Como entrar em universidades no exterior?

Maria Victória de Barros, diretora da NR Intercâmbio, aponta as vantagens de estudar fora e como alcançar esse objetivo


Estudar fora é o sonho de muitos brasileiros, seja pela experiência de viver em outro país e explorar uma cultura diferente, ou pela qualidade das instituições de ensino. Esse plano se torna mais fácil quando há o domínio da língua local e uma preparação adequada para as universidades. 
 
“Muitos cursos também não são oferecidos no Brasil e a única oportunidade que esses estudantes têm é o estudo no exterior. As carreiras na área da tecnologia e engenharia são muito procuradas, pois os recursos que as universidades e colleges no exterior oferecem são infinitamente superiores aos da maioria no Brasil”, afirma Maria Victória Serbeto de Barros, diretora da NR Intercâmbio.

4 vantagens de fazer uma universidade no exterior
A diretora do NR Intercâmbio identifica os principais benefícios de fazer uma graduação em outro país. Confira:
 
1)      Formação em mais de um curso
Nos Estados Unidos, por exemplo, é possível se formar em dois cursos diferentes ao mesmo tempo, como Jornalismo e Animação, ou Administração e Política, ou Engenharia e Design. Muitas vezes, também é possível trocar o curso no meio do caminho.
 
2)      Início do processo de imigração
É possível iniciar um processo de imigração por meio de uma graduação na universidade ou college, se o intuito for imigrar. Muitos países têm dado permissão de trabalho para os recém graduados, o que facilita um posterior pedido de Residência Permanente e/ou oferta de emprego.
 
3)      Atuar como profissional no Brasil
A maioria dos cursos podem ser convalidados no Brasil apenas com o diploma.
 
4)      Destaque no mercado de trabalho
O mercado de trabalho fica bem mais receptivo aos estudantes que têm uma experiência no exterior, pois não só o diploma é levado em consideração, mas também todas as habilidades pessoais que foram desenvolvidas durante o intercâmbio.
 
Como identificar oportunidades de estudar fora?
Universidades do mundo todo estão abertas para receber estudantes estrangeiros, sendo comum que enviem profissionais ao Brasil para visitar escolas e apresentar os seus cursos. No entanto, a melhor opção para ajudar o jovem com antecedência nesse processo é buscar uma agência de intercâmbio no início do Ensino Médio, ou até antes.
 
O suporte oferecido pela NR
“A NR Intercâmbio oferece uma assessoria para ingressar na universidade ou college para os estudantes do Ensino Médio e os já formados que buscam uma nova carreira. Ajudamos o estudante a entender quais oportunidades ele pode ter, quais cursos se adequam mais ao seu perfil ou estão em alta no mercado, oferecemos opções de acomodação no primeiro ano, auxílio e apoio durante todo esse processo – antes e durante os estudos. Um plano financeiro também é feito e diversas opções são apresentadas”, diz Maria Victória Barros.
 
Essa assessoria especializada é essencial, porque, para muitas instituições estrangeiras, é esperado do candidato mais do que apenas boas notas. Ele deve apresentar o que fez durante o seu Ensino Médio, como projetos, concursos, trabalhos voluntários, etc.
 
A NR Intercâmbio auxilia com a análise desse currículo e com a tradução do histórico escolar, dentre outros documentos, para que o estudante aplique para as instituições. Também será necessária a comprovação da proficiência no inglês – processo para o qual a Red Balloon prepara o jovem.
 
Para garantir uma vaga na Red Balloon, acesse o nosso site e preencha o formulário!

 

Entre em contato