Como introduzir o inglês no dia a dia das crianças?

Ensinar um novo idioma para crianças pode parecer um pouco difícil, mas não é bem assim. As crianças, principalmente quando estão desenvolvendo suas habilidades linguísticas, absorvem rapidamente tudo o que ouvem. Portanto, elas devem ser ensinadas de maneiras interativas e divertidas. E você pode fazer isso em casa, basta introduzir algumas palavras em inglês no dia a dia das crianças.

Existem vários bons motivos para ensinar inglês para crianças. Pesquisas mostram que aprender um segundo idioma aumenta as suas habilidades para resolver problemas, pensamento crítico e compreensão auditiva, além de melhorar a memória, a concentração, a capacidade de multitarefa, a criatividade e a flexibilidade mental.

No entanto, as crianças não têm essa dimensão se uma atividade vai melhorar sua capacidade cognitiva ou habilidade motora. Elas gostam mesmo é de aprender e de se divertir fazendo isso. É incrível como as crianças conseguem aprender rapidamente a língua inglesa enquanto se divertem fazendo curso de inglês!

Inglês no dia a dia da criança

Uma maneira muito eficaz de introduzir inglês na vida das crianças é descrevendo situações cotidianas e atividades rotineiras. Essa prática, aplicada já nos primeiros anos de vida, ajuda as crianças a se tornarem fluentes na língua, podendo falar sobre vários tópicos com naturalidade.

Os pais estão em uma posição ideal para motivar e ajudar seus filhos a aprenderem uma nova língua. Para aqueles que estão aprendendo inglês, não se preocupem com o fato de seu inglês não ser “bom” o suficiente para ajudar no aprendizado de seu filho. Uma das vantagens de participar desse processo é que vocês podem aprender inglês juntos!

Abaixo, estão algumas sugestões de como vocês podem fazer isso no dia a dia, tornando o aprendizado leve e divertido.

Saudações em inglês infantil

Algo simples e que já fazemos diariamente em português, são os cumprimentos. Que tal adaptar essas saudações para a língua inglesa?

Ao longo do dia, por exemplo, substitua as palavras bom dia, boa tarde e boa noite por good morning, good afternoon, good evening ou good night. Você também pode ensinar os cumprimentos básicos ao encontrar com alguém, como: hi, hello, ou ao conhecer uma pessoa diferente:  nice to meet you/nice to meet you too.

Nome da família em inglês

Dizer o nome dos membros da família como avô e avó em inglês, é outra forma de introduzir o inglês no dia a dia das crianças. Ensine os nomes dos principais membros da família como: avô (grandfather), avó (grandmother), mãe (mother), pai (father), irmão (brother), irmã (sister), e repita sempre que possível.

Em pouco tempo, seu filho saberá esses nomes de cor e, você poderá ensinar nomes de outros familiares como tio (uncle), tia (aunt) e primo (cousin).

Cores em inglês infantil

Por estarem presentes em todos os lugares, utilizar as cores é uma ótima estratégia para que as crianças aprendam inglês no seu ambiente diário.

Você pode ensinar as cores ao mesmo tempo que ensina outros vocabulários. Por exemplo, converse sobre as cores e o nome das frutas em inglês ou de outros alimentos durante as refeições; comente sobre a roupa quando seu filho estiver se vestindo; fale o nome de alguns dos móveis usados na casa como sofá, cama e mesa.

Música em inglês infantil

Hoje em dia, existem várias canções infantis em vídeo disponíveis na Internet. A maioria delas usa ações que demonstram o que a música quer dizer. Esses vídeos são extremamente úteis para ensinar inglês às crianças, pois elas aprendem as ações que as ajudam a entender o significado, mesmo que não consigam repetir a música.

Livros infantis

Dificilmente uma criança não fica encantada ao ver livros ilustrados e coloridos. Por isso, em alguns momentos de lazer, use-os para ensiná-las o alfabeto, nomes de animais, frutas, vegetais e outros objetos. Ler histórias curtas para crianças também as ajuda a desenvolver habilidades de escuta e leitura.

Defina uma rotina

A melhor maneira de aprender inglês é praticar todos os dias, por isso, estabeleça também uma rotina para seu filho. Além de usar as dicas aqui apresentadas, separe um tempo (15 a 25 minutos) todos os dias para revisar ou conversar sobre algumas coisas em inglês. Torne essas conversas leves e divertidas para que a criança se mantenha envolvida.

Por fim, é importante ter em mente que cada criança aprende em um ritmo diferente, então, não se preocupe se seu filho estiver demorando para falar inglês. As crianças não aprendem a falar fluentemente por ouvir palavras, assistir a vídeos ou cantar músicas. Mas o fato de serem expostas ao inglês no dia a dia, as ajudará a entender as frases quando as ouvir.

As orientações dadas acima, combinadas com as aulas e atividades de inglês para educação infantil na Red Balloon, têm o potencial de melhorar a aprendizagem do seu filho, de forma natural e também divertida.

Entre em contato