Literatura infantil: 6 livros para aprender inglês

>

23 de dezembro, 2020

Os livros para aprender inglês são uma das principais ferramentas utilizadas pelas instituições e professores de idiomas, pois conseguem agrupar e exemplificar centenas de regras da língua para todos os estágios do aprendizado. Além disso, especialmente para os alunos menores, a literatura infantil em inglês possui obras grandiosas que proporcionam inúmeros benefícios para o ensino. E, para você, papai e mamãe que quer descobrir quais são esses livros para estudar em inglês com as crianças e como eles poderão lhe ajudar, a Red Balloon preparou um guia completo sobre o tema.

Sabemos que a leitura é fundamental para a formação de um cidadão consciente e intelectualmente bem desenvolvido, e por isso deve ser um hábito estimulado desde a infância. Assim, introduzir a literatura infantil em inglês também é um passo importante para impulsionar o aprendizado do novo idioma — no entanto, é preciso saber quais são os melhores livros para aprender inglês, a fim de aproveitar o máximo de benefícios à disposição.

Então, para você não errar na seleção das obras que incluirá no dia a dia do seu filhote, continue conosco neste manual para ficar por dentro do universo dos livros infantis em inglês.

A importância da literatura infantil

Responsável por nutrir o repertório cultural e fomentar a formação da criança, a literatura infantil é uma importante etapa pedagógica na vida dos pequenos.

A literatura infantil é responsável por concretizar a alfabetização e o letramento das crianças, além de ser uma das principais formas de proporcionar uma experiência cultural na primeira fase da vida. Dessa forma, o mundo dos livros cumpre a missão de apresentar tradicionais histórias que passam de geração em geração e ainda contribuir para a formação da identidade do indivíduo.

Em termos de metodologias pedagógicas, a leitura colaborativa, por exemplo, é uma alternativa eficaz de agregar mais benefícios aos processos de aprendizagem. Algumas dessas vantagens são uma melhor comunicação, uma interpretação textual mais eficaz e o maior rendimento dos conteúdos debatidos em sala ou durante o grupo de leitura.

Literatura infantil em inglês

Mas, quando falamos de livros para aprender inglês, o processo é ainda mais enriquecedor para o estudante do idioma estrangeiro. Afinal, a literatura infantil em inglês aumenta o vocabulário gradativamente, de acordo com o nível de entendimento do aluno. Ou seja, os diferentes livros infantis em inglês podem ser escolhidos levando em consideração as classes de palavras descobertas em cada estágio do curso.

Sendo assim, é possível encontrar edições específicas dos clássicos livros para aprender inglês com a contagem exata de novos termos acrescentados ao vocabulário — um recurso excelente para os alunos que estão ingressando em um novo módulo de ensino — e com a redação e a diagramação propícias para uma melhor compreensão da história e dos novos dialetos.

Livros para aprender inglês e cultura

Os livros infantis em inglês cumprem ainda o papel de contextualizar culturalmente o uso de frases e expressões naquele idioma. Isso porque uma única palavra pode ganhar diferentes significados a depender da situação na qual é utilizada. Logo, a habilidade de interpretação adquirida com a literatura em inglês viabiliza uma experiência de comunicação mais fluida e natural com os falantes nativos da língua.

Além disso, os melhores livros para ler inglês podem trazer importantes reflexões sociais, que ajudam a conhecer desde o modo de vida de diferentes regiões do mundo até os valores essenciais para viver em sociedade — como o respeito ao próximo, a empatia, a amizade e a importância do trabalho, por exemplo.

Os melhores livros para aprender inglês

Quando falamos em livros para estudar inglês, vale lembrar que existem duas possibilidades completamente distintas, porém complementares, que são as obras didáticas e as obras puramente literárias. Ambas oferecem conteúdos fundamentais para quem estuda um novo idioma, mas como saber qual é a melhor opção para impulsionar o aprendizado?

A verdade é que os dois tipos de livros para aprender inglês são indispensáveis e possuem funções diferentes, logo, não é interessante priorizar apenas um dos gêneros, mas sim incentivar o uso da literatura infantil em inglês em conjunto com a metodologia proposta pelos volumes didáticos. 

E, para que não haja confusão, abaixo lhe explicamos como cada um desses tipos de livros para estudar inglês podem ajudar:

A função dos livros didáticos de idioma

Essas publicações reúnem as principais regras e conceitos gramaticais que precisam ser ensinados para os alunos entenderem basicamente como funciona a língua. Dentre as explicações estão as normas de conjugação, a ordem das palavras numa construção frasal, as diferenças e os usos dos pronomes, as variações entre plural e singular, dentre muitos outros.

Além disso, as atividades e exercícios presentes nos livros são fundamentais para testar o aprendizado e verificar em quais áreas estão as maiores dificuldades do aluno, seja no listening, speaking, read ou writing — ouvir, falar, ler ou escrever, respectivamente. E, claro, todas as questões respondidas servem também como preparatório para os exames de proficiência e avaliações do módulo do curso.

A função dos livros literários em inglês

Por outro lado, a literatura infantil em inglês cumpre um papel de lazer e estudo simultaneamente, tornando o processo de aprendizado muito mais leve, dinâmico e produtivo. Eles podem ser recomendados e introduzidos dentro do plano de aula da escola de idioma, mas é ainda mais interessante quando a própria família faz sua seleção de livros para aprender inglês e ler em casa sem uma obrigação escolar.

Dessa forma, o contato com o idioma ganha um aspecto completamente diferente e facilita a adoção do vocabulário em atividades do dia a dia, como assistir a um filme sem dublagem ou legenda em português, ou mesmo usar o celular no idioma estrangeiro. São hábitos simples, porém que transformam a compreensão e interpretação da nova língua.

5 benefícios dos livros infantis em inglês

A literatura infantil em inglês proporciona uma introdução à vocabulários e expressões de forma lúdica e didática para as crianças.

É bem comum que a ideia dos livros para ler em inglês possa parecer um pouco ousada e inacessível para as crianças que ainda estão se adaptando a leitura no seu idioma materno enquanto conhecem as regras e o vocabulário de uma segunda língua. Entretanto, essa técnica pode apresentar diversos benefícios que realmente tornam o aprendizado muito mais fluido.

Então, para que não restem mais dúvidas, elencamos cinco características particulares da literatura infantil que se tornam grandes benefícios na hora de usar os livros para aprender inglês com as crianças. Dá uma olhada:

1. Vocabulários simples

A literatura infantil em inglês não é rebuscada e nem agrega palavras e termos técnicos de difícil compreensão, o que já simplifica o entendimento da narrativa. Além disso, o vocabulário empregado — embora seja básico — é essencial para uma comunicação clara e efetiva no idioma, trazendo expressões extremamente utilizadas no dia a dia.

2. Contextualização das expressões

E, para que a criança aprenda a usar corretamente essas expressões, é preciso abordá-las dentro de um contexto prático de conversação — o que muitas vezes fica limitado nas propostas dos livros didáticos, por exemplo. Logo, os diálogos e descrições da literatura infantil em inglês contextualizam muito melhor o uso dessas sentenças.

3. Singularidades da comunicação

Os exemplos de comunicação aprendidos no material didático é muito formal, o que pode deixar a fala do aluno um pouco mecânica e robotizada. Assim, os livros para aprender inglês de forma mais natural e coloquial devem trazer essas singularidades comunicativas, como a escolha de uma palavra em detrimento de outra do mesmo significado somente para tornar a conversa mais informal ou mesmo o uso de gírias e abreviações, por exemplo.

4. Figuras ilustrativas

Os especialistas no ensino de idiomas alertam para a importância de evitar as traduções enquanto se estuda uma nova língua. Com os livros para aprender inglês infantis o uso de ilustrações elimina essa necessidade de consultar um tradutor ou dicionário, já que a própria figura revela os acontecimentos da história.

5. Reflexões sociais

Centenas de lições de vida que aprendemos ao longo dos anos são representadas na literatura infantil em inglês — especialmente as histórias e contos que são passados de geração em geração. Portanto, essas obras carregam reflexões sociais muito importantes para a garotada que está descobrindo como funciona o mundo a sua volta. 

6 livros para aprender inglês

Mas afinal, quais são os melhores livros para aprender inglês e aproveitar todas essas vantagens que impulsionam o ensino do idioma para os pequenos? Bom, existem milhares de clássicos infantis que contribuem para o aprendizado. No entanto, trouxemos seis deles que são eleitos obrigatórios de se ter na estante e valem a pena ler em família para curtir as histórias. Veja!

1. The Story of Ferdinand

The Story of Ferdinand, de Munro Leaf, nos apresenta um touro sossegado que gosta de aproveitar os seus dias cheirando as flores, até que acidentalmente acaba sendo escolhido para participar de uma tourada. Esta obra da literatura infantil em inglês possui até uma adaptação para os cinemas. Então, vale a pena ler com as crianças — tanto que estejam no nível básico quanto avançado da língua — e depois assistir as aventuras de Ferdinando direto na telinha.

2. Little Master Shakespeare: Romeo & Juliet

Little Master Shakespeare Romeo & Juliet, de Jennifer Adams, é uma adaptação do clássico Romeu e Julieta em versão para a criançada ler e entender de forma fácil a história do romance dramático. Este é um dos melhores livros para aprender inglês, pois possui um vocabulário amplo e acessível, sendo ideal para os alunos que já possuem o mínimo de conhecimento na língua americana.

3. Peter Pan

De J. M. Barrie, Peter Pan é a popular história do garoto que não queria crescer e foi morar na “Terra do Nunca” junto de alguns meninos perdidos. Além das expressões típicas do dialeto inglês, o clássico traz diversos ensinamentos sobre a amizade, a família e a importância de crescer — mesmo que a infância seja uma das melhores fases da vida.

4. The Voyages of Doctor Dolittle

De Hugh Lofting, The Voyages of Doctor Dolittle é um daqueles livros para aprender inglês e aguçar a imaginação das crianças ao retratar um médico veterinário com o poder de conversar com animais. Na história, o doutor precisará aprender a lidar com o seu dom e ajudar os bichinhos que recorrem até ele para resolverem seus problemas — que na verdade são verdadeiros dilemas de gente grande. E, se o seu pequeno compreende o nível intermediário do inglês, essa obra é para vocês.

5. Alice in Wonderland

Alice in Wonderland, de Lewis Carroll, também é uma história popular entre a criançada e nos conta as peripécias de Alice — que sem querer cai na toca do Coelho Branco e com a ajuda das criaturas habitantes daquela terra fantástica precisa dar um jeito de voltar para casa. O livro tem uma linguagem simples e divertida que encanta os pequenos com suas descrições e narrações do universo encantado, sendo uma ótima opção para quem já conhece o idioma.

6. Goodnight Moon

De Margaret Wise Brown, Goodnight Moon é recomendado para as crianças da primeira infância e do nível iniciante. Aqui a história é mais descritiva, citando vários objetos, animais e pessoas para uma despedida de boa noite. Ou seja, este é um dos livros para aprender inglês e fazer os pequenos relaxarem antes de cair no sono.

Anotou todas as dicas de livros para aprender inglês? Agora é só separar um horário para unir as crianças na sala e lerem juntos, pelo menos por alguns minutinhos, todos os dias. Afinal, a ideia é que a literatura infantil em inglês seja não apenas um impulso no ensino do idioma, mas também um incentivo para a leitura e uma alternativa para aproveitar um tempo de qualidade ao lado dos seus filhotes. Então, aproveite!

E, é claro que a Red Balloon será sempre a incentivadora número 1 do uso dos livros infantis em inglês no ensino do idioma. Para saber mais sobre nossas metodologias e abordagens específicas em cada fase do aprendizado de crianças e jovens entre 3 e 17 anos, acesse nosso site oficial e agende uma visita até a nossa unidade mais próxima!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!