Descubra como usar jogos para aprender inglês

>

21 de abril, 2021

Aprender inglês pode ser muito divertido! Além de livros, músicas, filmes e séries, há jogos para aprender inglês de forma lúdica e complementar tudo o que você aprende em cursos e na escola.

A verdade é que jogos de tabuleiro, de cartas, de computador e até mesmo de consoles variados e modernos podem auxiliar bastante no aprendizado de inglês. E, certamente, aprender com uma atividade prazerosa, que também nos ajuda a ter momentos de lazer, torna tudo mais fácil e prático. 

Quer saber mais sobre como usar jogos para aprender inglês? Para isso, continue a leitura deste artigo e confira, ainda, exemplos de jogos para começar a ampliar seus conhecimentos da língua inglesa hoje mesmo.

Como um jogo pode auxiliar no aprendizado de inglês?

Os desafios e as recompensas envolvidos nos games ajudam a manter os jogadores motivados a continuarem jogando e evoluindo nas missões e tarefas. E, ainda, podem servir de estímulo adicional para que se domine o vocabulário em inglês apresentado como forma para ter sucesso nos desafios trazidos pelo game.

Recursos como menus, manuais de instruções, diálogos, orientações gerais, dicas ou, mesmo, comunicação com outros jogadores em games multiplayer também contribuem para potencializar ainda mais o poder de se usar jogos para aprender inglês.

No caso dos jogos online, especialmente, há também comunidades, grupos e fóruns compostos por jogadores de todo o mundo e que têm comumente o inglês como o idioma principal para as interações, compartilhamento de dicas, etc. 

Outras categorias, como jogos de perguntas e respostas, por exemplo, podem ser uma ótima alternativa para praticar a conversação. Já um jogo de videogame, com menus e diálogos em inglês, pode contribuir com a compreensão auditiva e com a ampliação do vocabulário. Ainda, um jogo de tabuleiro pode ajudar a trabalhar a leitura e interpretação de texto. Viu as formas divertidas de usar jogos para aprender inglês?

Simples e eficazes, os jogos também são aliados para aumentar o interesse pelo idioma. Afinal, eles fornecem oportunidades lúdicas e imersivas de aprendizado sem nem mesmo percebermos que estamos aprendendo – tudo ocorre de forma fluida, natural e contextualizada. 

Assim, os jogos podem ser instrumentos valiosos para a aprendizagem de um segundo idioma. Eles definem os significados das palavras em termos de ações, imagens e no contexto, tornando o aprendizado mais relevante e significativo. 

Eles fornecem oportunidades de interagir utilizando o idioma nas mais variadas situações, sejam elas mais realistas ou fantasiosas, mobilizando também a curiosidade e criatividade dos jogadores no uso do inglês.

Para potencializar o aprendizado usando games, você pode:

  • Escolher jogos que se adaptem ao seu nível de proficiência e às suas preferências pessoais;
  • Colocar menus e diálogos em inglês;
  • Acionar legendas na língua inglesa;
  • Jogar com amigos, criando uma motivação extra para jogar em inglês com regularidade;
  • Anotar expressões e palavras que aprendeu durante a partida;
  • Aproveitar para treinar o listening nas situações de diálogos, tendo atenção à pronúncia, uso de expressões idiomáticas, gírias e contextos de uso;
  • Se o seu nível é mais avançado, experimente novos jogos narrativos e de RPG, que contam com maior quantidade de diálogos e instruções.

Conheça também nossas dicas de brincadeiras para aprender inglês, neste infográfico!

Jogos para aprender inglês: conheça alguns exemplos

No caso dos videogames, optar por jogos de aventura, ricos em diálogos, são ótimas oportunidades para desenvolver o idioma!

A verdade é que é possível aprender inglês com a maioria dos jogos. Desde a clássica cruzadinha, passando por jogos de cartas e eletrônicos, todos oferecem algum nível de oportunidade de praticar uma ou mais habilidades na língua inglesa.

Se você está em busca de dicas para começar já a utilizar jogos para aprender inglês, confira a seleção que trazemos a seguir, com jogos de tabuleiro, cartas, para PC, smartphone e consoles variados. Mas antes de mais nada, para todas as nossas recomendações de jogos de videogames, para adolescentes menores de 17 anos, sempre é necessário verificar com o adulto responsável a compatibilidade da classificação indicativa!

1. Dixit

Dixit é um jogo de tabuleiro que contribui para se exercitar a oralidade. Nele, você terá de dar dicas para que os outros participantes adivinhem qual foi a palavra sorteada. Esse jogo pode parecer um pouco difícil no começo, mas vai ficando mais fácil ao passo que você vai praticando-o e se divertindo com os amigos.

Neste jogo, cada jogador recebe seis cartas com ilustrações diferentes, e a cada rodada uma pessoa é a narradora. Essa narradora, então, seleciona uma carta e, sem dizer o que tem nela, narra algo, faz uma mímica, resume uma ideia em uma frase – ou seja, faz algo para que os outros selecionem suas cartas que se parecem com a descrição feita.

Todos tem de colocar as cartas viradas para baixo no centro. O narrador, então, embaralha as cartas e logo após vira todas elas para cima. Então, é a vez dos jogadores apontarem para a carta que acham ser a do narrador.

Se todos os jogadores acertarem a carta do narrador do jogo, ou caso ela não receba nenhum voto, ele não pontua – logo, não anda no tabuleiro. Os outros jogadores pontuarão caso acertem a carta do narrador e/ou tenham sua carta votada pelos demais.

Entre os jogos para aprender inglês, o Dixit envolve a comunicação oral e, ainda, é uma ótima opção para treinar o raciocínio lógico em inglês e a ampliação de seu repertório com novos grupos de palavras nesse idioma.

2. Draw Something

Há jogos para aprender inglês também usando o smartphone. O Draw Something, por exemplo, está disponível para Android e iOS, combinando palavras e desenhos.

Sua dinâmica é semelhante a de outros games: um jogador recebe a palavra do sistema, aleatoriamente, e terá de desenhá-la para que os demais jogadores adivinhem qual é a tal palavra. Assim, tanto para compreender o que precisará desenhar quanto para fazer os palpites, será necessário utilizar um vocabulário flexível em inglês. 

3. Rise of the Tomb Raider 

Outra opção de jogo eletrônico de aventura, esse está disponível para Xbox One, Xbox 360 e PS4.

Ele é indicado nessa relação de jogos para aprender inglês por apresentar grande quantidade de diálogos, que ajudarão a ampliar e fixar vocabulário enquanto se vivencia aventuras e cumpre missões com a protagonista Lara Croft. O jogo ainda proporciona curiosidades históricas, brincando com uma narrativa entre fato e ficção.

4. Rewordable

Outra opção entre os jogos para aprender inglês. Esse é um game de cartas, que é ótimo para aperfeiçoar o spelling. Ele é formado por 120 cartas com letras únicas ou combinações de letras. 

O desafio é soletrar palavras com as cartas que se tem em mãos podendo, para isso, também “roubar” cartas de outros jogadores. 

5. Feel the Music

Essa é uma das opções de jogos para aprender inglês disponíveis para PC. Com ele, podemos preencher lacunas em um amplo repertório de músicas em inglês. Assim, você pode identificar suas bandas, cantores e canções favoritas ou, mesmo, explorar novos gêneros, e treinar seu listening e fixar vocabulário.

6. Life is Strange

Trata-se de um jogo de videogame de aventura que tem uma narrativa incrível, um gráfico bastante elogiado e é bastante dramático. Life is Strange foi lançado em 2015 e está disponível nas plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC e Mobile.

A narrativa do jogo é a responsável por ajudar no aprendizado da língua inglesa. A vida da personagem Maxine é controlada pelo jogador, o que o faz ter contato com textos escritos e orais. Durante as missões, você precisa conversar com personagens sobre assuntos variados.

Por ser um jogo de escolhas narrativas, você precisa entender o que está fazendo para conseguir seguir. Dessa maneira, essa é uma excelente oportunidade para aprender o vocabulário trazido pelo game. O contexto indica os significados do que se está lendo ou ouvindo, contribuindo para um melhor entendimento, mesmo quando não se está familiarizado com todas as palavras apresentadas.

7. Where in the World is Carmen Sandiego?

Esse é um game mais antigo, porém clássico, disponível em diferentes formatos e plataformas. Ele oferece uma ótima oportunidade para aprender inglês, ampliando vocabulário, e, ainda de se descobrir mais a respeito de geografia e história – mas tudo de forma interativa e divertida. 

8. Games da série Sherlock Holmes

Ainda tem dúvidas sobre como usar jogos para aprender inglês? “Elementar, meu caro Watson…”. Saiba que aprender enquanto desvenda enigmas e mistérios pode ser fácil e estimulante!

Os games da série Sherlock Holmes – como Crimes & Punishments e The Devil’s Daughter -, por exemplo, trazem uma boa forma de aperfeiçoar seus conhecimentos na língua inglesa. Afinal, para realizar as investigações, será preciso atenção às dicas, diálogos e instruções em inglês. 

Extra: por que games digitais de RPG são ótimos jogos para aprender inglês?

Entre os muitos gêneros de games, os jogos de RPG – Role-Playing Game – são especialmente úteis para aprender inglês porque fornecem uma história cativante e uma experiência de jogo motivadora, combinadas a uma grande quantidade de entrada de palavras em inglês na forma de diálogo.

Basicamente, RPGs são histórias interativas nas quais são fornecidos os elementos do enredo básico – muitas vezes, baseados em gêneros fantásticos ou heroicos – e os jogadores moldam a narrativa por meio de suas ações no contexto do jogo. 

Além disso, a evolução e o sucesso no jogo requerem a compreensão do texto encontrado ao longo do game em questão. Com isso, além de aumentar e fixar vocabulário, há, ainda, a oportunidade de vê-lo aplicado contextualmente, o que é fundamental para a compreensão de seu uso, na prática.

Alguns exemplos de jogos para aprender inglês do tipo RPG, incluem:

  • Chrono Trigger;
  • Diablo;
  • World of Warcraft;
  • Ragnarok Online;
  • Final Fantasy;
  • Breath of Fire.

E então, o que achou da ideia de usar jogos para aprender inglês? Quais os seus preferidos? Você tem alguma outra dica de game interessante para aperfeiçoar o aprendizado da língua inglesa? Deixe sua mensagem nos comentários e, se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando os artigos da Red Balloon

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!