Como perder o medo de falar inglês? Dicas para autoconfiança

A maioria dos alunos são totalmente capazes de aprender e prosperar na língua inglesa, porém, na hora da conversação têm medo de falar inglês. Mesmo que algumas pessoas pensem que esse medo não é real, ele realmente é, e isso pode atrapalhá-las a adquirir novas habilidades e conhecimentos no idioma.

Uma das maneiras de superar esse medo é fazendo um curso de inglês, onde você terá aula de aprender a falar inglês com bons professores para guiá-lo, além de colegas para poder praticar. Infelizmente, aprender outro idioma nem sempre é como andar de bicicleta; se você quer ser bom nisso, precisa de muita prática.

Caso você seja tímido ao conversar em inglês com outras pessoas, principalmente as nativas, ou então tenha receio de cometer erros, a boa notícia é que você pode superar esses medos seguindo algumas dicas dadas ao longo desse texto. Mas antes, vamos ver quais são as inseguranças mais comuns na hora de falar inglês.

Não ser capaz de entender o que o outro diz 

Muitas pessoas evitam conversar em inglês por medo de não entender o que os falantes nativos estão dizendo. Ao conversar com alguém fluente no inglês, não se sinta constrangido em pedir educadamente que a pessoa repita o que disse.

De maneira nenhuma finja que entendeu, pois isso provavelmente deixará você mais nervoso e não irá aproveitar o momento para aprender.

Não Saber Palavras Suficientes

Outro medo comum dos alunos é de não saber palavras suficientes para interagir com outras pessoas. Por isso, para ter mais confiança na hora de falar é necessário ampliar o vocabulário.

Felizmente, existem muitas maneiras e métodos de fazer isso. Por exemplo: ouça podcasts, assista vídeos, séries e filmes em inglês. Muitos deles serão úteis não só para aprender novas palavras e frases, mas também para praticar a pronúncia.

{{cta(‘0223e956-1c62-4187-86e8-2a0994c4c907′,’justifycenter’)}}

Ser tímido

Alguns alunos perguntam como falar inglês fluente quando se é uma pessoa tímida. De fato, a timidez pode ser um problema a ser enfrentado, uma vez que só se aprende a falar inglês através da conversação.

Se esse for o seu caso, comece conversando com seus amigos e familiares, fale sobre coisas das quais você se interesse. Isso o ajudará a desenvolver sua autoconfiança e perder a timidez ao conversar com outras pessoas.

Passos para superar o nervosismo ao falar inglês

Não adianta um aluno dizer “eu quero aprender falar inglês” se ele não estiver disposto a praticar a fala. Esta é a compreensão mais importante a fazer, porque você não se tornará fluente na língua inglesa, a menos que você fale.

A falta de habilidade na conversação pode fazer com que você se preocupe em parecer bobo na frente dos outros e imaginar que a conversa não tenha um bom desenvolvimento.

No entanto, você pode superá-lo com uma prática muito simples.

Uma forma de como aprender falar inglês com facilidade é imaginar diferentes cenários e fazer a simulação de uma conversa. Se você, por exemplo, for ao restaurante, imagine o que você pediria e o que o garçom diria.

Ter algum tipo de ideia de antemão e se preparar para conversas previsíveis faz uma grande diferença no seu nível de confiança e reduz muito a ansiedade do desempenho.

Não foque tanto em acertar

Uma grande parte da ansiedade em falar outra língua vem do desejo de fazer tudo exatamente certo. Existe sim um lado bom de perfeccionismo, que é aquele que motiva a melhorar em algo. Já o perfeccionismo em que se espera a perfeição, só atrasará o seu aprendizado e sua prática, uma vez que todos cometem erros.

A realidade é que ninguém se importa se você usar o tempo verbal errado ou esquecer uma palavra. Mesmo se você for um aluno iniciante e só conseguir pronunciar algumas frases, ganhará respeito por tentar. Então, não se cobre tanto! Converse em inglês sempre que tiver uma oportunidade.

Separe um tempo para estudar e aperfeiçoar o inglês 

Para desenvolver a habilidade de falar inglês é também necessário melhorar outras habilidades linguísticas (ler, ouvir e escrever).  Para isso, você pode elaborar um plano de estudos de inglês semanal ou mensal para fazer diferentes atividades, de preferência que usem várias habilidades ao mesmo tempo.

Acompanhe o seu progresso

Depois de uma semana ou um mês de estudos, você notará que progrediu e isso irá motivá-lo a continuar estudando. Por isso, é importante acompanhar o seu progresso e ver que seu esforço está dando bons resultados. Isso lhe dará mais confiança!

Mentalidade de Crescimento

Com a mentalidade de crescimento, se entende  que os erros fazem parte do processo. Não há limites, porque a dedicação e o aprendizado podem superar qualquer barreira. Sempre existe espaço para evoluir pois o nosso cérebro está em constante evolução.

A última etapa para superar o medo é dizer a si mesmo que você consegue fazer isso. O pensamento positivo faz milagres. Portanto, evite pensar sobre o que pode dar errado. Aproveite as aulas de inglês para praticar com seus colegas e ir construindo confiança para conversar com outras pessoas.

Ao seguir essas dicas me ensina a falar inglês e a desenvolver a autoconfiança necessária para superar o medo de falar, você vai se surpreender! 

Para melhorar ainda mais sua fluência na língua inglesa leia o post: As 11 expressões em inglês usadas no dia a dia, confira!

Entre em contato