Como adquirir e praticar vocabulário em inglês

>

Aumentar o vocabulário em inglês é uma das tarefas mais importantes para quem quer realmente alcançar a fluência no idioma. A missão é contínua e sem data para acabar, ou seja, as dicas que você aprender neste guia podem ser levadas para o resto da vida, e quanto mais praticar, melhor falante do dialeto estrangeiro você se tornará. 

E pensando sempre em lhe ajudar a virar um(a) craque na língua inglesa, a Red Balloon separou os melhores truques para você expandir seu leque de palavras em inglês e ainda aprender a usá-las da melhor forma como um(a) nativo(a).

O modelo padrão dos cursos de idiomas é ensinar o uso formal das línguas estrangeiras, o que inclui não apenas as regras gramaticais e ortográficas, como também as palavras mais específicas e pouco usadas pela população local. E sabe por quê? Pois isso faz com que você, de longe, seja reconhecido como um turista. E além das explicadas em sala de aula, existe uma infinidade de outras palavras que você precisará usar no seu vocabulário em inglês, porém dificilmente aprenderá dentro do curso.

No entanto, nada de desespero, pois adotando algumas dicas práticas do idioma no seu dia a dia você pode sim conhecer novos termos e expressões, aumentar o seu vocabulário em inglês e ficar muito mais fluente e preparado(a) para conversar com os gringos, seja no Brasil ou no exterior. Ficou interessado(a) no assunto? Então, continue a leitura deste manual e descubra alguns segredos exclusivos para turbinar sua proficiência na língua.

8 dicas para expandir seu vocabulário em inglês na prática

Depois de passar pelas fases iniciantes e intermediárias do curso de inglês, muito provavelmente você já saberá como formar frases usando adjetivos e substantivos corretamente, conjugando verbos etc. A partir deste ponto, o foco dos estudos deve se concentrar na aprendizagem dos significados das novas palavras no vocabulário em inglês para saber quando aplicá-las naturalmente em cada expressão.

Nesse estágio, o segredo é um só: prestar muita atenção em quais contextos os falantes nativos usam determinados vocábulos, como pronunciam, com qual entonação se comunicam, como escrevem e/ou abreviam e assim por diante. Pensando em facilitar todo esse processo para você, listamos abaixo 8 formas de aumentar o seu vocabulário em inglês com simples atividades do dia a dia. São elas:

1. Ouvindo atentamente músicas internacionais

A música internacional faz parte do cotidiano do brasileiro, mas pode confessar: muitas vezes você apenas curte o som e não presta atenção na letra, certo? Então, que tal tentar ficar mais atento ao que o cantor diz e sobre o que música fala? Essa é uma ótima forma de conhecer os jargões usados no vocabulário em inglês e aprender como brincar com as palavras em diferentes contextos sem perder a coerência da frase.

2. Assistindo filmes e séries legendados

Una o útil ao agradável e aproveite para maratonar a sua série favorita com o áudio original. E claro, as legendas devem ser em inglês também, afinal, a intenção é que você compreenda exatamente a pronúncia do vocabulário em inglês e consiga associá-la ao significado de cada palavra. Seriados e filmes são ótimas ferramentas para ter contato com novas gírias, além de abreviaturas e peculiaridades que somente na fala de um nativo podem ser notadas e facilitarão seus diálogos no futuro.

3. Lendo livros de diversos gêneros em inglês

Na escola de idiomas, alguns livros estrangeiros são recomendados para aumentar o vocabulário em inglês, e essa é uma dica que pode ser levada até mesmo para os estágios mais avançados do curso. Afinal, quanto mais gêneros e autores diferentes você consumir, mais distintos serão os dialetos e mais formas de usar uma mesma palavra ficarão em evidência. Aqui vale começar com livros mais finos ou até mesmo pequenos contos, pois aos poucos a leitura em inglês vai se tornando mais fácil e fluída.

4. Acompanhando palestras e notícias internacionais

Não é difícil encontrar na internet as notícias e palestras internacionais mais populares do momento. Esse é também é um meio fácil de ficar por dentro dos assuntos em alta na gringa e ainda ouvir muitos termos e expressões diferentes. Você também pode assistir aulas e minicursos de áreas do seu interesse que tenham o áudio original em inglês, como informática, comunicação ou empreendedorismo, por exemplo.

5. Com podcasts gringos

Os podcasts estão com tudo, então existe muito conteúdo bacana para se escutar enquanto você faz alguma tarefa doméstica ou está a caminho do trabalho. Assim como os filmes, séries e músicas, os podcasts também são formas de entretenimento que vão ajudar a expandir o seu vocabulário em inglês de forma leve e ainda mostrar como usar as palavras na prática e de maneira natural.

6. Conhecendo vocábulos pelo dicionário

O bom e velho dicionário continua sendo uma ferramenta poderosa, desde que seja usado da maneira correta. Dispense o dicionário “’inglês – português” e adote um dicionário somente em inglês, assim como os nativos do idioma utilizam. Dessa forma, ao invés de associar o vocabulário em inglês à sua tradução, você processará o significado no próprio idioma, compreendendo melhor a flexibilidade de toda palavra em diferentes contextos e ocasiões.

7. Anotando todas as palavras novas

Se você quer se tornar fluente na língua inglesa, é essencial se dedicar de verdade em qualquer uma das dicas anteriores. E uma forma de fixar bem o que for aprendendo com as músicas, séries, palestras e afins é escrevendo toda palavrinha nova e revisando-as sempre que possível. A anotação pode ser feita em um caderninho específico e criado para o seu vocabulário em inglês — como um dicionário inteiro feito por você, por exemplo — ou até mesmo no bloco de notas do celular.

8. Escrevendo frases e textos em inglês

Tão importante quanto aprender o significado das palavras, é colocá-las em prática. Por isso, escreva ao menos duas ou três frases usando as anotações e procure sempre aplicar as expressões novas em diferentes diálogos, mas prestando atenção se o sentido original da frase não foi prejudicado. Além disso, aproveite para ler suas frases em voz alta e treinar o seu speak também, ok? Pois tudo isso é fundamental para que você não esqueça o que aprendeu e ainda saiba usar na prática os vocabulários em inglês aprendidos recentemente.

Viu só quanta dica legal e fácil de introduzir na sua rotina? É possível, aliás, que muitos desses hábitos já façam parte da sua vida, só não sejam utilizados como uma maneira de treinar o seu vocabulário em inglês. Então, aproveite a oportunidade para começar a exercitar o idioma da maneira correta — e a melhor parte: sem abrir mão do entretenimento.

A importância de aprender o vocabulário em inglês na prática

Você deve ter notado que diversas vezes ao longo deste guia nós enfatizamos como é importante aprender o significado das palavras sem fazer a associação com a tradução em português, certo? De fato essa é uma das informações mais relevantes para quem deseja alcançar o nível avançado de um idioma estrangeiro e quer se comunicar sem dificuldade fora do país. Ah, e aqui aproveitamos para frisar uma informação que poucas pessoas sabem: para aprender novas palavras no vocabulário em inglês não é necessário traduzir, basta conhecer o significado.

Quando você compreende uma nova palavra e busca a tradução dela, dois problemas graves podem acontecer. O primeiro é que o cérebro fica viciado em associar as palavras em inglês e português, isto é, sempre que você ouvir tal expressão, precisará lembrar da tradução para compreender o que foi dito, e isso dificulta muito os diálogos, além de tornar a sua fala mecânica e lenta.

Outro contratempo que pode complicar a sua vida usando o vocabulário em inglês ligado a tradução é o sentido literal das palavras. Basta jogar uma frase avulsa no Google Tradutor, por exemplo, para ver como tudo pode ficar sem sentido se não houver a interpretação do contexto — lembrando que o Google Tradutor traz a passagem literal das palavras entre um idioma e outro, sendo um mecanismo semelhante ao que acontece no cérebro. Conseguiu compreender porquê saber o significado das palavras é mais importante do que saber traduzir?

Portanto, deixe de lado os aplicativos, os dicionários “’inglês – português” e todas as outras ferramentas que remetem a tradução automática. Ao invés disso, arrisque-se a usar as palavras novas e treine diálogos no idioma sempre que possível.

Praticar é o segredo para adquirir vocabulário em inglês

A prática do vocabulário em inglês só depende de você, por isso, não tente se enganar seguindo as dicas pela metade ou procrastinando as tarefas diárias. Separe um momento do seu dia para se dedicar ao estudo do idioma, ainda que seja assistindo um episódio de uma série ou ouvindo o álbum novo do seu cantor preferido. O importante é que você realmente leve a sério e ao final do estudo consiga avaliar o que aprendeu.

Com o tempo, o uso do inglês vai se tornando cada vez mais habitual e o seu vocabulário rico em palavras, termos e expressões que somente um bom falante da língua inglesa sabe usar. E claro, aprender tudo isso de forma prática e leve é muito mais divertido do que passar horas e horas devorando livros didáticos — que na medida certa, lembre-se que são muito importantes para você aprender regras e teorias do idioma.

Matricule-se em um curso de inglês presencial

E não deixe de frequentar as aulas presenciais, pois é em sala que você pode tirar suas dúvidas de pronúncia, aprender novas técnicas e interagir usando o seu vocabulário em inglês com outros colegas. Essa troca de experiências e o primeiro contato com a cultura estrangeira na classe são muito valiosos para quem deseja fazer um intercâmbio, por exemplo.

Na Red Balloon a metodologia de ensino é dividida por etapas, para assim proporcionar um acompanhamento completo para cada aluno dos 3 aos 17 anos de idade. Em todas as fases são utilizadas diferentes técnicas para fixar o vocabulário em inglês, sempre respeitando as singularidades da infância e as experiências mais importantes vividas em cada faixa etária.Garanta que o seu filho estude na mais conceituada escola de inglês do Brasil. Clique aqui e acesse o nosso site para encontrar a unidade mais próxima e agendar uma visita. A equipe da Red Balloon está pronta para receber o seu pequeno e de portas abertas para você.

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!