Cores em inglês: atividades para fazer com seu filho!

Cores em inglês, atividades! Olhe à sua volta, as cores estão em toda parte. Identificar e distingui-las é um marco no desenvolvimento cognitivo das crianças, sendo essencial ajudá-las a aprender o nome das cores em inglês desde cedo. Mas não se preocupe, esse post mostrará como o ensino das cores pode ser fácil com o uso de algumas atividades e assim aprender inglês de forma natural.

A chave para aprender como falar as cores em inglês é a superexposição. É  necessário dar às crianças inúmeras oportunidades de ouvir os nomes das cores, e isso pode ser feito usando, por exemplo, objetos do cotidiano para ensinar. Esse tópico será falado mais à frente, mas antes, vamos conhecer um pouquinho sobre as cores.

Então vamos lá, aprender sobre o vocabulário de cores em inglês? Confira!

1. Teoria das cores

A cor é o que os olhos veem quando a luz é refletida em um objeto. A teoria das cores foi mencionada primeiramente nos cadernos de Leonardo Da Vinci, que em seus estudos observou que o branco e o preto não são cores, e sim a presença ou ausência de luz.

Mais tarde, Isaac Newton trouxe evidências científicas para a melhor compreensão da cor.  Em um experimento com um prisma, ele mostrou que a luz branca pode ser quebrada em uma gama de cores (as sete cores do arco-íris) e posteriormente, desenvolveu o círculo cromático, formado por 12 cores.

1.1 Círculo cromático

A maneira mais fácil de entender a teoria das cores é dar uma olhada no círculo cromático. Essa visualização das diferentes cores, representada de forma circular, permite observar quais são as cores primárias, cores secundárias e cores terciárias, assim como a relação entre elas.

  • Cores primárias: são as três cores que não podem ser formadas por qualquer combinação de outras cores – vermelho (red), azul (blue) e amarelo (yellow);
  • Cores secundárias: são as cores formadas pela mistura das cores primárias – vermelho + amarelo: laranja (orange); azul + amarelo: verde (green) e vermelho + azul: roxo (purple);
  • Cores terciárias: são as cores formadas pela mistura de uma cor primária e uma cor secundária.

Atualmente, é utilizado um novo conceito que melhor representa a mistura de cores, conhecido como tríade aditiva e tríade subtrativa. A primeira é composta pelas cores red, green e blue, que somadas geram a luz branca. A segunda é formada pela mistura das cores da tríade aditiva, que resulta na cor preta, ou seja, ausência de luz.

O círculo cromático também pode ser usado para escolher as melhores combinações de cores. As cores análogas, por exemplo, são quaisquer três cores que estão lado a lado no círculo. Já as cores complementares são duas cores diretamente opostas umas às outras, enquanto as cores triádicas consistem em três cores equidistantes, formando um triângulo.

2. Aprendendo as cores em inglês: atividades 

Uma das melhores maneiras para as crianças aprenderem novos conceitos e palavras na língua inglesa, é por meio de atividades criativas. Existem vários jogos e brincadeiras que você pode criar, que podem estimular seu filho (a) a aprender as cores em inglês com mais facilidade.

2.1 Colorindo imagens

Você pode utilizar um quadro (branco ou de giz) ou uma cartolina e  desenhar uma cena simples, como uma árvore em um campo em um dia ensolarado. Em seguida, rotule as várias partes da imagem com os nomes das cores em inglês.

Por exemplo, o tronco da árvore é marrom, então seria rotulado como brown, o céu seria rotulado como blue, o sol como yellow, e assim por diante. Depois, é só pedir que a criança preencha a imagem com as cores correspondentes.

2.2 Aprendendo as cores em seu ambiente

As crianças aprendem melhor  no contexto de seu ambiente diário. Aproveite alguns momentos do seu dia para apontar as cores, por exemplo: nos horários das refeições (feijão – brown, milho – yellow, morango- red),  na hora de se vestir (camisa – white, calça – black), ao ar livre  (céu – blue, grama – green, flor – pink).

2.3 Pintura a dedo

Explorar as habilidades artísticas das crianças é uma ótima maneira de estimular o aprendizado. Utilize tinta guache (compre as três cores primárias) e incentive a criança a misturá-las para obter as cores secundárias. Em seguida, deixe que ela faça desenhos ou esfregue as mãos na tinta para borrar no papel e não se esqueça de falar sobre as cores que estão usando.

2.4 Músicas e Vídeos

Colocar palavras em música (especialmente com recursos visuais) ajuda na fixação das palavras. Só em dizer as cores com um pouco de ritmo, ajuda a criança a aprender como se fala as cores em inglês, de forma mais fácil.

3. Vocabulário das cores em inglês

  • Black: preto;
  • Blue: azul;
  • Brown: marrom;
  • Grey – britânico / gray – americano;
  • Green: verde;
  • Orange: laranja;
  • Pink: rosa;
  • Purple: roxo;
  • Red: vermelho;
  • Violet: Violeta;
  • White: branco;
  • Yellow: amarelo.

Agora que você já sabe como ensinar os pequenos sobre as cores em inglês, leia também sobre os dias da semana em inglês: dicas para ensinar aos filhos!

Entre em contato