tem como foco os alunos com dificuldades ou mais introvertidos”, diz a Gerente.
 
English During Break Time
“O estudante também é incentivado a falar inglês durante o intervalo. O professor vai ensinando vocabulário e expressões que são comuns a esse momento para que o estudante se sinta confiante e possa utilizá-las.”
 
Eventos durante a aula
Existem atividades feitas durante a aula que incentivam a conversação prática em inglês, como o Be A Chef. Nesse evento, que ocorre anualmente para alunos dos estágios Kids, Juniors e Teens, o professor propõe uma receita para ser feita pela turma. Ao “cozinhar em inglês”, os estudantes aprendem um vocabulário relacionado ao prato e à cozinha.
 
Eventos fora da sala de aula
O Farmer’s Market, por exemplo, é uma ocasião em que acontece uma verdadeira feira na Red Balloon. Os estudantes aprendem o vocabulário prático do idioma, com termos e expressões relacionadas a frutas, verduras, legumes, dinheiro e quantidades. Durante o evento, as crianças vivem a experiência de “fazer compras de alimentos em inglês”.


Quer fornecer essas oportunidades de aprendizado para o seu filho? Agende uma visita e conheça uma de nossas unidades!

 

Entre em contato