12 dicas para trabalhar com crianças em casa

>

Neste momento de isolamento social, muitos pais estão tendo de lidar com um desafio extra: o de conciliar sua carreira profissional trabalhando home office com o cuidado dos filhos. Trabalhar com crianças em casa é possível, no entanto, é importante colocar em prática algumas estratégias para tornar isso viável e mais tranquilo para todos.

Nesse período de convivência mais intensa, pode parecer difícil inicialmente para as crianças compreenderem que a rotina precisará ser regrada, com obrigações a serem cumpridas, e que os pais não estarão disponíveis o tempo todo para brincar ou dar-lhes atenção. 

Por isso, no artigo de hoje, daremos algumas dicas de como manter o foco e a produtividade ao trabalhar com crianças em casa, mas sem deixá-las sem o devido acompanhamento e carinho. Acompanhe a seguir.

Trabalhando em home office: um novo desafio

Como o próprio nome sugere, home office é o trabalho feito em casa. Essa modalidade de trabalho a distância já era a realidade de alguns trabalhadores, mas sua popularidade vem crescendo nos últimos tempos.

Por recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério da Saúde, muitas empresas passaram a adotar o regime de home office. Aliado a isso, o fechamento de escolas e a suspensão das aulas trouxe o desafio extra para os pais aprenderem a trabalhar com crianças em casa.

De fato, nos últimos dias, conforme dados levantados no Google, a pesquisa por “crianças em casa” atingiu um novo recorde no buscador. Se você também está procurando ideias para conseguir aliar o trabalho home office ao convívio familiar, confira as dicas que preparamos a seguir.

Home office: dicas para trabalhar com crianças em casa

Sim, trabalhar com crianças em casa pode ser um desafio. Mas também pode ser algo produtivo e prazeroso. Para isso, é preciso organização e planejamento. Veja algumas ideias práticas para ajudar você nesse momento:

Estabeleça onde será seu escritório em casa

Determinar e adaptar um espaço que atenda às suas necessidades de trabalhar em casa é algo importante para manter sua concentração, motivação e produtividade neste período de quarentena. 

E, além, disso, pode ajudá-lo a criar uma dinâmica que funcione para fazer home office com crianças em casa. Isso porque, utilizando sempre o mesmo espaço, ficará mais fácil para os pequenos compreenderem que, quando você estiver lá, não deve haver interrupção.

Vista-se para trabalhar em casa

As crianças são bastante atentas a pequenos detalhes. E isso inclui a forma como nos vestimos. Determinados tipos de roupas são associados a momentos de lazer, outros a momentos de trabalho. 

Assim, por mais que ficar de pijamas, por exemplo, seja algo confortável, esse tipo de vestimenta poderá transmitir aos pequenos a ideia de que você está disponível naquele momento para brincar. 

Desse modo, para ajudar a criança a distinguir os momentos nos quais você precisa se dedicar ao trabalho, o ideal é estabelecer determinado tipo de roupa para vestir nesses momentos. Além de ajudar a criança, esse hábito também ajuda a condicionar nosso cérebro para, naquele momento, manter o foco no trabalho. Ainda, auxiliará a evitar correrias para videoconferências marcadas de última hora. 

Uma dica para ajudar os pequenos a compreenderem que você está em determinado momento trabalhando e não deve ser interrompido é usar o crachá de sua empresa nesses períodos trabalhando home office.

Trabalhe enquanto seus filhos se dedicam aos estudos em casa ou durante sua soneca

Tente organizar para o mesmo período do dia suas tarefas de trabalho home office com as atividades de estudo de seus filhos. Assim, após orientá-los sobre as atividades, você poderá se dedicar também ao seu cronograma com mais tranquilidade, enquanto eles estão focados nas tarefas escolares ou de aprendizado de inglês, por exemplo.

Outra possibilidade, sobretudo para quem tem crianças pequenas em casa, é, quando não houver um horário de trabalho home office mais rígido, aproveitar os momentos nos quais as crianças dormem ou cochilam para se dedicar ao trabalho. 

Divida turnos

No caso de haver mais de um adulto em casa, experimente, pelo menos em alguns dias da semana e momentos do dia, dividir os cuidados dos pequenos para que vocês se intercalem na escala de trabalho remoto em casa tendo a certeza de que os pequenos estão recebendo a atenção devida.

Concentre-se em tarefas, não no horário de trabalho

Outra alternativa para seu home office com crianças funcionar é focar-se em uma tarefa por vez – e não em trabalhar ininterruptamente por horas.

Sendo realista, quais são as chances de realizar quatro horas de trabalho ininterrupto e altamente focado enquanto seus filhos brincam sozinhos? 

Na prática, isso torna-se um pouco difícil. Então, é preciso ser flexível e se adaptar a esse novo cenário. Assim, experimente elencar quais são suas tarefas laborais prioritárias e foque-se em executá-las nos momentos mais propícios do dia. 

Aplicativos de gerenciamento de tarefas, como o Trello e o Asana, são ótimos recursos para ajudar nisso, especialmente se suas tarefas e prioridades tendem a mudar com frequência, porque, com eles, você pode ficar de olho nos prazos e alternar as tarefas em apenas alguns cliques. Ainda, elencar tudo o que você fará no dia e ir acompanhando seu sucesso ajudará a manter sua motivação para cumprir suas metas e objetivos diários.

A técnica Pomodoro também pode ser eficiente nessa hora. Com ela, montamos cronogramas de pequenas tarefas para serem realizadas por 25 minutos seguidos de uma pausa. Com isso, seus filhos receberão sua atenção regularmente, o que reduz as possibilidades de interrupção enquanto você estiver trabalhando. Há aplicativos como o Pomodoro TrackerTomato Timer e o Marinara Timer que são muito práticos para começar a incorporar essa técnica em seu dia a dia.

Deixe à disposição das crianças materiais para desenhar e colorir

Desenhar e colorir são atividades que, além de divertidas e de ajudarem a estimular a coordenação, o senso de estética e a imaginação, exigem da criança foco e concentração. 

Assim, enquanto ela estiver envolvida nessas tarefas, os pais poderão realizar suas demandas de trabalho home office com mais tranquilidade.

Para estimulá-las, você pode baixar da internet novas imagens para elas colorirem. Neste site há diversas imagens disponíveis gratuitamente.

Faça videochamadas para conectar as crianças com outros familiares enquanto você trabalha

Outra possibilidade para lidar com a saudade e, também, para ajudar na organização para trabalhar com crianças em casa é fazer videochamadas entre elas e seus avós ou tios, enquanto você trabalha. Assim, eles poderão passar o tempo conversando com um familiar e não se sentindo sozinhas e você conseguirá se dedicar a alguma tarefa laboral nesse período.

Não se cobre excessivamente 

Esses são tempos atípicos para todos. Com tudo o que está acontecendo, é compreensível que você não consiga ter a produtividade de antes. Não se martirize por isso. Ao invés disso, estabeleça prioridades realistas e tenha foco nelas.

Por exemplo, fazer uma apresentação para um cliente é algo que não deve ser protelado. Acompanhar seus filhos nas atividades de estudo também é importante. Mas organizar armários e dobrar roupas, por exemplo, é algo que você pode deixar para depois sem culpa e sem trazer ônus nesse momento tão desafiador. 

Estimule as crianças a ouvirem audiolivros

Enquanto você estiver trabalhando home office, outra alternativa é estimular seus filhos a ouvirem audiolivros. Esses recursos podem ser interessantes para aguçar a imaginação das crianças, proporcionar aprendizado e mantê-las entretidas enquanto seus pais trabalham em casa.

Audible, serviço da Amazon, está oferecendo temporariamente de forma gratuíta centenas de audiolivros infantis que podem ser reproduzidos no seu computador, smartphone ou tablet. Há histórias para crianças em diversos idiomas, então, esse pode ser também um recurso adicional de apoio para o aprendizado de inglês em casa. Se a intenção for aproveitar este tempo para reforçar o inglês, outra ideia diferente é o Storytime From Space, no qual astronautas da NASA leem histórias para as crianças enquanto flutuam no espaço.

Ative o controle parental de eletrônicos para períodos controlados de uso dos aparelhos enquanto você trabalha

As telas não são inimigas do desenvolvimento da criança se forem utilizadas com responsabilidade. O uso de equipamentos eletrônicos deve ser dosado e orientado para que não interfira no desenvolvimento e nas demais atividades das crianças.

No entanto, enquanto você realiza uma videoconferência ou precisa se concentrar para responder mensagens de trabalho, liberar o uso dos aparelhos para algumas atividades de lazer para as crianças pode ser uma boa alternativa.

Para isso, lembre-se de sempre configurar o controle parental nos aparelhos. Assim, você poderá controlar as atividades e os acessos, tendo a certeza de que a criança não terá contato com conteúdos inapropriados. 

Equilibre sua vida pessoal e profissional

Esse é um dos maiores desafios de quem trabalha home office. Equilibrar momentos dedicados ao trabalho e à sua vida profissional pode ser difícil, especialmente para quem não está acostumado a trabalhar em casa.

No entanto, é importante não se sobrecarregar e dividir bem seu tempo. Por exemplo, você pode estipular que as noites serão sempre dedicadas aos jantares em família seguidos de uma sessão de cinema em casa, desabilitando notificações de e-mail e outras em seu celular para que seu foco esteja nesses momentos apenas na convivência com quem você ama. 

Não se esqueça de que as crianças são crianças

Por mais que a rotina de todos esteja bem determinada, que as crianças saibam que os pais estão trabalhando home office, em alguns momentos elas poderão ficar entediadas e quebrar algumas regras. 

Aja com empatia e paciência, esse é um momento difícil para todos, as crianças não estão acostumadas a ficarem isoladas em casa, longe de seus colegas e amigos e de suas atividades de rotina.

Converse com seus filhos sobre tudo isso, reforce a importância de que, sempre que possível, eles aguardem para chamar sua atenção apenas depois do momento de trabalho e ajude-os a lidarem da melhor forma possível com a situação.

E então, pronta para colocar em prática essas dicas para trabalhar com crianças em casa? Tem alguma outra ideia para compartilhar com outros pais que estejam trabalhando home office? Deixe sua mensagem nos comentários. E, para ajudar na organização de tudo isso, confira também o e-book que preparamos com dicas para organizar a rotina das crianças.

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!