Comunicação em inglês: A importância de treinar os hábitos

Ter uma boa comunicação em inglês é importante, afinal, não basta conhecer a gramática inglesa, é preciso saber aplicá-la durante a conversação no idioma.

Neste post, explicaremos o que é a conversação em inglês, qual a importância de treiná-la e como fazer dessa missão um hábito natural em rua rotina para que, dessa forma, você consiga alcançar a tão sonhada fluência.

Vamos lá?

O que é a conversação em inglês?

O primeiro passo para entender o que é a comunicação em inglês é saber o que é a conversação em si. Ela é um dos métodos mais eficientes para quem quer aprender uma nova língua.

Assim, os alunos são expostos ao idioma de maneira prática. Lendo, falando e ouvindo a língua, fica cada vez mais fácil alcançar a fluência em inglês. Seja para morar em outro país, seja para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, é crucial não apenas saber as regras gramaticais mas conseguir manter uma conversa nesse idioma, seja com falantes nativos, seja com estrangeiros.

A conversação é uma técnica vista em muitos cursos de inglês, auxiliando em uma real imersão ao idioma. O aluno, além de aprender os ensinamentos de sala de aula específicos, também pode rever outras palavras, seja pedindo para ir ao banheiro, seja tirando uma dúvida, mas sempre falando no idioma.

Porém, apesar de a conversação não ser algo tão difícil de ser visto, muitas pessoas ainda não entendem a sua real importância ou como fazer para manter a conversação em inglês, fora dos cursos de idioma ou da escola.

Qual a importância de treinar a comunicação em inglês?

Até aqui, você entendeu o que é a conversação e como ela é utilizada no aprendizado da língua inglesa. Mas será que ela é realmente importante? Existe uma maneira de estudar inglês sem conversar no idioma?

A verdade é que é muito difícil aprender inglês apenas por meio da leitura ou escuta. Ao falar outro idioma, você fixa os seus aprendizados, além de treinar a pronúncia das palavras.

Além disso, a conversação em inglês também é uma maneira de ganhar confiança para falar o idioma. Conforme a prática da língua se torna comum no seu dia a dia, é muito mais fácil criar e manter uma conversa em outro idioma em situações reais.

Tendo o inglês na ponta da língua, você estará sempre revendo o conteúdo e sempre pronto para conversar com alguém que não entende português ou conseguindo informações durante as viagens internacionais.

Como formar um hábito?

O inglês precisa se tornar um hábito na vida, mas como fazer isso? A seguir, daremos algumas dicas de como transformar qualquer atividade em um hábito, inclusive praticar o inglês:

Divida sua meta em objetivos menores

Definir seu foco como “aprender a falar inglês” é muito vago e aumentará as chances de você desistir já na primeira semana. Por isso, vale a pena dividir essa meta principal em objetivos menores;  “praticar 15 minutos de conversação por dia” ajudará a tornar o processo mais prático.

Defina bem o seu foco

Porém, não adianta dividir o seu foco em objetivos menores se você não sabe exatamente o que quer. É preciso ter em mente quais as suas motivações para melhorar a sua comunicação em inglês e por que alcançar esse hábito será benéfico para você.

Aproveite hábitos que você já tenha

Para começar a já colocar em prática o seu novo hábito, que tal aproveitar um que você já tenha? Por exemplo, se você costuma ouvir podcasts antes de dormir, pode escutar um em inglês.

Como posso treinar o inglês com frequência?

Veja, agora, algumas dicas para entender, na prática, como aprender a falar inglês por meio de hábitos que, provavelmente, já estão presentes na sua rotina. Confira:

Preste atenção nas letras das músicas

Com certeza, você deve gostar de ouvir músicas, muitas delas em outras línguas. Porém, você costuma prestar atenção nas letras? Nossa primeira dica para treinar a comunicação em inglês é entender as letras das suas músicas favoritas e pesquisar o significado das novas palavras.

Além disso, vale a pena soltar o vozeirão e aprender a cantá-las, mas calma, você não precisa fazer uma apresentação: o foco será aprender a pronúncia correta das palavras que ouvir.

Assista a séries e filmes em inglês

Outro passatempo de muitas pessoas é assistir a filmes e séries. Muitas costumam assistir a eles em português, mas vale a pena começar a ver algumas obras com, pelo menos, o áudio em inglês e a legenda em português.

Com o tempo, você pode deixar essa experiência mais “difícil”: tente assistir a um filme com áudio e legenda em inglês. Dessa maneira, você pode assimilar as palavras ditas com o modo como elas são escritas.

Pratique com amigos

Converse em inglês com amigos: essa já é uma atividade que já faz parte do dia a dia das pessoas, então, que tal praticar a sua conversação com eles em inglês? Dessa forma, vocês podem aprender juntos uma nova língua.

E então? Conseguiu entender o que é a comunicação em inglês e qual a sua importância para o aprendizado? Aplicando nossas dicas, você logo se tornará um verdadeiro fluente em inglês!

Lembra que falamos sobre como ouvir músicas em inglês pode te ajudar a alcançar a fluência na língua? Em nosso blog, temos um post que explica melhor como isso funciona, confira!

Entre em contato