Como desenvolver a concentração infantil? Os 9 passos!

As crianças se distraem facilmente e é difícil que sua atenção se concentre em uma atividade. Isso é normal entre os pequenos, por isso, devemos ajudá-los a manter a concentração em cada atividade que realizam. No entanto, à medida que crescem, as pessoas vão desenvolvendo essa habilidade. Porém, alguns têm mais dificuldade.

Por meio da atenção, nossa mente pode se concentrar em apenas um estímulo entre todos ao nosso redor, ignorando todos os outros, pelo tempo que for necessário.

Por outro lado, se a criança tem dificuldade de concentração, isso pode ser um desafio para ela a curto ou a longo prazo. Em todo caso, dificulta seu aprendizado e afeta o seu dia a dia. Portanto, a atenção e concentração na educação infantil é imprescindível para o aprendizado infantil de inglês, assim como para qualquer outro.

Nem sempre você pode mudar as circunstâncias que dificultam a concentração. Mas existem maneiras de evitar distrações e estimular atividades para fazer com crianças a fim de promover a concentração.

Quer ajudar seu filho a desenvolver a concentração, tente estes 10 passos…

{{cta(‘abc3ae27-cbc2-4645-8244-eadf90c9ad28′,’justifycenter’)}}

Passo 1. Crie uma rotina de estudos e de sono

Ter dia e horário certo para estudar as lições treina o organismo e a mente da criança para aquela rotina. Essa adaptação ajuda para que ela se mantenha mais focada, pois saberá que naquele dia e naquela hora  é o momento de revisar as aulas de inglês, por exemplo.

Outro ponto para se estabelecer rotina é quanto ao sono. Quando as crianças não têm horário de dormir, ou dormem mal, acordam cansadas e isso afeta sua capacidade de concentração. Por isso, é conveniente que seu filho adquira uma boa rotina de sono.

Passo 2. Defina objetivos

É importante definir objetivos de curto prazo e aumentá-los progressivamente, para se aproximar da meta desejada. O alcance dos objetivos traçados motivará a criança e aumentará sua predisposição para continuar trabalhando e realizando o seguinte.

Passo 3. Prepare os materiais previamente 

Certifique-se de que seu filho tenha todos os materiais de que precisa em seu espaço de estudo. Ter de parar as tarefas para procurar materiais durante a execução das tarefas quebra a concentração e a atenção, portanto, é melhor se planejar e ter os materiais à disposição antes de iniciar.

Passo 4. Organize tarefas 

No caso do estudo de inglês, é aconselhável começar com tarefas de dificuldade média para a criança, continuar com as difíceis e terminar com as que são mais fáceis para ela. Também é necessário estabelecer um horário para a realização de cada tarefa ou atividade e que é necessário realizá-la no tempo programado.

Veja também:

Etapas do desenvolvimento infantil: entenda as 4 fases da infância.

Passo 5. Uma instrução de cada vez

Quando as crianças têm problemas para se concentrar, elas podem ter dificuldade para ouvir, lembrar e seguir as instruções. Tente não sobrecarregar seu filho com muitas instruções de uma vez.

Passo 6. Evite elementos de distração

Livre-se de qualquer coisa que possa distrair a criança, evite, por exemplo: barulhos, objetos que possam distraí-los, movimentação de pessoas, etc.

Passo 7. Pratique Mindfulness

Atenção plena (conhecido em inglês como mindfulness) consiste em prestar atenção e focar. Estudos demonstraram que pode melhorar o comportamento e a capacidade de atenção das crianças ao fazerem o dever de casa ou ao assistirem às aulas. Além disso, pesquisadores também concluíram que o mindfulness pode ajudar com o estresse.

Passo 8. Jogue para melhorar a concentração infantil

Há muitos jogos que podem favorecer o aumento da concentração e também o raciocínio lógico infantil, além de ajudar a ensinar inglês brincando, dentre eles:

  • Quebra-cabeças: requerem grande concentração ao olhar as peças. Deve-se procurar aquelas que tenham um número de peças de acordo com a idade da criança;
  • Jogos da memória em inglês: com cartas viradas para baixo na mesa objetivando encontrar o par, este é um jogo que ajuda a aprender inglês brincando. Você terá que lembrar as cartas que são levantadas e onde cada uma está para encontrar os pares;
  • Encontre os erros: os jogos para encontrar as diferenças entre duas imagens o ajudarão a exercitar a atenção.

Passo 9. Incentive as artes 

A prática de atividades artísticas pode ajudar a criança na concentração, além de aliviar o estresse, desenvolver a criatividade e sensibilidade. A tentativa de representar algo real por meio da arte faz com que a pessoa fixe sua atenção, muitas vezes, por horas e também leva ao perfeccionismo, à disciplina e à persistência.

Você pode incentivar atividades para crianças (que também servem para adultos, tais como:

  • desenhar e colorir um personagem favorito;
  • modelar algo com massinha ou argila;
  • pintar uma peça modelada ou em tela, etc.

Ouvir música

Também dentro das artes, a música, especialmente instrumental, ativa as áreas do cérebro responsáveis ​​pela compreensão, concentração, atenção, criatividade, pensamento espontâneo, controle cognitivo, etc. Por isso, ouvir músicas é muito útil para ajudar seu filho a desenvolver a concentração.

Passo 10. Introduza o aprendizado de inglês para ajudar na concentração infantil

Aprender um novo idioma é uma daquelas atividades que favorece um maior desenvolvimento do nosso cérebro. Contribui para a nossa memória e capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, além de melhorar a nossa capacidade de concentração. O multilinguismo pode desenvolver nossa capacidade de tomar decisões e nos adaptarmos melhor às mudanças.

Isso se deve à flexibilidade do cérebro para mudar de idioma. Segundo um estudo da Universidade Nova York (Estados Unidos), a fluência em dois idiomas ou mais mostra que a pessoa aumenta sua capacidade de concentração.

Ter problemas para se concentrar ou com qualquer outra habilidade pode prejudicar a autoestima. Elogie os esforços de seu filho para melhorar a concentração. Aponte até os menores avanços e reforce a ideia de que sua capacidade de concentração pode continuar a melhorar.

Deseja também introduzir o inglês no dia a dia da sua criança? Então leia o nosso post que trata do assunto!

Entre em contato