Como a família pode ajudar no aprendizado do inglês de crianças ainda não alfabetizadas?

Karoline Santos, Coordenadora Pedagógica da Red Balloon Manaus, recomenda que o contato com o inglês se inicie antes de a criança saber ler e escrever

 

Desde o momento que descobrem a gestação, os pais começam a imaginar como será o futuro do filho. Dentre diversos sentimentos, é normal que surja a empolgação sobre “qual a primeira palavra que meu bebê vai falar?” ou “como será a vida dele(a) na escola?”. E atualmente, quando pensam na educação da criança, muitos responsáveis incluem a fluência no inglês nos planos.

 

Quando começar a aprender inglês?

“A minha resposta, baseada em mais de 18 anos de experiência na área de ELT (English Language Teaching), é a seguinte: Quanto mais cedo melhor!”, afirma Karoline Santos, Coordenadora Pedagógica da Red Balloon Manaus. Segundo a profissional, crianças podem – e devem – iniciar o aprendizado do inglês mesmo não estando alfabetizadas ainda.

 

Vantagens de aprender inglês desde pequeno

“As crianças, quando bem pequenas, possuem a capacidade de reter informações como uma esponja, uma vez que a absorção de novos conhecimentos acontece de maneira inconsciente. Isto se dá, porque elas pensam de maneira mais simples que os adultos e não se preocupam com pensamentos mais abstratos. Logo, por terem uma maneira mais ‘prática’ de pensar, a aprendizagem acontece naturalmente”, afirma Karoline.
 
A profissional aponta mais vantagens de promover o bilinguismo desde cedo para as crianças:
–          pronúncia semelhante aos nativos britânicos ou norte-americanos;
–          boa autoestima;
–          incentivo para conhecer outras culturas e o mundo, utilizando o inglês como língua franca;
–          desenvolvimento facilitado de habilidades como concentração, planejamento e multitasking (fazer várias tarefas ao mesmo tempo);
–          benefícios para a saúde: memória mais acentuada e menor propensão ao Alzheimer, segundo estudo publicado no jornal britânico Daily Mail.

 

3 dicas para os pais ajudarem os filhos a aprender inglês

 

Um fator que faz muita diferença para o aprendizado de um idioma é o apoio e incentivo por parte da família. Karoline Santos compartilhou três dicas para você ajudar o seu filho nesse processo:

 

1 – Adquira livros em inglês com linguagem simples e leia para a criança

Reserve um tempo do seu dia para sentar com o(a) seu(sua) filho(a) e ler junto com ele(a). Lembre-se que a repetição é importantíssima para a consolidação do conhecimento. Para você, poderá parecer repetitivo, porém, colherá ótimos frutos se persistir na atividade com muito carinho e paciência.

 

2 – Estimule as habilidades da escuta e da fala com vídeos musicais e/ou de historinhas em inglês

Vídeos como os dos canais Super Simple Songs, English Singsing e Little Baby Bum são de fácil acesso e possuem músicas e historinhas que podem auxiliar no desenvolvimento do inglês do seu pequeno bilíngue.

 

3 – Matricule seu filho na Red Balloon

A Red Balloon é uma escola de inglês para alunos de 3 a 17 anos de idade e possui metodologia exclusiva para as crianças e adolescentes. Algo muito importante que deve ser mencionado é que quanto mais divertido e criativo o processo de aprendizagem for, mais bem-sucedida será a experiência de aquisição da língua. Na Red Balloon, o inglês é trabalhado de maneira divertida, porém com muita responsabilidade. Aqui nós formamos cidadãos bilíngues há mais de 50 anos!
 
As matrículas para 2023 já estão abertas! Para conhecer a Red Balloon mais próxima de você, acesse o nosso site e preencha o formulário.

 

Entre em contato