Tongue twister: conheça a importância do trava-línguas

>

14 de abril, 2021

Conhecido nos países de língua inglesa como tongue twister, o trava-língua é um jogo verbal muito utilizado na educação infantil e também empregado no ensino do idioma para alunos de todas as idades e níveis. E, sempre pensando em oferecer técnicas para melhorar o aprendizado do inglês dos pequenos, além de dar dicas para aperfeiçoar a fluência de toda família, a Red Balloon preparou um manual completo com tudo o que você precisa saber sobre os trava-línguas.

É importante destacar que utilizados no próprio idioma, a criançada se diverte com os trava-línguas e até mesmo os adultos entram na brincadeira. Mas, quando empregado em outro dialeto, o tongue twister pode revelar pontos de dificuldades do aluno e ajudar a dominar as habilidades do listening e speaking de modo muito mais fluido. Quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra como isso é possível! 

A importância de diversificar as métodos de ensino

Para quem acompanha as dicas de aprendizado infantil dadas pelos especialistas em educação estrangeira da Red Balloon, já entendeu que cada metodologia pedagógica cumpre um papel diferente no processo de ensino de crianças, adolescentes e, por vezes, dos adultos, não é mesmo? Porém, diversificar os métodos também é uma estratégia importante para que o ritmo de aprendizagem se mantenha sempre constante.

Sabendo disso, utilizar dinâmicas educativas e jogos — incluindo o tongue twister — é uma excelente forma não apenas de variar a rotina de estudos, como também de promover uma nova interação com o idioma, de maneira lúdica e sem deixar de lado os conceitos pedagógicos que baseiam o sistema de aprendizado.

Portanto, é usual que as melhores instituições de ensino, sejam elas de idiomas ou não, adotem mais de uma metodologia de explicação simultaneamente e recorram aos eventos, às dinâmicas e aos jogos educativos para manter a turma bem engajada com aprendizado, motivada a descobrir novos conteúdos e ativando sempre novas habilidades cognitivas.

Trava-línguas no ensino da língua inglesa

Como mencionado, o tongue twister é um jogo verbal popular entre os primeiros anos escolares, uma vez que compreende diversos aspectos linguísticos e culturais facilitadores da alfabetização e do letramento infantil. Da mesma forma, para o ensino de uma língua estrangeira, o trava-língua se torna um recurso igualmente interessante.

Além disso, a técnica é uma ótima aliada para os alunos terem momentos de estudo e prática do inglês em diversos níveis — isto é, desde o básico até o avançado — de um modo mais leve e sem todo o cansaço e pressão comum para quem estuda para os exames de curso e testes de proficiência, por exemplo.

Ou seja, usar o tongue twister para praticar inglês tanto na escola quanto em casa é uma sugestão que vale a pena testar. Contudo, lembre-se sempre de acompanhar algumas instruções e dicas dos educadores e profissionais linguísticos, para que os pequenos se adaptem com mais facilidade à prática e aproveitem o máximo de benefícios possível, e ainda se divirtam enquanto isso.

Aproveite e baixe nossos tongue twisters selecionados neste infográfico!

Benefícios de estudar com os tongue twisters

Aproveitar recursos e metodologias diversas, como o próprio tongue twister, é uma forma de otimizar tanto a prática, quanto o aprendizado da língua inglesa.

E, por falar em benefícios, não podíamos deixar de citar quantas vantagens podem ser aproveitadas pelos estudantes que inserem o tongue twister na sua prática do idioma, não é mesmo? Por isso, separamos os cinco principais ganhos de aprender inglês com trava-línguas para te motivar a adotar de vez essa técnica:

Trabalha a memorização dos sons

A memorização das palavras em inglês e dos seus respectivos sons é uma das habilidades mais importantes para o estudante que está ingressando no idioma, e os alunos na Red Balloon, neste sentido, iniciam o trabalho de reconhecimento das letras e os sons do alfabeto no estágio Junior. E, nada melhor para decorar e guardar um tema na memória do que a repetição frequente de fonemas e expressões populares, como os tongue twister, concorda?

Treina a pronúncia correta

Justamente pela repetição frequente das expressões até acertar a fala correta da sentença, o treino das pronúncias certas é o maior benefício dessa estratégia. Logo, os trava-línguas em inglês são o recurso ideal para quem sente dificuldade na habilidade do speaking e precisa de um modo intensivo para melhorar a sua fala no idioma.

Aperfeiçoa a habilidade de listening

Como a habilidade da fala depende fortemente da escuta, o listening também é aperfeiçoado por meio do jogo verbal. O refinamento da capacidade de escuta melhora a interpretação em diversos aspectos, e ajuda até mesmo a acelerar a assimilação das frases ouvidas em inglês, já que o aluno consegue captar rapidamente as sentenças reproduzidas e ligar o som de cada uma delas ao seu significado.

Melhora a dicção e comunicação

Para quem tem o português como língua mãe é claro notar que ditar os trava-línguas pode ser um verdadeiro teste de dicção. Com o idioma estrangeiro acontece a mesma coisa, porém com a vantagem de que dominando os tongue twisters o aluno desenvolverá com maestria sua comunicação em inglês.

Impulsiona a capacidade de fluência

Por consequência, o estudante que ouve bem interpreta com facilidade e se comunica com clareza, conseguindo assim avançar muito bem na fluência do inglês. Em vista disso, a técnica pode ser uma ótima recomendação para quem está se preparando para uma experiência internacional ou precisa desenvolver rapidamente suas habilidades comunicativas, como a fala e escuta no idioma.

5 dicas para praticar o tongue twister

E, se você chegou até aqui é porque gostou da ideia e já quer saber como adotar os tongue twisters na sua rotina de estudos de inglês com a garotada, acertamos? Se a resposta for sim, pode comemorar, pois, a seguir selecionamos cinco dicas que lhe ajudarão a ter a melhor experiência de aprendizado e de diversão com essa técnica. Confere só:

  1. Escolha o tongue twister do nível certo

Os tongue twisters podem ser classificados nos níveis easy, medium e hard — fácil, médio e difícil, respectivamente —, conforme a familiaridade com as palavras e o grau de complexidade das sentenças e dos fonemas. Assim, é muito importante escolher o nível certo do trava-língua para que de fato haja a compreensão das frases por completo, por mais difícil que elas pareçam de ser ditas, inicialmente.

  1. Foque na repetição do que foi escutado

O segredo para conseguir internalizar a pronúncia correta das palavras é a escuta e a repetição. Da mesma forma como acontece com a aquisição da língua materna, depois de um período sendo exposto àquelas expressões nosso cérebro é capaz de reproduzi-la igualmente — mesmo que com pouquinho de sotaque, natural para qualquer falante não-nativo de uma língua estrangeira.

  1. Pratique em grupo e sozinho(a)

O tongue twister é um jogo extremamente divertido para praticar em grupo — e pode arrancar boas risadas da turma inteira, enquanto todos se ajudam até alcançar a melhor pronúncia. Porém, jogar individualmente em voz alta também é uma alternativa para quem quer aumentar suas horas de estudo em casa ou em qualquer outro espaço.

  1. Proponha novos desafios a cada avanço

Com os treinos, a tendência é que os trava-línguas do seu nível comecem a ficar mais fáceis, mas sempre dá para propor novos desafios a sua dicção até dominá-la completamente, com o novo idioma. Uma sugestão é repetir a sentença 5 vezes seguidas, sem errar, dentro de um minuto, por exemplo.

  1. Use a estratégia para estudar sem pressão

Sabemos como estudar pode ser uma tarefa cansativa e aprender inglês comumente envolve uma série de expectativas e de pressa em dominar de vez todas as principais habilidades no idioma. Entretanto, o aprendizado não precisa ser dessa forma e o tongue twister pode ser usado como forma de levar um pouco de leveza e distração para o seu dia a dia sem tirar o seu foco nos estudos.

9 tongue twisters para praticar com as crianças

Apresentar os tongue twisters como uma forma de prática divertida do idioma também é uma ótima opção para brincar com a família!

Já deu para entender como os trava-línguas são usados no processo de ensino de um novo dialeto. E agora, para você colocar em prática todas as dicas aprendidas, trouxemos nove recomendações de tongue twisters de todos os níveis para você treinar o inglês com a família toda. Aproveite as dicas a seguir!

Easy

  • A loyal warrior will rarely worry why we rule.

Tradução: Um guerreiro leal raramente se preocupa porque governamos.

  • A noisy noise annoys an oyster.

Tradução: Um barulho barulhento incomoda uma ostra.

  • Thin sticks, thick bricks.

Tradução: Varas finas, tijolos grossos.

Medium

  • She sells seashells by the seashore.

Tradução: Ela vende conchas à beira mar.

  • Which witch switched the Swiss wristwatches?

Tradução: Qual bruxa trocou os relógios de pulso suíços?

  • Lesser leather never weathered wetter weather better.

Tradução: Couro menor nunca resistiu melhor ao clima mais úmido.

Hard

  • Peter Piper picked a peck of pickled peppers. How many pickled peppers did Peter Piper pick?

Tradução: Peter Piper pegou um bocado de pimentas em conserva. Quantas pimentas em conserva Peter Piper escolheu?

  • I scream, you scream, we all scream, for ice cream!

Tradução: Eu grito, você grita, todos nós gritamos, por sorvete!

  • Betty Botter bought some butter. But she said the butter’s bitter. If I put it in my batter, it will make my batter bitter. But a bit of better butter will make my batter better. So ‘twas better Betty Botter bought a bit of better butter.

Tradução: Betty Botter comprou manteiga. Mas ela disse que a manteiga é amarga. Se eu colocar na minha massa, ela ficará amarga. Mas um pouco de manteiga melhor vai deixar minha massa melhor. Então foi melhor Betty Botter comprar um pouco de manteiga melhor.

E aí, consegue pronunciar todos esses tongue twisters corretamente? Não esqueça que a prática leva a perfeição, então anote as dicas deste guia e não deixe de treinar com os seus pequenos sempre que possível para aproveitar todos os benefícios que a estratégia oferece ao aprendizado da sua família.

E, conte com a Red Balloon para proporcionar ao seu filho, dos 3 aos 17 anos, o ensino de inglês com a qualidade que ele merece. Clique aqui para conhecer mais sobre as turmas disponíveis e garanta a vaga das suas crianças agora mesmo!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!