Como brincadeiras no verão ajudam a aprender inglês

Conheça o Beach Day, da Red Balloon, evento de verão que tem a proposta de ampliar o vocabulário dos alunos em um contexto praiano e superdivertido

Verão é tempo de sol, calor e de pegar uma praia. Para aproveitar essa época do ano, a Red Balloon desenvolveu um evento para os pequenos dos níveis Kids (3 a 6 anos) e Juniors (7 a 10 anos): o Beach Day. Um dia de atividades divertidas para incrementar o vocabulário dos alunos, tudo em torno da temática de praia!

Os responsáveis podem ficar tranquilos, pois o dia não acontece na praia, e sim nas unidades da Red Balloon. O pátio e as salas de aula são customizados para criar um ambiente praiano, com aquele ar litorâneo que todos amam. As crianças são incentivadas a usarem roupas de banho e a levarem brinquedos e acessórios de praia, como bóias, óculos de sol e bolas infláveis. É aconselhado que o aluno também tenha uma toalha, pois terão brincadeiras com muita água para se refrescar nesse calor.

Aprender brincando

Com muita diversão, jogos e uma programação especial, o objetivo do Beach Day é aprender inglês brincando, o que é uma importante base formadora do conhecimento das crianças.

É por meio das brincadeiras que os pequenos se reconhecem como sujeitos, se socializam,  descobrem o mundo e se desenvolvem em diversos aspectos – físicos, cognitivos, emocionais, sociais, atitudinais, etc.

Não por acaso, um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é o brincar. “Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”, diz o documento.

Brincadeiras diversas

Para ficar ainda mais legal, os estudantes podem convidar amiguinhos para curtirem o dia com eles! É uma oportunidade incrível para os alunos e seus colegas praticarem o vocabulário enquanto se divertem em um dia de piscina, sol e muita água. Aprender e se divertir, tudo em um só evento!

Confira, a seguir, algumas brincadeiras presentes no evento:

Jogo de revezamento de esponja

As crianças são divididas em equipes. O primeiro participante mergulha uma esponja em um balde com água e a coloca na cabeça para atravessar uma pista de obstáculos. A ideia é caminhar o mais rápido possível e sem deixar a esponja cair. Depois de concluir o percurso, ela passa a esponja para o próximo integrante de seu grupo, que deve repetir o processo. A equipe que concluir o circuito primeiro é a vencedora!

Flip flop Twister

De mãos dadas, em círculo, todos tiram um chinelo (permanecendo com o outro) e o colocam no centro da roda. Quando o professor diz “vai!”, cada um pega um chinelo e tenta encontrar o dono do par.

Brigada de Baldes

As crianças devem formar duas equipes e se organizarem em fila. Nas extremidades de cada fila devem estar um balde cheio de água e um balde vazio, e cada criança deve ter um copo vazio. A proposta é que elas passem a água do balde cheio para o balde vazio, de xícara em xícara, seguindo a ordem da fila. Quando toda a água tiver sido transferida, a equipe que transportou mais água é a campeã!

Jogo da memória

O professor reúne todos os acessórios de praia que as crianças trouxeram, como boné, óculos de sol, toalha, chapéu, maiô, sandálias, chinelos, bermudas, pá, balde etc e os coloca no chão. As crianças devem memorizar todos esses objetos que, em seguida, serão cobertos por um tecido. O desafio é lembrar de tudo que ficou escondido.

Corrida de Balões

As crianças formam duas filas. Elas deverão passar balões cheios de água por cima da cabeça e por baixo das pernas até o balão chegar ao fim da fila. Em seguida, colocam o balão em um balde. Quando o tempo acabar, a equipe com mais balões ganha o jogo!

O Beach Day acontece nas unidades da Red Balloon, durante o verão.

Entre em contato