Certificado de proficiência em inglês: como e onde fazer?

Estudar no exterior, conseguir um emprego numa empresa de prestígio com presença internacional ou seguir uma carreira diplomática são possibilidades excepcionais! No entanto, se alguma delas estiver dentro dos seus planos, você terá de demonstrar, formalmente, que possui um certificado de proficiência em inglês.

Sei que você já sabia disso, mas ainda possui muitas dúvidas a respeito das certificações, certo? 

  • Como comprovar a proficiência em inglês?
  • Onde posso fazer a prova
  • Há mais de um exame?
  • Se há, qual a diferença entre eles? 
  • Como estudar para proficiência em inglês

Tranquilize-se! Estamos aqui para lhe ajudar a sanar essas dúvidas! 

Criamos este post no formato de um pequeno guia com informações a respeito do certificado de fluência em inglês. Esperamos que elas ajudem você a tomar uma decisão! Vamos lá?

Certificado de proficiência em inglês: quais os mais importantes?

Atualmente, existem vários tipos de exames de proficiência em inglês. Entre eles,  TOEFL e Cambridge se destacam por seu prestígio e reconhecimento internacional. Se por um lado existem os exames que podem ser feitos para obter uma qualificação em inglês, por outro, há o nível de competência linguística alcançado.

Nós já vamos explicar as diferenças! Todavia, a primeira coisa que você precisa saber é sobre o Common European Framework of Reference (CEFR).

É a norma usada como referência para medir o nível de compreensão e expressão, oral e escrita, de qualquer idioma. A CEFR consiste em 6 níveis: três blocos – nível básico ou A, independente ou B e competente ou C, também considerado bilíngue –, que são divididos em dois subníveis, 1 e 2. 

Sabendo disso, agora, é hora de conhecer os certificados para tirar suas conclusões sobre as particularidades de cada um deles. Confira!

Certificados Cambridge

Os certificados da Universidade de Cambridge são os mais adequados para ter uma certificação sem prazo de validade. São recomendados para aquelas pessoas que querem medir seu progresso no idioma. Escolas e instituições que desejam credenciar o progresso do nível de inglês de seus alunos também recorrem aos exames da Universidade.

Entre os testes, estão várias qualificações gerais e acadêmicas de inglês ordenadas por níveis (do mais baixo ao mais alto):

  • A2 Key – exame introdutório equivalente ao nível A2.
  • B1 Preliminary – exame que confere o nível B1.
  • B1 First – confere os níveis B1, B2 ou C1, a depender do resultado.
  •  C1 Advanced – credencia um nível B2, C1 ou C2, este último se forem obtidos mais de 200 pontos.
  • C1 Proficiency – destinado a atestar um nível de proficiência completo na língua inglesa, praticamente bilíngue, equivalente a um C2.

IELTS – International English Language Testing System

Criado pela Universidade de Cambridge e administrado pelo British Council, o IELTS é um dos exames aceitos para estudar ou trabalhar no Reino Unido. Também é solicitado para a obtenção de visto no Canadá, Austrália ou Nova Zelândia.

Existem duas versões, uma para inglês acadêmico e outra para inglês profissional. A escala de pontuação vai de 0 a 9, em que a pontuação máxima equivale ao nível C2 e a certificação é válida por 2 anos.

TOEFL – Test of English as a Foreign Language

Esse exame é desenvolvido e administrado por uma organização privada de testes educacionais, a norte-americana ETS (Educational Testing Service). É o mais recomendado se você deseja estudar nos Estados Unidos ou Canadá, embora também seja aceito em algumas universidades do Reino Unido e da Europa. Ele possui dois formatos possíveis:

  • PBT (Paper Based Test) – não avalia as habilidades de comunicação oral;
  • iBT (Internet Based Test) – pode ser feito online, mas com um formato mais extenso – desde que o TOEFL disponível esteja disponível na localidade.

A pontuação da versão online do teste TOEFL varia de uma escala de 0 a 120, em que 120 pontos equivalem a um nível C1. As pontuações das outras versões possuem escala diferente, mas existe uma tabela oficial de conversão. Os testes são válidos por 2 anos.

Muitas instituições acadêmicas exigem o TOEFL como requisito para o acesso de estudantes estrangeiros. Além disso, diversos programas de pós-graduação brasileiros que exigem o inglês o aceitam no lugar de língua estrangeira.

TOEIC – Test of English for International Communication

Também desenvolvido e administrado pela ETS, o TOEIC avalia o nível de inglês, mas em um ambiente de trabalho internacional, sendo especificamente voltado para negócios e inglês profissional. Ele é aceito por entidades governamentais, empresas, instituições de ensino e companhias aéreas em seus processos seletivos.

A pontuação máxima que pode ser obtida nesse exame é de 990, equivalente ao nível C1. Assim como o TOEFL e o IELTS, ele é válido apenas por dois anos.

Como se preparar para o teste de proficiência?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é shutterstock_1806905053.jpg

Não subestime o exame e comece a estudar o quanto antes! Uma boa dica é marcar o exame com antecedência e elaborar um cronograma de estudos com base nessa data.

Além disso, é interessante estipular metas de aprendizado, buscando aprimorar as quatro habilidades de fluência no idioma – leitura, escrita, compreensão oral e conversação. Essa estratégia é muito válida, pois foca o que realmente é avaliado pelo exame de proficiência em inglês

Porém, se você quer realmente progredir no idioma e obter a melhor pontuação possível, sua melhor aposta é fazer um bom curso de inglês. Busque uma instituição de ensino com experiência no que faz, que ensine de forma despojada – porque aprender inglês não precisa ser chato – mas que, ao mesmo tempo, empregue métodos com resultados comprovados.

Onde fazer os exames?

Acalme-se, você não precisa fazer uma viagem internacional para tirar sua certificação em inglês! 

Há vários centros espalhados pelo Brasil que são autorizados a realizar os testes. Para fazer um exame Cambridge, por exemplo, o primeiro passo é localizar o centro mais próximo de você, onde também é feita a inscrição. 

Já no caso dos exames administrados pela ETS (TOEFL e TOEIC), a inscrição é feita no site da organização. No entanto, o teste é feito no centro autorizado, com exceção do TOEFL iBT, que pode ser feito online.

Mas lembre-se de que, antes de escolher qual exame fazer, é fundamental saber se ele está aliado aos seus objetivos profissionais e acadêmicos. Como você viu, o certificado Cambridge lhe certifica para o resto da vida, enquanto o IELTS e o TOEFL fornecem uma avaliação temporária do nível de inglês. 

Exame decidido? Então, busque se preparar, pois o exame exigirá bastante conhecimento da língua inglesa

Prepare-se com quem sabe o que faz

Aqui, na Red Balloon, nossos alunos recebem uma preparação completa para obter o certificado de proficiência em inglês. Eles desenvolvem a fluência de forma descontraída e, ao mesmo tempo, com o emprego de métodos eficazes, capazes de prepará-los para alcançarem o melhor resultado possível. Não é à toa que temos mais de 90% de aprovação nos exames de Cambridge!

Coloque seu filho no caminho para a fluência em inglês, inscreva-o na unidade mais próxima de vocês!

Entre em contato