Copa do Mundo: saiba como o evento trouxe novas oportunidades de aprendizado

As crianças observaram a funcionalidade do inglês para diferentes países se comunicarem, além de verem, na prática, como culturas distintas se expressam

 

O ano de 2022 foi marcado por diversos acontecimentos marcantes: a retomada das atividades presenciais, as eleições e, claro, a Copa do Mundo. O evento esportivo, que conta com a participação de países de todo o globo, aconteceu no Catar, país situado no Oriente Médio, e foi televisionado em tempo real para dezenas de territórios.
 
No Brasil, famílias, amigos e colegas reuniram-se para assistir aos jogos e torcer pela seleção – momentos divertidos que serão guardados por todos. Para as crianças, que experimentaram um pouco mais novas a emoção da Copa, o período trouxe vários aprendizados sobre o mundo e o inglês.
 
O papel do inglês como língua franca
“Como o inglês é a língua mais falada no mundo, é o idioma oficial da Copa”, afirma Ruymara Almeida, Diretora de Learning da Red Balloon.
 
Por trazer a oportunidade de acesso ao mundo globalizado, o inglês foi legitimado como língua franca pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), no Brasil. “Durante a Copa, é possível entender o conceito de língua franca, isto é, a língua que pessoas, que falam idiomas diferentes, adotam para se comunicarem entre si”, completa.
 
A importância de saber inglês em eventos internacionais
“Ao dominar o inglês em diferentes níveis de conhecimento, atletas, dirigentes, turistas e habitantes locais podem exercer a cidadania e ampliar suas possibilidades de interação durante o evento, seja para trocar informações, negociar ou até mesmo celebrar”, diz Ruymara.
 
Na Copa, um vídeo ficou famoso sobre essa questão linguística. Na coletiva de imprensa, após o primeiro jogo do Brasil contra a Sérvia, Richarlison, autor dos dois gols que trouxeram a vitória do Brasil, soltou a icônica frase – “I speak English, my friend”. E o repórter respondeu – “And I don’t speak Portuguese”.
 
“Richarlison dispensou a ajuda do tradutor, pois, como joga na Inglaterra, adquiriu certo domínio do idioma. Esse momento descontraído, que viralizou tanto quanto seus lindos gols, demonstra a importância de se dominar o inglês. E esse domínio não precisa ser pleno. Por exemplo, na coletiva, Richarlison mostrou confiança ao dispensar o tradutor, compreendeu a pergunta do repórter e preferiu responder em português, por ser sua língua nativa. Embora pudesse responder em inglês, talvez sua resposta não traduzisse seu real sentimento”, aponta Ruymara.
 
Atividades na Red Balloon
As escolas da Red Balloon receberam decorações especiais para a Copa, com bandeirinhas do Brasil e de todas as nações penduradas no espaço. No cotidiano, os estudantes comentavam sobre os jogos e observavam costumes de outras culturas, trazendo muitas dessas discussões para a sala. Nas aulas, eles fizeram atividades relacionadas ao evento, como bate-papos e desenhos dos seus jogadores favoritos.
 
Na Unidade Granja Viana, os alunos puderam utilizar o intervalo para trocar figurinhas. Facilitando a organização e a interação entre as crianças, a unidade proporcionou uma “Stickers Trade Station” (Estação de Troca de Figurinhas) decorada com as cores do Brasil.
 
Empolgados, até os profissionais da Red Balloon entraram na brincadeira dos álbuns da Copa: “Algumas teachers traziam figurinhas e as distribuíam para os alunos”, afirma a equipe da Secretaria da Granja Viana.


Em suma, mesmo com o fim do evento, esse período marcou as crianças, que aprenderam, de forma espontânea, novas informações sobre o mundo e as diferentes culturas. Muitos alunos, inclusive, já estão animados para a Copa de 2026!


O melhor ensino de inglês do Brasil é Red Balloon! Ofereça essa experiência para seu filho: nossas matrículas estão abertas para 2023! Consulte a unidade mais próxima de você e entre em contato através de nosso site. 

 

 

 

Entre em contato