Interpretação de texto em inglês

>

Ensinar seu filho a interpretar o mundo e a vida de modo geral é extremamente importante para o desenvolvimento do pequeno, já que o conhecimento é a maior riqueza que pode ser deixada como herança. E assim como os conteúdos escritos em português, a interpretação de texto em inglês é essencial para que a criança viva em um mundo globalizado sem ter problemas de comunicação — e ainda mantenha as portas abertas para o futuro.

Quer ajudar seu filho a interpretar textos em inglês, mas não sabe como fazer isso em casa? Não se preocupe, pois hoje trouxemos um guia com diversas dicas eficazes que auxiliarão os menores a lerem, escreverem e argumentarem no idioma estrangeiro, e assim colherem todos os benefícios que um material em outro dialeto podem trazer. Vamos lá?

Interpretação de texto em inglês: 8 dicas práticas

Como vimos acima, a importância e a necessidade de saber interpretar textos em inglês — assim como em seu idioma nativo — desde a infância, agregará muito tanto na vida pessoal quanto profissional. Porém, o que muitas pessoas não sabem é como começar as leituras e escritas com os pequenos, principalmente utilizando uma abordagem diferente do que está acostumada. 

Por isso, a Red Balloon — escola de excelência quando o assunto é ensinar inglês para crianças e jovens utilizando uma metodologia lúdica e exclusiva —, trouxe este manual com dicas que farão a diferença na rotina acadêmica do seu filho e de toda família. Então, anote tudo e adicione à rotina do pequeno:

Deixe o dicionário de lado

Mesmo que o seu filhote esteja iniciando na língua inglesa, uma maneira de começar a interpretar os textos fugindo de técnicas maçantes é deixar o dicionário para depois. 

Ao ler uma história somente com as palavras que ele tenha conhecimento, aos poucos o cérebro assimilará o conteúdo e o menor enxergará o sentido e contexto do livro. Posteriormente, pegue o dicionário e busque as palavras que a criança desconheça e peça que anote cada uma delas — a princípio, ela pode escrever essas informações em português mesmo, mas caso esteja passando de nível intermediário para avançado, dê a tarefa já no idioma estrangeiro.

Selecione livros de acordo com nível de proficiência

Não adianta iniciar com leituras em temáticas complicadas ou que tenham uma gramática difícil de realizar a interpretação de texto inglês. Afinal, com muita resistência logo no começo, é possível que o menor desista de continuar a história, já que não conseguirá manter o raciocínio ou prestar atenção.

Assim como ensinamos o português com histórias em quadrinhos — e depois passamos para books com ilustrações, para só mais tarde apostar em enredos maiores e mais difíceis de serem compreendidos —, na língua americana o processo deve ocorrer da mesma maneira. 

E aqui vai uma dica: caso não ache em livrarias, na internet você encontra diversos acervos no idioma inglês que estejam de acordo com a faixa etária e nível de proficiência do pequeno.

Tenha muita paciência

Sei que gostamos de ver nossos filhos evoluírem constantemente, porém, cada um possui um ritmo. Por isso, tenha bastante paciência no aprendizado do pequeno e estimule os estudos e a interpretação de textos em inglês diariamente. 

É possível fazer isso contando pequenas histórias e conversando de uma maneira que não fique monótona ou cheia de exigências inadequadas para a idade da criança. Afinal, entenda que elas devem ser estimuladas e nunca cobradas incorretamente, ok?

Faça perguntas sobre o que foi lido

Uma ótima maneira de saber se o seu filho está interpretando direitinho um texto em inglês é fazer perguntas também nesse idioma e ver o que ele responde sobre a história. Mesmo que o pequeno fale algumas palavras de forma errada, corrija-o com carinho e parabenize caso tenha entendido o enredo e o sentido do livro. 

A parte de fala e escrita podem ser aprimoradas conforme as aulas na escola de idiomas. Já a interpretação — assim como hábitos de rotina e leitura —, devem ser incentivados em casa para que a família e a instituição de ensino possam trabalhar em parceria, sempre em prol do desenvolvimento do menor.

Estimule a contação de história sobre o que foi lido

Além de ser muito divertido, você perceberá — igualmente a partir das perguntas que sugerimos na dica acima — se o seu filho teve entendimento sobre as frases que foram ditas ou lidas. É comum que crianças com menos de 7 anos acrescentem alguns detalhes nas histórias, mas isso faz parte da personalidade, da imaginação e da idade — que têm comportamentos mais lúdicos. 

Por isso, caso o pequeno invente um outro enredo com base no primeiro — ou seja, no que foi lido —, não retifique-o de forma brusca e incentive-o para que possa falar a história correta sem perder a segurança em se comunicar na língua inglesa.

Façam as tarefas gramaticais juntos

Acompanhar a vida escolar do seu filho é uma excelente maneira de ajudá-lo a interpretar textos em inglês. Isso porque você pode fazer ligações entre um momento e outro. Ou seja, caso vejam uma frase que no livro dele estava no tempo verbal “presente”, relembrar, passar para o passado e explicar os advérbios usados — para que assim sua compreensão na língua aumente — é uma forma de fazê-lo evoluir e ao poucos se interessar por books mais complexos, ao mesmo tempo que não deixa de estudar.

Peça para ele fazer um resumo

Caso você tenha filhos maiores — principalmente na adolescência —, é possível pedir para que ao invés de lhe contar a história, ele escreva um resumo ou anote os momentos que mais gostou do livro. Além disso incentivar a interpretação de texto em inglês, seu filho ainda pratica a parte gramatical.

A importância da interpretação de texto em inglês na infância

Muito da compreensão do que é a existência pode vir do interesse pela leitura — que deve começar na infância —, pois assim, além da garotada ter contato com mais livros, têm acesso a materiais culturais que as engrandecem em todas as áreas.

Como atualmente é necessário criar filhos que estejam preparados para o mundo, discernir e ler as informações que são passadas é importante principalmente em relação aos estudos, já que os vestibulares possuem muitas questões com esse fim, inclusive escritos na língua inglesa. 

No âmbito profissional, a interpretação de texto tanto no idioma materno quanto americano terá impacto nas oportunidades de carreira, nas conversas executivas e nas reuniões de trabalhos. Ou seja, o tema que será abordado neste guia é mais do que relevante.

E para saber interpretar um artigo é preciso expandir a gramática e os advérbios, além de ter um vocabulário amplo. Afinal, um simples prefixo pode transformar a frase em um momento passado ou futuro, e são esses pequenos detalhes que darão sentido a área intelectual e dinâmica em que seu filhote está. 

Em resumo, para os pequenos compreenderem o que estão lendo, é preciso estudo e uma ajuda dos pais, pois as vantagens disso a longo prazo são inúmeras para que seu filhote se torne um adulto mais sábio.

Segundo especialistas da área de comunicação, um dos maiores erros dos profissionais atuais é não saberem interpretar textos — já que isso faz com que em um ambiente corporativo ou durante o período escolar, as pessoas cometam deslizes que poderiam ter sido evitados apenas verificando o sentido correto de uma frase. E como aqui estamos falando da interpretação de texto em inglês, ao ter este hábito o seu filho sairá na frente duas vezes, já que os benefícios intelectuais se estenderão, além de novas descobertas gramaticais e culturais que virão por saber um segundo idioma.

Um dos principais motivos de inserir um novo dialeto da maneira certa na infância, é por conta do cérebro estar mais aberto para o aprendizado e ser moldado facilmente — além, é claro, do fato de ser nesta fase que se tem uma recordação melhor dos conteúdos ensinados. Aqui vale frisar também que a prática de interpretar, conversar, ler e escrever na língua americana deve se estender até a adolescência, para que o que foi aprendido não seja esquecido, ok?

Ou seja, ajudar um filho a interpretar textos em inglês faz com que ele compreenda um segundo idioma em sua totalidade — e não somente de maneira parcial, como vemos muitas vezes em escolas que não incentivam a participação dos pais na rotina de estudos dos filhos. Afinal, apesar de todo suporte para escrita e leitura dado em sala, conversar e ver diferentes frases utilizadas em situações diferentes fica por conta dos que sabem melhor da rotina do filhote.

E o melhor é que com isso, os responsáveis também podem treinar o dialeto americano e quem sabe voltar a utilizá-lo mais vezes em seu ambiente de trabalho e viagens internacionais, gostou da ideia?

Interpretação de textos em inglês na Red Balloon

Muitas instituições dão aulas de idiomas às crianças de maneira maçante, fazendo com que elas até assimilem algumas informações, porém acabem desistindo do curso — ou, ao chegarem em casa, não queiram praticar a interpretação de texto em inglês e nem fazer as tarefas. Portanto, escolher uma escola como a Red Balloon — que investe no seu filho e ensina de maneira divertida e adaptada para cada idade —, é essencial para que seu investimento não seja desperdiçado.

Além de aulas teóricas, a Red Balloon conta com diversos métodos lúdicos para aprimorar o conhecimento do seu pequeno nessa nova língua, incluindo aulas de teatro, de música, de culinária e muitas outras atividades diferentes, eficazes e garantidas por grandes pedagogos. 

Além disso, contamos com um time acadêmico que faz uma seleção criteriosa de leituras, de acordo com o nível de cada fase. Assim, garantimos que todos os alunos estão em contato com leituras valiosas, adequadas porém desafiadoras!

E para saber sobre os valores, os profissionais e a infraestrutura desta rede renomada de ensino de inglês, marque seu horário com um dos consultores da Red Balloon. Têm sempre uma unidade pertinho de você!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Siga nosso instagram!