Dia do Professor: o papel multifacetado dos docentes

Conheça as diferentes funções que um docente executa nesta data criada especialmente para a profissão que forma todas as profissões

Em 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, escolhido em referência à mesma data de 1827, quando D. Pedro I estabeleceu uma lei significativa sobre o Ensino Elementar. O dia celebra a importância desses profissionais multifacetados, que estão presentes nos nossos cursos de inglês.

Luan Gonçalves Pereira, professor da unidade de Red Balloon de São Caetano do Sul, afirma: “O papel do professor, hoje, vai além de transmitir conhecimento. Ele inclui ser um guia nas áreas socioemocionais, auxiliando os alunos a desenvolverem habilidades como autoconsciência, empatia e autonomia”.

O papel de ensinar

Os professores existem desde antes da invenção da escrita, quando os conhecimentos eram transmitidos pela oralidade, e sempre tiveram a função de orientar e instruir outras pessoas com informações consideradas pertinentes.

Essas informações estão em constante transformação atualmente. Por isso, o professor Luan acredita que o profissional precisa estar atualizado e adaptar seu ensino às mudanças. “Isso envolve ajudar os alunos a fazerem escolhas responsáveis e conectá-los com o mundo real através de exemplos relevantes”, diz ele.

Além disso, de acordo com Luan, os professores precisam estimular o senso crítico e a criatividade nos alunos, encorajando-os a questionar, analisar informações e encontrar soluções inovadoras. “Também promover a habilidade de trabalhar em equipe, preparando-os para enfrentar desafios futuros em ambientes colaborativos”.

O papel de acolher

A Red Balloon coloca como prioridade a comunicação com o aluno e sua família, levando em consideração as necessidades particulares de cada estudante. Esse é um dos papéis do professor: demonstrar empatia, ouvir e compreender cada ser humano em formação.

“Fazendo-se uma figura presente, o professor fortalece a relação com os alunos, mostrando interesse genuíno pelo bem-estar deles e promovendo uma troca permeada de transparência e ética””, diz Luan.

Segundo ele, para que isso ocorra, é preciso canalizar, compreender e valorizar as diversas origens e perspectivas dos alunos, a fim de criar um ambiente inclusivo e respeitoso que ajude a moldar seus valores e identidade. É por isso que a Red Balloon valoriza a disciplina positiva, respeitando os alunos e suas visões de mundo.

Ser o exemplo

Em sala de aula, o professor torna-se uma inspiração e um modelo a ser seguido pelas crianças. O que é fortalecido em uma escola de inglês, na qual os alunos tendem a imitar os comportamentos e o jeito de falar da pessoa fluente na língua estrangeira em questão.

Assim, o docente precisa ser um exemplo para o restante da sala, tendo a responsabilidade de agir corretamente e aconselhar seus discentes. É por isso que os professores da Red Balloon possuem um treinamento especializado que une educação, tecnologia e disciplina positiva, com uma metodologia de excelência.

“O papel do professor nos dias de hoje é inspirar os alunos com entusiasmo pelo aprendizado e orientando não apenas academicamente, mas também no desenvolvimento pessoal, social e cultural”, afirma o professor Luan.

Entre em contato