Certificado Cambridge: como conseguir? Saiba como se inscrever

Obter um certificado Cambridge é uma excelente maneira de provar sua proficiência em inglês. Muitas instituições e universidades do mundo exigem esse certificado no processo de inscrição. Devido ao alto nível de reconhecimento internacional, essa certificação abre muitas portas para o futuro.

A Universidade de Cambridge é uma das instituições que elabora testes para avaliar os estudantes em relação às suas competências na língua inglesa. Todos os seus testes são formulados de acordo com as diretrizes estabelecidas no CEFR – Common European Framework of Reference, que possui uma escala para determinar o seu nível de inglês.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa certificação. Mas não se preocupe! Aqui, nós vamos ajudar você a entender:

  • qual a sua importância;
  • onde e como se inscrever;
  • como melhorar cada uma das habilidades exigidas no teste de uma forma divertida e prática.

Temos a certeza de que as dicas a seguir esclarecerão suas dúvidas, ajudando-o a tomar a atitude de marcar seu exame e obter o seu certificado Cambridge English! Confira!

1. Como conseguir o certificado Cambridge?

Um dos passos mais importantes antes de se inscrever para a prova Cambridge é escolher o exame apropriado para o seu nível de inglês. Isso porque existem vários níveis de inglês do Cambridge English, cada um dos quais oferece um certificado específico para um nível, que é válido indefinidamente.

Em todos os exames, são avaliados o listening, reading, writing e speaking, porém a duração de cada prova muda de acordo com o teste a ser realizado. Abaixo, listamos os principais tipos de exames de certificação disponíveis para aplicação.

A2 Key

Esse é um ótimo exame para quem é novo no aprendizado de inglês. Nele, será avaliada a sua habilidade de usar o idioma ao se comunicar em circunstâncias simples.

B1 Preliminary

Esse exame é projetado para alunos com inglês intermediário, que já dominam o básico do inglês e, agora, possuem habilidades práticas da língua para o uso no dia a dia.

B2 First

Essa qualificação é para alunos com nível intermediário superior de inglês. É o exame mais popular, pois, geralmente, é o nível mínimo exigido por programas universitários em países de língua inglesa.

 C1 Advanced

Essa é a prova de alto nível em inglês e a qualificação ideal para prepará-lo para a universidade ou para a vida profissional.

C2 Proficiency

Essa é a qualificação de mais alto nível e prova que o aluno é fluente no inglês em um nível quase nativo, podendo estudar ou trabalhar em qualquer tipo de ambiente em que se fala inglês.

2. Certificado Cambridge preço

Nenhum dos exames de certificação é realizado de forma gratuita. Os valores variam de acordo com o tipo de teste que você fará e também do local de aplicação da prova. De fato, não é um exame barato, porém vale todo o investimento, visto a importância do inglês nos dias de hoje e que o certificado vale para a vida toda.

Mas para garantir uma boa preparação para o exame, a escolha de uma boa instituição de ensino é de suma importância. Na Red Balloon, trabalhamos com os alunos a partir de 8 anos com as 4 habilidades, gramática e vocabulário, fornecendo o necessário para que estejam preparados para os exames de Cambridge.

Isso porque, eles são avaliados de acordo com o CEFR, que é o padrão internacional para descrever a habilidade do idioma. Durante o curso, os alunos são preparados gradativamente para a certificação e, a partir dos 9 anos, eles já podem testar seu nível inglês por meio dos exames.

Nosso método de ensino permite que os alunos comecem no nível básico, passem para o intermediário e finalizem seus estudos como proficientes da língua inglesa. Dessa forma, os alunos da Red Balloon apresentam uma aprovação de cerca de 90% nas provas Cambridge.

3. Como me inscrever para o exame?

As etapas para realizar sua inscrição em um exame Cambridge são rápidas e fáceis. Primeiro, encontre um centro credenciado para fazer a prova. Em seguida, entre em contato e se informe sobre como é feita a inscrição e os valores. Por último, escolha entre as datas disponíveis para realizar o exame.

Se você já for aluno da Red Balloon, basta fazer a inscrição na sua unidade, pois somos um centro interno. Caso não saiba, centros internos são instituições autorizadas por Cambridge, os quais oferecem exames apenas para seus alunos.

4. Estou pronto para o exame de Cambridge?

Se você pensa que apenas o exame é o que determinará a sua aptidão para prestar o exame de forma satisfatória e conseguir o seu certificado, você se engana! O que acontece durante a jornada de preparação é determinante.

E para se certificar disso, você pode fazer testes práticos que determinem o tipo de certificado que você está apto a fazer. Se ainda lhe restam dúvidas sobre o teste certo para você, faça o teste de nivelamento online no Cambridge Assessment English.

Se você obtiver uma boa pontuação nos exames simulados, haverá grandes chances de ser aprovado quando fizer sua prova. Tente alcançar os resultados mais altos possíveis nos testes práticos. O nervosismo na hora da prova real pode diminuir a sua pontuação em relação à obtida nos simulados.

Agora que você determinou o tipo de certificado para o qual vai se inscrever, siga as seguintes recomendações que preparamos e que vão te ajudar no estudo de inglês para a prova de Cambridge.

4.1 Procure praticar e ter contato constante com o inglês

Existem muitas ferramentas que você pode usar para integrar o inglês à sua vida. Aprenda músicas em inglês, ouça podcasts, assista a filmes e séries e converse com seus amigos em inglês. Assim, você tornará seu aprendizado contínuo e divertido.

4.2 Identifique seus pontos fortes e fracos

Os exames de certificação avaliam suas habilidades em falar, escrever, ler e ouvir em inglês. Identificar quais dessas habilidades você tem mais ou menos facilidade pode te ajudar a organizar suas prioridades de estudo.

4.3 Organize seu tempo

Além de estudar durante suas aulas de inglês, tire um tempo extra e estude diariamente. Defina uma meta e siga um cronograma de estudo, principalmente antes do dia do exame, assim, dará tempo de revisar e tirar todas as suas dúvidas.

4.4 Prepare-se para o teste

Pratique em casa com os simulados disponibilizados por Cambridge. É muito importante estar familiarizado com a estrutura do exame. Por exemplo, você deve saber exatamente quanto tempo você tem para completar cada seção. Dessa forma, você pode cronometrar o seu tempo de prática para ter a certeza de que está no caminho certo.

Certifique-se de saber como preencher as folhas de resposta corretamente. Seria bobagem perder pontos ou até falhar só porque não sabia que precisava usar um lápis, não uma caneta, se for fazer o teste no papel.

Você também deve aprender o sistema de pontuação e como os exames são avaliados. Por exemplo, é importante saber que, se não sair muito bem em uma seção, pode compensar as pontuações ruins com outra.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o certificado Cambridge, comece a se preparar para conseguir o seu. Seguindo as dicas acima, você alcançará resultados fantásticos e logo terá sua certificação.

Quer mais dicas de como estudar para esses exames? Então, baixe nosso Guia preparatório para o exame de Cambridge!

Entre em contato