Como praticar o inglês com as tarefas de casa e em família

É possível treinar o idioma sem sair da rotina e aproveitar cada momento da correria do dia a dia para ajudar as crianças a evoluírem

A prática do inglês não deve ficar restrita à sala de aula. Não se trata apenas de separar um tempo para estudar ou fazer atividades em casa, mas de incluir o idioma no cotidiano de forma mais espontânea.

Com criatividade, os pais podem apresentar palavras e expressões em inglês durante a realização de tarefas básicas do dia a dia. Além de ficar em contato constante com o idioma, esse tipo de vocabulário vai ser muito útil na vida das crianças e adolescentes.

A seguir, separamos algumas ideias nesse sentido!

Monte o planejamento da semana em inglês
Criar uma rotina para a família, dividindo tarefas e estabelecendo horários, é fundamental para regular o sono, estimular o desenvolvimento e ensinar as crianças a terem disciplina e serem colaborativas. Também é uma ótima maneira de lembrar a todos sobre os compromissos e eventos da semana.
Uma boa ideia é colocar o planejamento semanal escrito em uma lousa ou quadro em um lugar de fácil visualização. A segunda dica é escrever os dias da semana, os tipos de tarefa e quem vai executá-las (dad, mom, sister, brother) em inglês.

Cole lembretes pela casa
Deixar recados em inglês pode ser uma forma interessante de lembrar as crianças, na correria do dia a dia, de hábitos e tarefas importantes, como escovar os dentes ou guardar os brinquedos. Assim, eles terão um contato mais frequente com o idioma e ficará mais fácil guardar novas palavras.
Apresente músicas em inglês

Que tal aproveitar o trânsito ou o momento de organizar a casa em família para curtir uma música e treinar o “”listening””? Juntos, pais e filhos podem ir tentando entender a letra, ampliando o vocabulário e conhecendo diferentes sotaques. Além disso, cantar é uma forma legal de exercitar a pronúncia.

Aprender vocabulário nas refeições
Fazer receitas em família, além de divertido, pode ser uma oportunidade de os adultos ensinarem os nomes em inglês de alimentos e utensílios domésticos presentes na casa.
No intervalo das tarefas, reserve um tempo para brincar (e aprender)

Jogos e brincadeiras devem ser grandes aliados no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Quando a família inteira participa da dinâmica escolhida, o momento se torna muito significativo. Neste outro texto, apresentamos 3 brincadeiras para praticar inglês em família.

Entre em contato