Dia da Escola: entenda a importância do bilinguismo para a educação

Cidadãos bilíngues estão mais aptos a se conectar pelo mundo, seja interagindo com pessoas de outras culturas ou acessando materiais estrangeiros

O Dia da Escola é comemorado anualmente no Brasil em 15 de março, visando ressaltar o papel dessa instituição para a sociedade. É no ambiente escolar que as crianças e adolescentes desenvolvem habilidades matemáticas, linguísticas, científicas, artísticas e corporais, as quais possibilitam que acessem o Ensino Superior e o mercado de trabalho.

Além disso, as escolas exercem uma função importante na socialização das crianças, que aprendem habilidades socioemocionais fundamentais. “É necessário seguir regras e acordos, que ajudam na compreensão de atos e consequências. Nesse contexto, trabalha-se a importância da comunicação clara, da negociação, do pensamento crítico e da civilidade. A escola expande a noção de realidade do aluno, visto que se inicia o contato com culturas e vivências que extrapolam seu âmbito familiar”, diz Isabel Tenente, professora da Red Balloon da Unidade Jardins.

Por que é importante incluir o inglês na rotina escolar?
No Brasil, cada vez mais as escolas adaptam suas grades curriculares para incluir aulas de inglês. Além de ser um componente obrigatório segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para todos os estudantes a partir do 6º ano, o idioma é uma forma de acesso a informações e produtos culturais estrangeiros. Para as escolas que desejam garantir esse ensino com a metodologia da Red Balloon, que atende as necessidades das crianças e adolescentes, podem implementar o programa English Solutions na sua grade horária. 

Por ser uma língua franca, o inglês permite que o indivíduo futuramente ocupe posições de destaque no mercado de trabalho, pela capacidade de interagir com mais pessoas e pesquisas. Para isso, o aprendizado precisa começar na escola – local em que os alunos desenvolvem as suas habilidades livres de julgamento. Nesse cenário, o idioma deve ser inserido em situações e contextos relevantes para cada faixa etária – o que a Red Balloon faz com excelência.

Por que o bilinguismo é tão importante?

“O bilinguismo traz impactos positivos no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, já que colabora para o aprimoramento de habilidades ligadas ao raciocínio lógico, à memória, à concentração e à criatividade”, afirma a Coordenadora. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Princeton, crianças bilíngues também tendem a ser mais empáticas, por terem mais facilidade de se colocar no lugar de outras pessoas. 

“A plasticidade do cérebro infantil faz com que haja grande capacidade para receber estímulos e guardar conhecimento adquirido. Por isso, o início do aprendizado da língua inglesa na infância é extremamente benéfico”, diz Isabel. Na Red Balloon, existem turmas destinadas para alunos a partir dos três anos, com uma metodologia lúdica.

Ao dominar o idioma, os alunos terão acessos a diversos produtos culturais, podendo interagir com pessoas de diferentes nacionalidades. No quesito acadêmico, alcançarão certificações importantes para o mercado de trabalho, além de adquirirem autonomia com intercâmbios e experiências internacionais. “Um aluno bilíngue está, portanto, mais apto a se conectar com o mundo globalizado”, finaliza Isabel.

Entre em contato