Cursos para crianças: nossas 5 sugestões

Os cursos para crianças são ótimas alternativas para pais que precisam preencher o tempo livre da garotada com conhecimento e diversão. Mas, muito mais do que deixar o dia do seu filho ocupado, saiba que as atividades extracurriculares atuam no desenvolvimento cognitivo e pessoal

Assim, pensando em famílias que desejam matricular o menor em um curso infantil fora da escola e não sabem qual escolher, a Red Balloon preparou uma lista com as 5 melhores opções para trabalhar a inteligência e o corpo dos menores.

Uma agenda semanal recheada com diversas tarefas mantém a criança em segurança, com a mente ocupada em conteúdos relevantes para sua faixa etária e ainda ajudam a canalizar toda aquela energia da infância, proporcionando até noites de sono mais tranquilas. E não para por aí: os cursos infantis também são importantes por conta de outros fatores que envolvem o crescimento e a evolução do ser humano em diversas áreas, como abordaremos no decorrer deste guia.

Ficou curioso(a)? Então, continue a leitura e não se esqueça de compartilhar as dicas de cursos para crianças com as mães dos coleguinhas do seu filhote. Vamos lá?

A importância dos cursos extracurriculares para crianças

Especialistas apontam que os cursos infantis podem ser realizados cerca de três vezes por semana, o que garantirá que seu filho tenha bastante atividades extracurriculares para preencher a rotina, mas sem esquecer dos momentos de diversão e brincadeiras que também são cruciais para uma infância saudável. 

Afinal, o aprendizado exige disciplina e empenho, porém é fundamental ter equilíbrio entre as obrigações e o lazer.

Existem milhares de instituições de ensino ofertando diferentes tipos de cursos infantis. Ainda que alguns sejam mais populares e exigidos atualmente para que o menor colha bons frutos na vida adulta — como é o caso do inglês, que deixou de ser opcional e se tornou obrigatório no mercado de trabalho —, todas as opções que falaremos a seguir influenciam na formação infantil e despertam novas capacidades e aptidões que os pequenos certamente levarão sempre consigo.

Bom, até aqui já citamos uma série de vantagens dos cursos extracurriculares, não é mesmo? Mas, além disso, as atividades extracurriculares possuem outros benefícios tanto para vida pessoal quanto profissional da garotada. Veja abaixo mais alguns destes ganhos:

Gera um currículo completo e funcional

O mundo moderno e tecnológico exige cada vez mais funções dos profissionais de todas as áreas, o que significa que as empresas estão sempre interessadas em currículos abundantes em experiências e qualificações. Portanto, quanto mais cedo começar a investir em habilidades que serão úteis no futuro, melhor será para a carreira do seu filho.

Abre espaço para vocações profissionais

Já que estamos falando sobre o universo profissional, os cursos para crianças são uma excelente forma de despertar a curiosidade dos menores por determinadas áreas e disciplinas. Ou seja, esse é o primeiro passo para identificar com quais ambientes a criança tem mais afinidade e, posteriormente, auxiliá-la na decisão de um graduação, por exemplo.

Expande o pensamento e a imaginação

Estudar faz bem para a saúde mental e estimula o funcionamento ágil e eficiente do cérebro — o que resulta em uma infância mais criativa e inteligente. Em resumo, os cursos extracurriculares ajudam a expandir esses benefícios já estimulados pela escola básica e ainda fazem o seu filhote pensar fora da caixinha e de forma inovadora e prática.

Desenvolve habilidades cognitivas

Essa talvez seja uma das maiores vantagens dos cursos para crianças, uma vez que todas as outras acontecem em conjunto ao desenvolvimento cognitivo e motor. Por isso, entenda que é fundamental aliar mais de um curso infantil no ensino dos pequenos, já que cada opção trabalha diferentes aspectos da evolução pessoal mirim.

4 habilidades desenvolvidas através de cursos infantis

Criança jogando futebol como exemplo de cursos para crianças

Assim como na escola de ensino básico, os cursos para crianças precisam estar dentro de normas e conceitos educativos que favoreçam a evolução de habilidades e o aproveitamento de todos os benefícios mencionados acima. Em outras palavras, é essencial a presença de profissionais licenciados para se alcançar tais resultados.

Assim, os cursos extracurriculares para essa faixa etária seguem planos pedagógicos estabelecidos pela Legislação de Educação Infantil associada à proposta de ensino do local que ministra a atividade. E saiba que esse plano pedagógico deve conter as metodologias e estratégias que serão aplicadas, além dos objetivos e habilidades que visam desenvolver.

Dentro dessas habilidades, algumas das principais são:

Coordenação motora

A capacidade de ter controle sobre os músculos, membros e corpo de um modo geral é extremamente necessária para a realização de todas as tarefas básicas do dia a dia, que vai desde escrever e realizar as lições de casa até andar de bicicleta. 

Atividades extracurriculares envolvendo esportes e dança, por exemplo, são algumas das que mais trabalham a coordenação motora e favorecem uma vida mais dinâmica.

Raciocínio lógico

O raciocínio lógico é extremamente cobrado em provas, vestibulares e concursos, por isso, os conteúdos aplicados no ensino básico podem não ser suficiente para que seu filho se destaque em determinadas disciplinas. 

Aqui entram os cursos para crianças sobre programação e tecnologia da informação, que são alguma das alternativas para treinar o cérebro dos pequenos e ainda inseri-los em uma área em grande expansão global

Senso de equipe

Grande parte das atividades extracurriculares promovem cooperação e trabalhos em equipe, a fim de tornar os alunos mais sociáveis, menos tímidos e com mais facilidade para conviver em grupo — especialmente no ambiente acadêmico. 

Esse senso de equipe posteriormente será levado para a vida profissional, proporcionando um ambiente de trabalho mais harmônico e garantindo maiores chances do mesmo ocupar cargos elevados de chefia com facilidade.

Inteligência emocional

A inteligência emocional também pode ser trabalhada em cursos para crianças, devido a interdisciplinaridade muito aplicada atualmente nas melhores instituições de ensino extracurricular. E como já sabemos, a inteligência emocional na infância é indispensável para a criação de adultos estáveis mentalmente, bem sucedidos e com melhor qualidade de vida.

Os 5 melhores cursos para crianças

Pincéis, tesouras, tintas e outros materiais usados em cursos para crianças

E para quem pensa que uma rotina de cursos para crianças tende a ser chata e cansativa, está muito enganado(a). As atividades extracurriculares são extremamente interessantes justamente por fugirem do padrão de aprendizado convencional e proporcionarem diferentes dinâmicas ao longo da semana.

Entretanto, para que essa ideia realmente funcione, é necessário conhecer a instituição de ensino antes de realizar a matrícula e saber definir quais os melhores cursos infantis para cada idade e para o gosto do seu pequeno. 

Para facilitar essa escolha, elencamos abaixo cinco cursos extracurriculares ideais para a infância e explicamos como cada um pode interferir positivamente no desenvolvimento do seu filho:

Cursos de idiomas

Embora as aulas de idiomas sejam obrigatórias no ensino básico, para que seu filho tenha uma experiência mais efetiva com uma língua estrangeira, o ideal é optar por uma escola de idiomas que tenha cursos específicos para crianças

Vale até matriculá-lo em mais de um idioma simultaneamente, desde que o inglês esteja entre eles —  já que é o idioma mais utilizado mundialmente.

A Red Balloon sabe disso e sabe também a importância de introduzir o inglês desde o início da infância, por isso trabalha com turmas a partir de 3 anos e acompanha o desenvolvimento dos menores até os 17 anos.

 

Somos um curso de inglês diferenciado e acreditamos na importância de se trabalhar as habilidades mencionadas anteriormente, garantindo assim uma metodologia completa para que cada aluno atinja a fluência no idioma antes mesmo de se tornar adulto.

Aulas de esportes

Os esportes são importantíssimos para a saúde física e mental, permitindo que o nosso organismo funcione em uma sincronia perfeita. Na infância, quando o corpo ainda está em desenvolvimento, manter esse alinhamento é ainda mais importante, o que significa que não dá para eliminar as atividades esportivas da vida da criançada.

As aulas de futebol, de ballet, de basquete e de natação são alguns dos tradicionais cursos para crianças quando o assunto é mexer o corpo dos menores, mas saiba que você não precisa se restringir a eles. 

As lutas marciais, a ginástica olímpica e o atletismo também podem ser muito bem incluídos na programação dos pequenos e trazem ganhos cientificamente comprovados, desde que praticados com cautela e em turmas adequadas para cada idade.

Escolas de música

É comum que na infância surja uma certa inclinação para o mundo da música, seja na aptidão para cantar ou mesmo no interesse pelos instrumentos musicais

As escolas de música são ótimas para incentivar esse lado sensorial e criativo, além de ajudarem os pequenos a encontrarem o estilo de som que mais se encaixa ao seu gosto.

Vale lembrar que a música é uma das formas de expressão mais importantes que existe tanto para quem a usa como ferramenta para se manifestar quanto para quem a escuta. Por isso, investir em cursos para crianças nessa área pode ajudar a fortalecer a personalidade do seu filhote e ainda desenvolver mais suas habilidades de comunicação.

Turmas de artes

O universo artístico é vasto e abrange artes cênicas, danças, artes visuais, entre outras. Assim como a música, os cursos para crianças voltados para as artes fortalecem a personalidade e a individualidade no modo de de cada pequeno se expressar, se comunicar e interagir com o mundo externo. Ou seja, é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de empatia e de inteligência socioemocional.

As opções de turmas de artes são diversas, no entanto, pode ser interessante você optar por minicursos ou oficinas de férias — que possuem curta duração e exigem um investimento menor — até que seu filho possa escolher um campo específico para se aprofundar, que pode ser ballet, pintura ou teatro, por exemplo.

Oficinas de programação

Como já mencionamos, a tecnologia da informação tem ganhado cada vez mais espaço, e a programação é uma das funções que vêm se destacando. Não à toa, já estão disponíveis inúmeros cursos para crianças que ensinam linguagens de programação por meio de games e atividades leves e interativas

Estar inserido neste meio e ter afinidade com os aparatos tecnológicos e com os softwares é garantia de bons frutos para a formação profissional do seu filho, já que todas as carreiras estão se aproximando do mundo digital pela praticidade e funcionalidade múltipla das redes — que se tornou inseparável até mesmo da vida pessoal. 

Ou seja, essa é a junção perfeita de jogos e de tecnologia para prender a atenção da garotada, desenvolver o raciocínio lógico e ainda abrir caminhos promissores para seu futuro.

Como você pôde aprender neste guia, os cursos para crianças são investimentos realmente valiosos, e agora que você já conhece todos os benefícios das atividades extracurriculares, não abra mão de garantir as melhores oportunidades para seus filhos adquirirem conhecimentos extra

Ah, e não se esqueça de sempre buscar por boas instituições e profissionais de qualidade para ministrar as aulas, pois é isso o que faz a experiência dos pequenos se tornar ainda mais proveitosa e eficiente!

Entre em contato