Confira, agora, os 7 melhores podcasts para aprender inglês!

Atualmente, há diversas maneiras bem descontraídas de se aprender um novo idioma, como os podcasts para aprender inglês. Segundo a Associação Brasileira de Podcasters, no ano de 2020, cerca de 8% da população são ouvintes de podcast, e a tendência só cresce.  Um podcast é um programa de rádio gravado cujo formato permite acessar inúmeros conteúdos de forma rápida e muitas vezes divertida. Existem muitos podcasts de ensino de inglês que, de maneira geral, trazem gramática, novos vocabulários e expressões idiomáticas. É uma ótima opção para aperfeiçoar seu listening e, consequentemente, seu speaking, reading e writing.  

Podcasts para aprender inglês: por que são um bom método?

Garota escutando podcast e fazendo anotações

Os podcasts são uma ótima maneira para aprender a falar inglês. Isso porque, ouvir pessoas conversando é uma das melhores formas de melhorar sua capacidade de escutar e entender a língua inglesa.

Além disso, podcasts possuem conteúdos variados, nos quais você ouvirá pessoas nativas e com diferentes sotaques conversando sobre diversos assuntos. Dessa maneira, você pode aprender novos vocabulários, expressões idiomáticas e como usá-los.

E se você é daquelas pessoas independentes, ansiosas por adquirir conhecimento, os podcasts também estão entre as melhores formas de aprender inglês sozinho!

Outro benefício é que você pode ouvir onde quiser. Basta ter um telefone celular para acessar os podcasts disponíveis. Nos aparelhos iPhone, você tem acesso aos podcasts pelo iTunes, enquanto nos celulares Android, tem podcast para aprender inglês no Spotify ou no Podcast Addict, gratuitamente.

Como aprender inglês usando podcasts?

Criança assistindo a um podcast em tablet

Para lhe ajudar a aprender e/ou melhorar seu inglês utilizando podcasts, separamos alguns passos para que você aproveite essa ferramenta da melhor forma possível. Além disso, listamos os 7 melhores podcasts para você aprender inglês.

#Passo 1 – Comece com podcasts que se concentrem na aprendizagem, não vá direto para aqueles criados para falantes em inglês, a não ser que você já esteja em um nível avançado.

#Passo 2 – Ouça com acompanhamento do texto. A maioria dos podcasts possuem a transcrição dos episódios, assim, você aprenderá a pronúncia de várias palavras.

#Passo 3 –  Anote todas as palavras novas que você ouvir, tente entender pelo contexto, caso não consiga, olhe a palavra.

#Passo 4 – Diminua a velocidade do episódio. Se você não consegue entender o que está sendo dito, não há problema em colocar o áudio em uma velocidade menor, mas não se acostume com isso; posteriormente, tente escutar com a velocidade normal.

  1. What If World

What If World é um podcast direcionado para o público infantil, no entanto, é um ótimo podcast para aprender inglês iniciante. Ele está cheio de respostas para perguntas malucas, como o que aconteceria se uma sereia quisesse voar. Cada episódio tem cerca de 20 minutos de duração e gira em torno de questões curiosas que irão ensinar conceitos e lições, tanto para crianças quanto para os adolescentes.

  1. Easy Stories in English

Um dos métodos para aprender inglês mais relaxantes é ouvindo histórias. Com esse podcast você aprenderá inglês de uma maneira natural, sem estudar listas de vocabulários ou regras gramaticais complicadas. As histórias são contadas de forma irreverente, e o melhor, são adaptadas ao seu nível de inglês – iniciante, médio ou avançado.

  1. Espresso English

O podcast do Espresso English é ideal para iniciantes e alunos de nível intermediário. Com mais de 350 episódios, que duram de 5 a 10 minutos, esse podcast examina pequenos recursos da língua inglesa, desde vocabulário, gramática e pronúncia a palavras confusas e frases comuns.

  1. Global News

Esse é um podcast produzido pela BBC World Service, a maior emissora internacional do mundo. O podcast é um resumo das últimas notícias globais e incluem entrevistas e relatórios dos correspondentes da BBC.

Além de ficar informado sobre o que está acontecendo no mundo, uma vantagem de ouvir esse podcast é que os apresentadores e repórteres possuem um ótimo domínio da língua inglesa, falam de forma clara, tornando o inglês fácil de entender, o que, sem dúvidas, melhorará suas habilidades com o inglês.

  1. 6 Minute English

O “6 Minute English” é uma ótima opção para as pessoas que se interessam pelo inglês britânico e desejam aprender e praticar a língua inglesa em situações cotidianas. Os episódios são semanais e vêm acompanhados de uma lista de vocabulário, uma pergunta instigante e a transcrição do episódio inteiro, assim, você pode acompanhar o que está sendo falado.

  1. The English We Speak 

Esta série de podcasts, também produzida pela BBC, traz, semanalmente, divertidos episódios de três a quatro minutos. Neles, você terá acesso a inúmeros exemplos de expressões comuns e gírias utilizadas no dia a dia. O inglês é falado por dois apresentadores nativos em uma velocidade um pouco mais lenta, o que facilitará o acompanhamento.

  1. Scientific American Podcast: 60-Second Science

Se você está em um nível avançado no inglês e possui interesse no mundo da ciência, este podcast é uma ótima opção para você. Scientific American é uma revista científica que, agora, por meio do podcast 60-Second Science, traz, diariamente, os desenvolvimentos mais importantes nessa área. Os episódios abrangem tópicos relacionados à biologia, física, química, astronomia e outros.

Agora que você já sabe que ouvir podcasts ajuda a desenvolver várias habilidades no inglês, separe alguns minutos do seu dia e aprenda com seus podcasts favoritos.  Leia, também, o nosso post com as 6 melhores dicas para ser fluente em inglês!

Entre em contato