Nossas 6 melhores séries para aprender inglês

>

02 de junho, 2021

O inglês é um dos idiomas mais falados no mundo. Além disso, a maior parte das produções audiovisuais disponíveis hoje em dia estão na língua inglesa. Isso significa que é possível encontrar boas séries para aprender inglês!

Há um bom tempo, as séries e os filmes vêm sendo uma das principais fontes de entretenimento, principalmente nos dias atuais em que a internet preenche um espaço imenso nas nossas vidas. Pensando nisso, nós da Red Balloon, preparamos um conteúdo com as melhores séries para aprender inglês.

Afinal, assistir a esse tipo de programa no tempo livre em casa ou com amigos é uma maneira simples e divertida de aprimorar o aprendizado do idioma. 

Com as dicas e recomendações a seguir, você irá perceber que, aprendendo inglês com séries, além de fixar os conteúdos de uma maneira mais leve e descontraída, será mais eficiente do que as pessoas imaginam.

Como aprender inglês com séries?

Muitas vezes, estudar pode ser uma tarefa maçante para grande parte dos estudantes. No entanto, aprender inglês com séries pode deixar essa atividade mais fácil e prazerosa. 

A partir do simples ato de assistir a uma série, é possível aguçar diferentes sentidos, observando novas pronúncias, gírias e expressões e expandindo o repertório e vocabulário, aprendendo, assim, mais sobre o idioma sem deixar a diversão de lado. 

Ao escutar os diálogos entre os personagens das tramas (o que em inglês chamamos de “listening”), o aluno sai daquela realidade presente apenas nos livros de inglês e vai para uma nova, na qual usa a imaginação e a diversão como aliados. 

Por meio da escuta atenta, será possível perceber como as palavras do idioma são pronunciadas pelos nativos, o que dá um panorama maior da realidade do inglês. Além disso, dependendo da localidade dos atores do elenco, o aluno poderá conhecer e explorar diferentes sotaques, como o americano e o britânico, por exemplo.

Para além do conhecimento sobre as pronúncias e os sotaques, assistir a séries em inglês permite que o aluno compreenda mais sobre o universo e as vivências dos nativos. Em situações informais, como as retratadas em séries no geral, principalmente naquelas de comédia que retratam o cotidiano dos personagens, é possível aprender novas expressões e gírias, as quais são muito importantes para expandir e melhorar o vocabulário e o repertório.  

Contudo, para aprender inglês com séries, é importante atentar-se a alguns pontos, não bastando simplesmente se sentar em frente à televisão e dar play no conteúdo esperando que somente isso irá fazer a pessoa sair falando inglês de maneira fluente. 

Portanto, para auxiliar seu filho nessa missão de aprender o inglês de uma maneira descontraída, confira as dicas que preparamos, as quais ele (a) deve se atentar:

1. Pense na temática da série antes de escolhê-la

Quando o objetivo é aprender um novo idioma, é mais viável que o estudante opte por uma série ambientada em um contexto que retrata o dia a dia. Nesse âmbito, opções classificadas como “sitcom” e as infanto-juvenis são boas recomendações, pois elas contam com um roteiro recheado de acontecimentos cotidianos, sendo consideradas as melhores séries para aprender inglês. 

2. Não assista dublado!

Embora possa ser mais fácil de entender o conteúdo dos episódios dublados, isso faz com que o espectador perca o contato com o idioma original (nesse caso, o inglês), o que atrapalha o aprendizado. Além disso, as dublagens costumam contar com adaptações de linguagem, fazendo com que haja uma perda de gírias e expressões próprias da língua inglesa. 

Por isso, ao iniciar uma série em inglês, o ideal é que se assista ao conteúdo com áudio original (em inglês) e legendas em português. Afinal, quando o assunto da série é compreendido, é mais viável que a dinâmica do idioma seja melhor interpretada, auxiliando no processo de aprendizagem.

3. Treine seu “speaking”

Chamamos de “speaking” a parte referente à conversação na língua inglesa. Então, para aprender o idioma, é imprescindível praticar os aspectos orais. Nesse âmbito, uma dica legal é tentar repetir algumas falas de cenas da série e gravá-las com sua própria voz, para, então, depois, ouvi-las e compará-las com as originais a fim de buscar chegar à pronúncia correta. 

4. Atente-se às expressões e gírias

Escute atentamente as expressões utilizadas pelas personagens das séries.

Ao assistir a séries com áudio e legenda originais, provavelmente o aluno irá se deparar com diversas gírias e expressões que, se tentar traduzir ao pé da letra, não farão sentido. O mesmo ocorre com o português. Então, a dica aqui é para buscar mais do que os significados literais, buscando entender o contexto em que as falas aparecem. Para isso, dicionários físicos ou on-lines como os de Oxford e de Cambridge são excelentes opções. Vale acrescentar que tentar inserir esses dialetos no cotidiano é parte essencial do aprendizado de uma nova língua.

5. Abandone as legendas em português

Conforme o aluno for evoluindo na compreensão da língua inglesa, o próximo passo é abandonar as legendas em português. O desafio de ler legendas em inglês é um ótimo estímulo para desenvolver uma associação do inglês escrito com o falado.

Caso o aluno esteja no início do seu contato com a língua inglesa, a dica é que ele assista os episódios com legendas em português para se familiarizar com a história. Depois, peça para seu filho rever o episódio, agora sem legendas em português. Dessa forma, ele fará relações com os termos que já ouviu, o que permitirá um bom exercício do idioma.

6. Treine seu “reading & writing”

Em inglês, os termos “reading” e “writing” referem-se à leitura e à escrita, respectivamente. Uma boa dica é começar a ler e escrever sobre os episódios da série em inglês que está assistindo, como se estivesse fazendo uma resenha/resumo. Dessa forma, será possível expandir o vocabulário e melhorar a gramática.

7. Assista à série sem legendas 

Por fim, quando a compreensão da série começar a ficar mais tranquila utilizando as legendas em inglês, é hora de abandoná-las, buscando sair da zona de conforto. Dessa forma, o idioma se tornará algo cada vez mais comum, sendo escutado e entendido com mais naturalidade.

Vale ressaltar que este representa o “último passo” na aprendizagem de inglês por meio de séries. Por isso, o aluno deve retirar as legendas de maneira gradual, conforme for sentindo que está mais adaptado à língua, respeitando seu próprio ritmo.

Você deve ter percebido que várias dicas incluem a repetição. Isso porque é cientificamente comprovado que repetir ações auxilia o cérebro a compreender e assimilar melhor o que vem sendo aprendido. Portanto, veja e reveja as séries escolhidas em inglês para um melhor resultado.

As melhores séries para aprender inglês

Estudar inglês assistindo séries é uma forma divertida de aprender!

Visando expandir o vocabulário e melhorar aspectos da fala, escuta, escrita e leitura daqueles que estão aprendendo um novo idioma, separamos a seguir as melhores séries para aprender inglês! Confira:

iCarly

iCarly é uma série de sucesso da Nickelodeon que conta a história de Carly Shay, Sam Puckett e Freddie Benson, três melhores amigos que resolvem criar um programa de comédia para a internet. Esse seriado é indicado para aprender inglês, pois retrata problemas cotidianos da rotina de adolescentes e também mostra as aventuras dos amigos e familiares dos personagens, sendo um programa leve e divertido, ideal para quem busca se familiarizar mais com o idioma.

Drake & Josh

Também da Nickelodeon, Drake & Josh é uma série que retrata o cotidiano de dois adolescentes completamente diferentes que passam a ter que conviver na mesma casa devido ao casamento de seus pais. As personalidades um tanto quanto distintas de Drake Parker e Josh Nichols dão um tom especial à série, proporcionando grandes confusões e aventuras. Dessa forma, por retratar o cotidiano de dois jovens de mundo iguais e diferentes ao mesmo tempo, o seriado se torna uma grande opção para quem está buscando aprender uma nova língua.

High School Musical

High School Musical é um musical da Disney voltado ao público infanto-juvenil que se passa em uma escola e trata de assuntos típicos como aceitação e superação, além dos romances e dramas dos jovens protagonistas. Tudo isso unido pela paixão pela música. Essa trilogia é indicada para quem está buscando aprender um novo idioma, pois trata de assuntos presentes na vida de todos, como a descoberta de novos talentos, paixões e afinidades, proporcionando uma visão de mundo compatível com os dias atuais.

Brilhante Victória

Brilhante Victória é uma série da Nickelodeon centrada na vida de sete estudantes de uma escola de artes em Hollywood, na Califórnia. A protagonista que dá nome ao seriado, Victoria Justice, é uma aspirante a atriz e cantora que, ao lado de seus amigos, vivencia muitas histórias e confusões. Para quem está em busca de aprimorar o inglês, essa é uma excelente indicação, afinal, a série retrata o dia a dia de estudantes e os dramas que cercam a adolescência.

Camp Rock

Camp Rock é um filme original da Disney Channel protagonizado por Jonas Brothers e Demi Lovato. A produção é centrada em Mitchie Torres, uma jovem musicista que almeja se tornar uma cantora profissional. Cercada de dramas e romances adolescentes, a trama une amor pela música, amizades e contratempos da juventude, sendo uma ótima opção para quem deseja aprender uma nova língua, afinal, elementos musicais auxiliam a compreensão da pronúncia de diferentes termos de uma maneira divertida.

Stranger Things

Protagonizada por crianças, a série de sucesso da Netflix aborda o desaparecimento de um menino e elementos um tanto quanto diferentes, envolvendo mistérios, dramas, forças sobrenaturais e uma garotinha com poderes especiais. Por retratar muito a união de amigos, familiares e policiais por uma mesma causa, somado a acontecimentos extraordinários, a série desperta diferentes emoções nos espectadores. Além disso, possibilita o acesso a temas não tão usuais no cotidiano, sendo uma opção interessante para quem busca aliar entretenimento e aprendizado.

Agora que você já sabe as melhores séries para aprender inglês, basta fazer aquela pipoquinha e dar play! E se você quer ainda mais desafio e contar com a ajuda de um time de profissionais capacitados para proporcionar a melhor aprendizagem de idiomas para o seu filho, encontre a unidade mais próxima da Red Balloon!

Quer saber mais? Clique aqui e conheça as propostas de ensino de inglês da Red Balloon!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!