Estratégias de leitura em inglês

>

13 de janeiro, 2021

Conhecer as estratégias de leitura em inglês é essencial para avançar no aprendizado e conquistar a fluência com mais rapidez e eficácia. No entanto, para quem ainda não tem prática ou não é adepto ao hábito de ler, essa metodologia pode exigir alguns truques para que o ensino da língua inglesa se torne mais fácil tanto para você quanto para os seus pequenos. Pensando em tudo isso, a Red Balloon fez questão de preparar um compilado de dicas e estratégias de leitura em inglês para você caprichar na prática do idioma com a garotada.

Antes de mais nada, é importante destacar que para quem está começando, o vocabulário limitado e o pouco conhecimento das expressões e regras gramaticais podem dificultar o processo de leitura em inglês — especialmente quando falamos de livros e obras maiores. Porém, a quantidade de benefícios aproveitados com essa prática valem o esforço para adotar o hábito de ler em uma nova língua.

E, para descobrir quais são esses benefícios e entender como usar as estratégias de leitura em inglês para alcançar a proficiência, continue a leitura e aproveite as dicas de especialistas no ensino do idioma!

Os benefícios da prática da leitura em inglês

É comum alunos iniciantes acreditarem que é necessário ter conhecimento avançado para conseguir compreender textos e histórias em outro idioma. Mas, a verdade é que começando a praticar desde os primeiros módulos do curso, as estratégias de leitura em inglês podem proporcionar inúmeros benefícios. 

Fora o lazer e os ensinamentos que a literatura oferece, quem se arrisca a ler em uma língua não-nativa pode ter uma nova experiência de aprendizado, com vantagens únicas. Abaixo listamos algumas delas que, com certeza, vão lhe motivar a ler em um dialeto estrangeiro. Dá uma olhada:

Aumenta o vocabulário em inglês

Um requisito obrigatório para se tornar um falante e se comunicar com os nativos do inglês é ter um vocabulário rico em palavras e expressões idiomáticas, desde as mais formais até gírias e termos coloquiais. E, por meio da leitura é possível ter esse contato direto com novas sentenças e significados, além de expandir o seu glossário em inglês em diferentes contextos e áreas.

Contribui com o Writing e Speaking

É óbvio dizer que as estratégias de leitura em inglês contribuem para o read, que é o campo da leitura em inglês, mas essa metodologia também fortalece o Writing e o Speaking— a escrita e a fala na língua inglesa. Isso porque o cérebro pode assimilar o padrão das estruturas frasais e as normas de ortografia e gramática para empregá-las quando for formar suas próprias frases faladas e escritas.

Promove contato com outra cultura

Qualquer obra, escrita seja qual for o idioma, carrega muito da cultura do seu país de origem e dos hábitos comportamentais dos seus habitantes. Os livros, principalmente — mas sem excluir as notícias, revistas etc —, são responsáveis por reunir narrativas e descrições que fazem o leitor experimentar uma pequena viagem para um novo destino e assim conhecer os costumes, a cultura e a linguagem do local.

Melhora a interpretação e raciocínio em inglês

As estratégias de leitura em inglês são uma ótima técnica para fazer o aluno começar a pensar em inglês. Isto é, quando exposto a um diálogo ou qualquer situação no outro idioma, o estudante não precisa fazer a tradução mental das sentenças para entender o que lhe foi dito. Ou seja, a interpretação se torna praticamente automática e a resposta para o interlocutor passa a ser dada de forma imediata.

Estimula a confiança com o novo idioma

Se o aluno compreende bem, escreve bem e consegue formular frases com agilidade, a tendência é que ele se sinta ainda mais seguro em praticar a nova língua. E, ter segurança e autonomia é extremamente importante para o falante de um dialeto estrangeiro, pois nervosismo e medo prejudicam drasticamente a pronúncia e a comunicação com os nativos.

Como começar a ler em inglês?

Para uma boa leitura em inglês, é sempre importante alinhar o conteúdo do livro com seu nível de conhecimento.

Para começar a ler em inglês, o ideal é dar preferência para edições de livros específicos para o seu nível de conhecimento. Dessa forma, para leitores iniciantes, a obra conterá frases menos complexas, expressões de fácil compreensão e palavras novas que simplifiquem a memorização em inglês.

Dito isso, é muito importante ressaltar que seguir estratégias de leitura em inglês não significa dominar o sentido exato de cada palavra escrita em um texto, mas sim entender o contexto da história e saber distinguir os assuntos abordados pelos parágrafos. Portanto, ao final da leitura o leitor deve ter uma síntese do que foi lido, sem precisar dar uma definição ao pé da letra para as palavras novas — ainda que seja importante tê-la em mente.

Como começar a praticar a leitura?

Já para os alunos que não possuem o hábito de ler, o primeiro passo é criar uma frequência de leitura com livros do idioma nativo. E, estabelecer uma meta de páginas por dia, escolher obras do seu gênero favorito e começar com histórias simples e populares são dicas valiosas para inserir a leitura no seu dia a dia de maneira leve e nada cansativa.

Após conquistar um ritmo satisfatório de leitura — que deve seguir exatamente o seu próprio tempo, sem comparativos com o ritmo de outros leitores —, as estratégias de leitura em inglês podem começar então a serem incluídas à sua rotina com livros de contos, notícias, letras de músicas e até mesmo com receitas de lanches que levam o inglês para cozinha.

Por quais livros começar a ler inglês?

Como mencionamos, existe uma série de livros com versões adaptadas para estudantes de inglês, que podem ser escolhidos de acordo com o nível de conhecimento do aluno. Contudo, alguns gêneros — como o infanto-juvenil — podem apresentar uma linguagem mais simples e ainda assim rica em cultura e referências sobre o modo de se comunicar e se relacionar no país em que foi publicado originalmente.

Logo, os livros da literatura infantil em inglês são sugestões que se adequam a todos as faixas etárias, podem ser compreendidos em diferentes estágios de aprendizado e trazem todos os benefícios que qualquer outra leitura pode trazer — além de serem acessíveis e reunirem histórias que agradam aos mais diversos gostos.

Principais estratégias de leitura em inglês

Atualmente, duas estratégias de leitura em inglês se destacam por evidenciar maior eficácia na identificação e compreensão do conteúdo lido. Essas duas metodologias são chamadas de skimming e scanning, e são aplicadas em diferentes situações de acordo com objetivo final do leitor. 

Para entender melhor sobre a prática de cada uma, confira as definições a seguir:

Skimming

As estratégias de leitura em inglês com o skimming consistem em encontrar o assunto principal de um texto e então classificar o que cada capítulo e parágrafo trata dentro do mesmo assunto. Partindo desta resolução, o leitor deverá compreender o significado das expressões, dos cognatos, da estrutura gramatical e de outros aspectos da língua que ajudam a contextualizar o uso de uma determinada sentença.

Scanning

Por outro lado, o scanning é utilizado nas estratégias de leitura em inglês para encontrar informações isoladas, identificando palavras-chave e, por fim, decifrando o ponto exato na qual a informação deseja está registrada. Essa metodologia costuma ser empregada em textos breves que possuem um objetivo imediato, como encontrar a resposta de uma questão dentro de um artigo ou interpretar testes de proficiência.

8 dicas para melhorar a leitura em inglês

A literatura infantojuvenil é uma boa porta de entrada para a prática da leitura em inglês.

Defina o objetivo da leitura

Após entender como funcionam as principais estratégias de leitura em inglês, você deve estar se perguntando como fazer para colocá-las em prática e aproveitar todas as vantagens que essas metodologias oferecem, acertamos? Se a resposta é sim, fique tranquilo (a), pois preparamos para você oito dicas para ajudar quem quer dar um up nas suas leituras em um novo idioma. Veja:

É muito importante saber o que lhe motiva a ler o livro escolhido, seja por entretenimento, seja para estudar para uma avaliação ou unicamente para expandir o vocabulário. Ter isso bem definido torna o processo de leitura mais prazeroso e facilita o leitor a alcançar sua meta diária de páginas — e ainda mantém o tédio bem longe da sua poltrona de leitura.

Escolha a melhor estratégia

Depois de saber o porquê você quer ler aquela obra, escolha uma das estratégias de leitura em inglês que auxilie no seu objetivo. Para os que leem apenas por entretenimento, por exemplo, o skimming é a técnica ideal para curtir cada trecho da história, já os que possuem objetivos mais complexos — como estudar sobre um assunto específico —, combinar skimming e scanning pode ser a tática certa.

Adote o hábito de ler

Nem a melhor das estratégias de leitura em inglês poderá funcionar se não houver frequência na leitura. Portanto, adote dias e horários fixos para pegar o livro e cumprir a meta da semana, e também experimente grupos de leitura colaborativa, clubes do livro e outras comunidades que incentivem o leitor a finalizar a obra.

Identifique keywords no texto

Como você pôde conferir ao longo deste guia, uma das técnicas utilizadas pelas estratégias de leitura em inglês é identificar keywords — ou simplesmente palavras-chave — do livro e seguí-las para encontrar os seus pontos de interesse no livro. Essa é uma forma de otimizar o tempo e alcançar o objetivo com o livro de maneira mais ágil.

Observe a tipografia do conteúdo

A tipografia do livro diz muito sobre o seu conteúdo, por isso é útil observar elementos, como a estrutura e disposição do próprio texto, as imagens, as ilustrações e os elementos visuais, assim como tabelas, gráficos e notas de rodapé e referências bibliográficas. A partir disso, o leitor pode encontrar inúmeras informações novas sobre a obra lida.

Faça resumos do que leu

Fazendo resumos o leitor pode fazer uma avaliação mais profunda sobre a eficácia das estratégias de leitura em inglês e reconhecer as questões que ainda lhe causam dificuldade. Para isso, o resumo deve ser feito também na língua inglesa e conter observações particulares sobre a sua experiência com a obra.

Não tenha pressa em ler

Não importa quanto tempo demore, o importante é concluir a leitura alcançado o seu objetivo e progredindo na compreensão do idioma. Portanto, siga seu próprio ritmo, mantendo a frequência de leitura estabelecida, mas sem pressa ler inúmeros títulos de uma vez — lembre-se que o que importa é a qualidade e não quantidade de leituras.

Leia quantas vezes for necessário

Reler também é importante para a eficácia das estratégias de leitura em inglês, logo, não tenha receio em reler um parágrafo, um capítulo ou até mesmo o livro inteiro se sentir que poderia ter aprendido mais com aquele conteúdo. Uma dica, inclusive, é reler obras lidas há muito tempo para relembrar conceitos e significados que podem ter sido esquecidos.

Agora que você entendeu como usar as estratégias de leitura em inglês para impulsionar o aprendizado do idioma, é só separar os livros prediletos dos seus pequenos — que sejam compatíveis com o nível de conhecimento — e viajar com as histórias escolhidas.

E, não deixe de contar com a Red Balloon para descobrir as metodologias de ensino perfeitas para alavancar o idioma americano da garotada e ver os seus filhos dominando todas as estratégias de leitura em inglês. Acesse o site e confira os programas disponíveis para alunos dos 3 aos 17 anos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!