Dias da semana em inglês: dicas para ensinar aos filhos

Ensinar os dias da semana em inglês para as crianças pode se tornar uma prática muito prazerosa. Existem dezenas de atividades que você pode desenvolver para ajudá-las nesse processo de aprendizagem de forma criativa e divertida.

Para isso, é importante criar uma rotina diária com as crianças. Comece conversando sobre os dias da semana; os cinco dias que elas vão para escola (weekdays) e os dois dias de descanso (weekend). Sempre comece o dia dizendo qual é o dia da semana, pois esse hábito tornará a assimilação e memorização dos nomes mais fácil e natural.

Mas antes de qualquer coisa, você já se perguntou de onde surgiu os nomes dos dias da semana em inglês? Aqui, além de dar dicas e propor algumas atividades fáceis de serem trabalhadas com as crianças, também vamos contar a interessante história da origem das palavras referentes a cada dia da semana.

1. Dias da semana em inglês e sua origem

Na língua inglesa, os dias da semana trazem resquícios da tradição romana mas, ao longo dos séculos, foram adaptados de acordo com a mitologia germânica e nórdica.

Baseado nisso, os nomes referentes a cada dia foram dados de forma a homenagear seus deuses ou os astros. Veja quais são os dias da semana em inglês e seu significado:

  • Sunday (sʌn·deɪ) – Domingo, o primeiro dia da semana se refere ao sol, que é derivado de uma interpretação germânica do latim Dies Solis (Dia do Sol);
  • Monday (mʌn·deɪ) – Segunda-feira, é referente à lua, em latim, Dies Lunae (Dia da Lua);
  • Tuesday (tjuːz·deɪ) – Terça-feira, foi nomeada em homenagem ao deus germânico da guerra conhecido como Týr ou Tew;
  • Wednesday (wenz·deɪ) – Quarta-feira, se refere ao Woden ou Odin, a divindade suprema dos deuses nórdicos, a qual está associado à sabedoria, magia, vitória e morte;
  • Thursday (θɜːz·deɪ) – Quinta-feira, é em homenagem ao deus nórdico do trovão, Thor (filho de Odin), frequentemente mostrado cavalgando pelo céu em uma carruagem;
  • Friday (fraɪ·deɪ) – Sexta-feira, está relacionado com a deusa nórdica do amor e dos céus, Freya;
  • Saturday (sæt·ə·deɪ) – Sábado, as tradições germânicas e nórdicas não atribuíram nenhum de seus deuses a este dia da semana, em vez disso, mantiveram o nome romano referente à Saturno, o deus da agricultura. Em latim, Dies Saturni (Dia de Saturno).

 2. Dias da semana em inglês: atividades  

Agora que você já sabe como são os dias da semana em inglês, separamos algumas dicas de atividades criativas que você pode usar para estimular o aprendizado e memorização no ensino dos dias da semana.

2.1 Calendário em inglês

O tempo do calendário oferece às crianças um mapa visual do dia, da semana e do mês. Por isso, monte ou compre um calendário interativo com os dias da semana em inglês, coloque em um local em que estará sempre visível e indique ao seu filho (a) como os dias e as semanas estão marcados nele.

Separe de cinco a dez minutos do seu dia para a “Hora do Calendário”. Nesse momento, vocês poderão revisar os dias da semana, mostrar os eventos que acontecem regularmente e os acontecimentos importantes, como datas de aniversário, viagens ou até mesmo uma prova da escola.

2.2 Atividades criativas

Um exemplo de atividade divertida é a criação de uma lagarta da semana. Para isso, corte um círculo grande para o rosto e sete círculos coloridos menores para o corpo . Escreva todos os dias da semana em inglês nos círculos menores e então, peça para a criança colar os dias em ordem cronológica, até formar o corpo da lagarta.

Outra opção é escrever, usando cores diferentes, cada dia da semana em um prendedor de roupa de madeira. Em seguida, corte um pedaço de cartolina e divida-a com um lápis em sete partes e, posteriormente, pinte as partes com as mesmas cores usadas no prendedor em ordem cronológica, começando pelo domingo.

2.3 Músicas dos dias da semana

Outra excelente maneira de aprender os dias da semana é ouvindo e cantando músicas  sobre o tema. Cantar músicas com os dias da semana é uma forma eficaz e divertida para as crianças memorizarem os nomes dos dias em inglês. Muitas músicas, com letras simples e vídeos ilustrados, podem ser encontradas na internet.

À medida que a criança estiver mais familiarizada com os dias da semana e com sua ordem, comece a introduzir os conceitos de ontem (yesterday) e amanhã (tomorrow). Aos poucos, também explique que os dias da semana sempre são escritos com a primeira letra maiúscula e seguido da preposição on.

Por fim, para ajudar as crianças a aprender os dias da semana em inglês, é importante ter paciência, usar essas palavras diariamente no cotidiano e separar algum tempo para fazer algumas atividades divertidas, como as citadas acima.

Entre em contato