Dicas de filmes americanos para assistir em família

Qual o seu filme favorito? Seja comédia, ação ou até um bom drama, escolher um filme e reunir a família no sofá pode ser um ótimo momento de diversão, como também uma oportunidade para aprender novas culturas. Por isso, hoje separamos algumas dicas de filmes para você aprender mais sobre a língua inglesa na frente da TV.

Nesse post, te mostraremos como um ótimo filme pode te ajudar a se familiarizar com um novo idioma e listamos cinco produções que com certeza ajudarão você a conhecer a famosa indústria cinematográfica americana. Preparado? Prepare sua pipoca e continue a leitura!

Por que usar filmes para aprender mais sobre a cultura inglesa?

Se você busca formas de como ter um bom relacionamento familiar, convidar a todos para assistir algo é uma ótima opção. Independente da idade, quem não ama assistir um filme? Mas, como dissemos no início desse post, uma boa produção da indústria cinematográfica pode ir além de boas risadas e muito entretenimento.

Para você que está começando a estudar uma segunda língua ou já domina um pouco mais o idioma, assistir filmes ingleses é uma ótima oportunidade de mergulhar no universo americano, conhecer mais sobre o idioma, a cultura, observar  a pronúncia, treinar sua dicção e fazer uma viagem sem nem precisar arrumar as malas, basta dar play no filme escolhido.

Se você é fã de cinema, não é novidade alguma que as produções americanas ganharam as telinhas e hoje em dia são uma grande influência do cinema ao redor do mundo. Com enormes bilheterias, ótimos enredos, grandes produções e atores conhecidos mundialmente, o país é palco de grandes clássicos que fizeram história e continuam marcando o mundo do cinema.

Mas, como dissemos anteriormente, além de toda uma experiência incrível para o telespectador, assistir uma produção americana no áudio original pode ajudar na sua fluência no idioma. É a oportunidade perfeita para você ouvir a pronúncia de pessoas nativas da língua, sem vícios de linguagem, e poder colocar em prática a sua.

Na hora de dar play no filme, deixe os seus olhos e ouvidos bem atentos porque eles podem ser um grande canal de aprendizado tanto cultural quanto linguístico.

5 produções americanas para assistir em família 

Sabemos que você chegou até aqui pela nossa lista de filmes e deve estar ansioso para começar a assistir nossas indicações. Mas, calma que vamos chegar lá.

Primeiro, é muito importante que você saiba que elaboramos essa lista com filmes de diversos gêneros cinematográficos e para todas as idades. Mas, sempre prezando pelos clássicos ou aqueles filmes que conquistaram o mundo do cinema.

Então aqui você vai encontrar desde uma boa animação, comédia ou aquele drama para quem quer mergulhar na história do país.

Sem mais delongas, vamos para o momento mais esperado, a nossa lista de bons filmes para assistir em família. 

1. Pocahontas 

Gênero: Animação

Classificação: Livre

Onde assistir: Disney + 

Para começar o nosso top cinco com o pé direito, nossa indicação é um clássico de classificação livre para toda família: Pocahontas. Um dos mais famosos desenhos infantis do mundo, a produção conta a história de uma lenda norte-americana sobre a indígena Pocahontas.

Em um breve resumo, o filme de 83 minutos relata o encontro entre o povo indígena e os colonos ingleses, que logo entram em conflito pelas terras Americanas. No entanto, para surpresa do capitão John Smith, ele encontra uma bela Índia chamada Pocahontas que transforma toda sua história.

Apesar de ser um filme infantil, é possível tirar lições valiosas do enredo, como também conhecer mais sobre a lenda americana indígena.

2. Lincoln

Gênero: Drama

Classificação: +12 anos

Onde assistir: Google Play.

Se você quer conhecer mais a fundo sobre a história dos Estados Unidos, nada melhor do que um bom drama para contar os momentos marcantes do país. Lançado em 2012, o filme baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln” conta a história do presidente americano.

A narrativa se passa em meados de 1809 a 1865, em meio a Guerra Civil, retratando os Estados Unidos em um cenário cheio de conflitos e nos últimos anos mais críticos.

O filme aclamado pela mídia e indicado ao Oscar, representa um momento histórico para população americana, quando enfim o presidente do partido republicano consegue abolir a escravidão no país.

3. Saga Star Wars 

Gênero: Ficção científica

Classificação: +12 anos

Onde assistir: Disney Plus

Mas, se você não é tão fã de filmes históricos, calma que temos mais gêneros na nossa lista! O próximo indicado é uma das produções mais famosas dos últimos tempos de ficção científica e inclusive está na lista da BBC de melhores filmes americanos, a saga Star Wars.

Revolucionário para o seu tempo, o primeiro filme da franquia foi lançado em 1977 e já se tornou um sucesso, sendo a maior bilheteria de todos os tempos na época. Além disso, após o seu lançamento, o filme ganhou sete prêmios no Oscar.

A saga que atraiu fãs pelo mundo inteiro conta com 9 filmes e o último, a ascensão Skywalker, foi lançado em 2019. Sabemos que a quantidade de filmes é grande, mas vale a pena! Aqui a dica é separar um final de semana, reunir todo mundo em frente à TV e maratonar uma das melhores franquias já produzidas. 

4. Escola do Rock

Gênero: Comédia

Classificação: Livre

Onde assistir: HBO Max

Para dar continuidade a nossa lista de filmes americanos, vamos para uma das produções que é sinal de boas risadas: a Escola do Rock.

Na lista dos melhores filmes de comédia do século 21 de acordo com o Adoro Cinema, o longa foi lançado em 2003 e conquistou diversos fãs, e até hoje é considerado um marco para o gênero.

O filme gira em torno de um professor substituto de música que treina a sua turma para disputar um concurso de bandas. Mas, ao decorrer da produção, você percebe que o filme vai muito além disso, e ensina lições importantes de persistência e trabalho em equipe.

Sem contar que a história arranca boas risadas e passeia pelos clássicos do rock, com músicas das famosas bandas inglesas Pink Floyd e Another Brick in the Wall. Nesse ponto, é uma ótima oportunidade para você conhecer mais sobre o estilo musical do país e ainda treinar seu inglês cantando.

BÔNUS: quando o gênero é comédia, poderíamos facilmente fazer uma lista somente com esse estilo, afinal, o país é palco de grandes clássicos. Por isso aí vai uma dica extra de filmes: As Branquelas, Miss Simpatia, Vovózona, Norbert e a Escolha Perfeita. São filmes que com certeza agradam toda a família!

5. Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Gênero: Fantasia

Classificação: + 12 anos

Onde assistir: HBO Max.

Para finalizar a lista, vamos falar de um dos maiores clássicos americanos, Senhor dos Anéis. Eleito pelo The Hollywood Reporter como um dos melhores filmes de todos os tempos, A Sociedade do Anel ganhou quatro prêmios no Oscar e até hoje conquista fãs pelo mundo.

Pertencendo ao gênero fictício, é fácil entender o tamanho do sucesso já nos primeiros minutos de filme. O enredo conta a história do hobbit Frodo, que recebe um presente do seu tio, um anel mágico com uma força maligna.

Diante de tamanho poder do anel e para evitar que caia em mãos erradas,  o hobbit decide destruir o anel, mas só há um lugar onde isso pode ser feito. E é então que começa a sua jornada por uma terra fantástica cercado de aventuras e seres mágicos.

Ufa! É tanto filme bom que fica difícil escolher por qual começar, não é? Então pegue a pipoca, reúna a família e aproveite! Depois de maratonar toda nossa lista, você verá que vale a pena cada momento dessa experiência cinematográfica e ainda contribuirá para bons momentos na sua relação familiar.

Por fim, não poderíamos terminar esse post sem uma super dica para você que está inserindo a sua família dentro da cultura inglesa e em um segundo idioma. Descubra agora como uma nova língua pode transformar o futuro pessoal e profissional da sua família no nosso último post. Acesse já o conteúdo completo e confira mais sobre Como seu filho pode estudar inglês e aprender brincando.

Entre em contato